TANKAS... Ao Meu Amor ♡V♡

 

Sutil jasmim

envolve minha pele -

noite de inverno

 

Adormeço, sentindo

você silenciar em mim...

***

Água tépida

teu aroma de amor

deságua em mim...

 

Mística sintonia

apaixonado Tanka!

***

Tarde de inverno

no reflexo do teu olhar -

silente pincel

 

Pausa em meus lábios

teus aguados sobretons...

♡V♡

***

 

“Tanka (tan-kah "pequena canção")

 

“O Tanca é uma das formas mais antigas de expressão na poesia japonesa, que a princípio, se chamava waka, com registros escritos pelo menos desde o ano 785 d. C.

Resumidamente, a tanca, o tanca ou a(o) tanka é uma das formas clássicas da poética japonesa. A outra é o haicai. Formalmente, o tanca se caracteriza pela estrutura 5-7-5-7-7 sílabas (31 sílabas ao total), contra as 5-7-5 sílabas do haicai.

Tem um parentesco estreito com o haicai, mas a despeito deste que é “objetivo”, colhendo de fora do homem, do mundo natural, seus motivos poéticos, o tanca se aproxima da nossa poesia lírica, “subjetiva”, intimamente ligada ao seu autor, tratando de emoções, beleza e sentimentos.

- Quanto à forma, o tanca é escrito em cinco linhas, divididas em duas estrofes, uma com três versos e a seguinte em dois, em um padrão de 5-7-5 / 7-7 sílabas métricas.

- Quanto ao conteúdo: ele é subjetivo, como já foi dito e permite a utilização de figuras de linguagem – como a metáfora, por exemplo –, o que não convém no haicai.

podendo se valer de kigo em uma de suas estrofes ou não (...)."

 

https://www.kakinet.com/caqui/tanca.shtml#:~:text=Resumidamente%2C%20a%20tanca%2C%20o%20tanca,7%2D5%20s%C3%ADlabas%20do%20haicai.