VOCÊ CONHECE O HAIKAI?

HAIKAI, Haiku ou Haicai => é uma forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade.

Haikai no Brasil

.O primeiro autor do Haikai no Brasil foi Guilherme de Almeida, que o dotou de estrutura métrica rígida, de rimas e título. No esquema proposto por ele, o primeiro verso, rima com o terceiro e o segundo verso possui uma rima interna (a 2ª sílaba rima com a 7ª sílaba).

. Outra corrente do haikai brasileiro é a tradicionalista. Promovida inicialmente por imigrantes ou descendentes de imigrantes japoneses:

Haikai seria um poema escrito em linguagem simples, sem rima, com três versos que somam dezessete sílabas poéticas (cinco sílabas no primeiro verso, sete no segundo e cinco no terceiro). Além disso, o haikai tradicional deve conter sempre uma referência à estação do ano, expressa por uma palavra (o chamado kigo = palavra de estação).

. E a terceira forma de haikai no Brasil, a mais interessante, onde não há necessidade da métrica nem de referência à estação do ano em que o poema foi composto.

Em resumo, nós também podemos nos aventurar a escrever haikais:

É um poema de três versos, linguagem simples, sem título, sem rima, sem determinado número de sílabas, valorizando a concisão e objetividade e sem a obrigatoriedade de referir-se a qualquer estação do ano...

Hummm! Assim, fica mais fácil...

Vejamos um exemplo:

vento de inverno:

o gato de olho vazado

procura seu dono

(Edson Kenji Iura)

uma pétala caída

que torna a seu ramo

ah! É uma borboleta!

(Afrânio Peixoto)

Agora o meu:

primavera florida...

pêssego carnudo dentado

um bicho? Que nojo!!

(Lourdes Ramos)

Tente também compor seu HAIKAI: descontrai e diverte... Invente!!