Cordel, Cantoria, Embolada e Repente

PARTE I

O cordel é um estilo de texto literário de forma única (dentro de cada modalidade) que tem as suas regras. Se o poeta foge das regras, logo deixa de ser cordel. Exemplo: se o bardo começa a compor em sextilha o texto precisa ser em sextilha do começo ao fim assim como em outras modalidades do estilo.

Principais modalidades:

Sextilha: seis versos escritos heptassílabos ou rendilha maior (como é mais conhecido) . As rimas são feitas em ABCBDB (principal modo de se compor em sextilha) que seria o modo clássico, porém há outras variações, como: ABABAB ou AABCCB.

Setilha: O chamado sete pés é composto de sete versos heptassílabos ou redondilha maior (como é mais conhecido) . As rimas são feitas em ABCBDB (principal modo de se compor em sextilha. As rimas são feitas em ABCBDDB.

Décima: é feita com dez versos heptassílabos ou rendilha maior (como é mais conhecido). Esse estilo pode ou não ser feito em cima de um mote. O que seria o mote? O assunto. Geralmente os dois últimos versos que se repetem em cada estrofe. A glosa é todo o restante da estrofe, tirando o mote. As rimas são feitas em: ABBAACCDDC.

Martelo agalopado: são décimas feitas com versos decassílabos no ritmo 3,6,10 podendo ter ou não um mote. As rimas são feitas em> ABBAACCDDC.

Galope à beira mar: é uma décima feita com dez versos hendecassílabos. Seu ritmo é rápido, como se fosse um galope mesmo. As rimas são feitas em: ABBAACCDDC no ritmo 2,5,8,11.

PARTE II

A cantoria ou repente é o estilo literário do cordel cantado com viola ou rebeca. A cantoria pode ser um cordel decorado, porém o repente é feito na hora pelos repentistas. Eles, por ser de improviso, podem pecar quanto algumas regras do cordel de bancada.

Já a embolada é o mesmo cordel cantado com o acompanhamento do pandeiro. É um estilo mais rápido do que a cantoria em si, mas segue basicamente os mesmos padrões de regra. Na embolada também há improviso.

O improviso ou repente, tanto na cantoria quanto na embolada, serve para diversão ou até mesmo articulação social pública numa disputa entre dois cantadores, para ver qual tem maior habilidade para desenvolver o tema sugerido com maior eficácia dentro das normas estabelecidas.

Cairo Pereira
Enviado por Cairo Pereira em 15/05/2018
Reeditado em 15/05/2018
Código do texto: T6337138
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.