"Haiga" (="desenho de haikai") é o nome que se dá, em japonês, à imagem que ilustra um haikai; normalmente é uma pintura.
Trata-se, pois, da união, da composição de uma imagem com um haikai.

Quem faz a haiga pode ser o próprio poeta (o haijin, ou seja, o escritor de haicais), ou outra pessoa qualquer. Ela, porém, tem sempre a finalidade de complementar a ideia exposta no haicai. Não é o ponto de partida de um haikai. É seu complemento.
Pede, em geral, um desenho simples, com traços singelos.

A haiga (pronuncia-se haigá) tradicionalmente é feita com o mesmo pincel com que o artista escreve os três versos do poema, em cores e tons semelhantes, para preservar a harmonia do haikai.

Um dos primeiros a fazer esse tipo de arte foi Bashō, o maior de todos os haijins, embora não tenha sido ele o criador da haiga.

 

No Japão a prática de fazer uma imagem para ilustrar versos não existe só no haikai; ela está em todas as outras formas de poesia.

 

 



 


Rosa Clement define-a assim:

" Haiga e haiku são palavras de origem japonesa que andam sempre juntas e pertencem ao vocabulário dos escritores de haiku, ou haicai em português.
Em sua definição mais simples e tradicional, haiga é uma pintura genuinamente japonesa, complementada por um haicai e uma caligrafia (caracteres em japonês, em geral omitidos em haigas ocidentais)

HAI significa poema e GA, pintura. Segundo os estudiosos, a haiga tem uma origem obscura mas há registros de que, no século XVII, já era usada para decorar painéis, álbuns, telas e leques. Por sua vez, o haicai é um poema de apenas três versos, com um curto número de sílabas (5 - 7 - 5) e que remete o leitor a cenas da natureza. Acompanhado de uma pintura ou desenho gráfico, no entanto, o haicai pode mostrar mais claramente a instantaneidade do momento, suas sensações e suas essências.
Com o advento do computador, a haiga se modernizou e hoje pode incluir arte digital ou fotografia, mas sempre fazendo par com um haicai
."



MINHAS HAIGAS:
http://recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=2565&categoria=T1





Pesquisa:

Wikipédia
Grupo Caqui

www.catatau.wordpress.com   



 

KATHLEEN LESSA
Enviado por KATHLEEN LESSA em 29/10/2008
Reeditado em 02/07/2015
Código do texto: T1253696
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.