7950-POEMA-CANÇÃO - DIA DO PAU-BRASIL - Letra por Silvia Araújo Motta
7950-POEMA-CANÇÃO - DIA DO PAU-BRASIL
-
Poema-canção nº 7950
Letra: Sílvia Araújo Motta/BH/MG
Música e Vídeo: Dido Oliveira/RJ
Designer: Lúcia de Fátima Silva/RN
Projeto CAPPAZ: Joyce Lima Krischke/SC
-
Um sonho nacional realizado
valorizado desde sua origem,
no miolo de tom avermelhado
tem cor de brasa e amor na mensagem.
-
Dia do Pau-Brasil, três de maio... Viva!
Que o nosso coração não permita a extinção
desta árvore nativa, esperança e ação:
é mão na mão, dessa gente aguerrida.
-
Justa troca em amigável harmonia,
unindo mãos no Projeto bem capaz,
vamos plantando com amor, pois somos
os cidadãos, em busca só de Paz.
-
Dia do Pau-Brasil, três de maio... Viva!
Que o nosso coração não permita a extinção
desta árvore nativa, esperança e ação:
é mão na mão, dessa gente aguerrida.
-
Belo Horizonte, Minas Gerais, 3 de maio de 2022.
https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/8055726
-
Este texto não substitui o publicado no DOU de 12.12.1978
Fonte:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6607.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%206.607%2C%20DE%207,Brasil%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncia%20.
------------------------------------------------//-----------------------------------------------
PAU-BRASIL: NOVA NOMENCLATURA CIENTÍFICA
A árvore-símbolo do Brasil ganhou uma nova denominação. Artigo publicado pela revista científica PhytoKeys – acessada no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – utilizou sequências de DNA para analisar as relações entre o pau-brasil e 205 outras plantas tropicais com genética semelhante. O resultado foi que o pau-brasil é uma espécie única e, dessa forma, deve pertencer a um gênero distinto.
Intitulada “A new generic system for the pantropical Caesalpinia group (Leguminosae)” a pesquisa teve condução de autores de diversas localidades, incluindo o pesquisador brasileiro Luciano Paganucci de Queiroz, da Universidade Estadual de Feira de Santana. Devido à relevância da espécie, os cientistas batizaram o gênero de Pau Brasília, versão latina do próprio nome da planta. Antes, o pau-brasil pertencia ao gênero Caesalpinia, que engloba as outras espécies envolvidas no estudo comparativo. O nome científico do pau-brasil muda, então, de Caesalpinia enchinata para Pau Brasília enchinata.
Os pesquisadores esperam que a identificação do novo gênero atraia atenção para a atual situação das florestas litorâneas brasileiras. De acordo com informações do artigo, "menos de 7% da Mata Atlântica no Brasil permanecem intactos e, durante trabalhos de campo recentes, foram testemunhadas evidências de tráfico ilegal de pau-brasil".
O estudo completo pode ser acessado pela comunidade acadêmica brasileira gratuitamente. Para isso, basta buscar uma instituição de ensino ou pesquisa participante do Portal de Periódicos da Capes. O título PhytoKeys pode ser localizado na opção. Buscar periódico. A revista científica publica conteúdos revisados por pares e visa disseminar artigos que contribuam com pesquisas e intercâmbio de informações direcionadas a taxonomia, filogenia, biogeografia e evolução de plantas.
Fonte: Portal Periódicos CAPES, Jornal O Globo
Categorias: Notícias
-//-
https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/8055726