14º TANKA
Deixa-te guiar
Pela Vontade Divina
Olha a Natureza
Percebe e espelha-te Nela
E modifica a tua vida
Jeronimo Madureira
11/11/2009.
*Inspirado no Ensinamento “Conheça a Vontade Divina”, de Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial (Livro Alicerce do Paraíso).
* Literalmente tanka significa "poema curto" (tan - curto, breve; e ka - poema ou música) e é formado por 31 sílabas (versos de 5 - 7 - 5 - 7 - 7 sílabas respectivamente). Sua origem está no waka, termo genérico para designar a poesia aristocrática (também de 31 sílabas).
A mais antiga coletânea dessa modalidade de poesia do Japão foi compilada no século 8 (743-759). Trata-se da "Man'Yoo Shuu", coletânea composta de 20 volumes, 4.516 poemas, escritos por mais de 400 praticantes, do imperador ao simples camponês. A família imperial realiza ainda hoje, no início do ano, uma reunião cerimoniosa em que o imperador, a imperatriz, os príncipes e as princesas apresentam seus tankas. Chama-se "Shin-nen-uta gyotai" ou "uta gyokai - hajime". O povo participa enviando seus tankas feitos a partir do tema previamente anunciado pelo imperador.
Para ilustrar a importância do tanka na história do Japão, lembremos que o Hino Nacional, o "Kimigayo", é um poema tanka: "Kimiga yo wa (5)/ chiyoni tachiyoni (7)/ sazareishino (5)/ iwa o to narite (7)/ koke no musumade (7)".
A versão do Consulado Geral do Japão (*) é a seguinte: "Que sejam vossos dez mil anos de reinado feliz / governai, meu senhor, até que os que agora são seixos / transformem-se, unidos, pelas idades, em rochedos poderosos / cujos lanços veneráveis o musgo cobre".
(Fonte: Guia da Cultura Japonesa)
J á vou praticar,
E desde agora me espelhar
R eceber todo benefício
O bem que ela tem a oferecer
N ela tudo se encontra
I rradia Deus e sua presença
M ostra a linda aliança
O pleno caminho da confiança.
COM CARINHO E SAUDADE ANGELICA GOUVEA.
Interação enviada por ANGELICA GOUVEA em 12/11/2009 10:39
(Muito obrigado, querida poetisa Angélica!)