TANKA 01
Em noite de amor -
Debaixo fino lençol
sugere uma sopa.
Perto da colina existe
um aconchego e fulgor.
★Marthamaria Moreira★
10/09/24
TANKA "grupo Zen"
Para que nossos poemas sejam bem estruturados, peço um minuto de atenção para a leitura do básico sobre essa modalidade:
.
“O Tanca é uma das formas mais antigas de expressão na poesia japonesa, que a princípio, se chamava waka, com registros escritos pelo menos desde o ano 785 d. C.
.
Tem um parentesco estreito com o haicai, mas a despeito deste que é “objetivo”, colhendo de fora do homem, do mundo natural, seus motivos poéticos, o tanca se aproxima da nossa poesia lírica, “subjetiva”, intimamente ligada ao seu autor, tratando de emoções, beleza e sentimentos.
.
- Quanto à forma, o tanca é escrito em cinco linhas, divididas em duas estrofes, uma com três versos e a seguinte em dois, em um padrão de 5-7-5 / 7-7 sílabas métricas.
.
- Quanto ao conteúdo: ele é subjetivo, como já foi dito e permite a utilização de figuras de linguagem – como a metáfora, por exemplo –, o que não convém no haicai.
- Quanto ao encadeamento – sim, porque o poema não é um bloco único, linear, mas composto por dois conjuntos distintos de poesia que se complementam –, este deve ser sutil, sem relação de causalidade entre o terceto e dístico; sem qualquer explicação recíproca. Deve-se ligar imagens ou enunciados que permitam ao leitor interpretá-los conforme sua sensibilidade e cognição. Em poucas palavras: não existe ligação direta entre o terceto e o dístico.
.
Enfim, é uma forma de poesia com maior liberdade de expressão e que se aproxima muito da maneira de compor poesia no Ocidente.
.
Seguem dois excelentes exemplos dessa modalidade:
.
Você ainda não tocou
esta carne macia,
este sangue latejante –
Pobre homem que vive
de doutrinar caminhos
..... Sra. Akiko Yosano ((1878-1942)
.
E este, encadeado entre Hidekazu Masuda (1911-2008), nosso mestre Goga, e Teruko Oda, nossa maior mestra de haicai:
Um outono quente:
gente anda sem paletó
na rua ou no ônibus
.....H. Masuda Goga
O tráfego escoa lento
entre flores de paineira
.....Teruko Oda”
.
"Grupo zen"