Tanka de Domingo {En+Pt}

Tanka {En}

sun-liberating sound tanka

in concave purity

the surface is liquid-like

on ancient tableware

summer sun in dust-lit light

lives for the imperfect distress

@mafalda.carmona 2024.06.23

This tanka is inspired by the tradition of Masaoka Shiki, a pivotal figure in modern Japanese poetry. Shiki revolutionized the haiku and tanka forms by emphasizing observation and beauty in the surrounding context, whether quotidian or natural, connected to the changing seasons. The title complements the poem, reflecting a contemporary interpretation of the tanka form in the 21st century and my personal view and feelings about this passionate form of art in poetry, which fascinates me in an overwhelming manner.

What feelings or images does this tanka evoke for you? Share your thoughts in the comments!

#Tanka #Haiku #Poetry #JapanesePoetry #MasaokaShiki #ModernTanka #21stCenturyPoetry #PoetryCommunity #PoetsOfInstagram #NaturePoetry #SeasonalPoetry #MinimalistPoetry #LiteraryArt #PoetryLovers #InstaPoetry #WritingCommunity #ContemporaryPoetry #Sunlight #DustLit #Tableware #PoetryOfObservation

Tanka {Pt}

sol que vem libertar a alma

na pureza côncava

é líquida a superfície

de antiga baixela

poeira em luz de verão

vive em tónica imperfeita

@mafalda.carmona 23.06.2024

Este tanka é inspirado na tradição de Masaoka Shiki, uma figura central na poesia japonesa moderna. No final do século XIX, Shiki revolucionou as formas do haiku e do tanka ao enfatizar a observação e a beleza da natureza e do quotidiano simples e imediato. Na sua curta vida, e em função da doença e limitação física, permaneceu muito tempo no seu pequeno quarto, de onde tinha vista para um minúsculo jardim. Dos 26.000 haikus que escreveu, a maioria retratou o imediato contexto físico e também as visitas que amigos, sua irmã e sua mãe faziam. Neste tanka, o título complementa o poema, refletindo uma interpretação contemporânea deste formato, que me apaixonou após uma certa estranheza inicial pela sua forma minimalista e sucinta. Espero que gostem deste tanka, como ele pode existir no século XXI, numa interpretação que tem muito potencial para o praticante poder ver o mundo com o enfoque dos mestres da antiguidade, numa luz renovada.

Não sei se partilham deste encantamento pelo tanka, nem quais sentimentos ou imagens este, e no geral, os tankas vos proporcionam. Compartilhem as vossas impressões e pensamentos nos comentários, serão muito bem-vindos.

Viva a poesia, e viva a dinamização de todos os formatos, da aldravia ao tanka, do haiku ao villanete, do soneto ao verso livre, das ecfrases à prosa poética!

Feliz domingo, o primeiro deste verão!

#Tanka #Haiku #Poesia #PoesiaJaponesa #MasaokaShiki #TankaModerno #PoesiaSéculo21 #ComunidadePoética #PoetasDoInstagram #PoesiaNatureza #PoesiaEstacional #PoesiaMinimalista #ArteLiterária #AmantesDaPoesia #InstaPoesia #ComunidadeDeEscritores #PoesiaContemporânea #LuzDoSol #LuzDePoeira #LouçaAntiga #PoesiaDeObservação

Mafalda Carmona
Enviado por Mafalda Carmona em 23/06/2024
Código do texto: T8091775
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.