O SONHO DO "seu" LUIZ !

O SONHO DO "seu" BORCK !

Quando ouvi falar no Borck era um outro Brasil, tempos do FHC salvo engano, ou de "outro doido" que inspirou esse "Messias" infernal. Havia centenas de jornais literários "rodando" pelo país inteiro, dezenas de Concursos e várias "coletâneas" de escritores tido como amadores. Dentro tantos lançamentos, o gaúcho Luiz Henrique Borck criou um "nicho" só seu... idealizou uma coletânea "particular", em que os autores nela entravam "a convite" (ou por sugestão) do nome maior, este com destaque e metade do espaço na futura obra.

Juro que sonhei em ser um dos editados pelo BORCK -- que (h)enriquece, trocadilhos à parte, o universo cultural de sua cidade há uns 40 ANOS -- porém desisti em pouco tempo. Os autores de Belém & adjacências eram quase todos "escritores de gaveta", nem seus filhos e agregados conheciam sua produção. Contudo, me ficou para sempre na lembrança sua coletânea tão atrativa: "Fulano de Tal & SEUS AMIGOS" !

Borck não descansou sobre os louros dos antigos feitos e, além de criar "no peito e na raça" Livraria, vem agora com um Jornal literário, claro... não podia ser de outra forma ! Certamente abrirá espaços para a garotada local, assim iniciamos todos nós. A tarefa mais difícil será encontrar jovens que ESCREVAM... a juventude atual só quer saber de música e videogame ! Infelizmente, jornal (principalmente literário) é "coisa de velho", rapazes só consultam o resultado de jogos e os crimes da noite anterior. (Afinal, MULHER lê jornal ?! Nunca vi !)

Espero que São Luiz Gonzaga seja diferente, nesse ponto... as Prefeituras todas -- não importa o Estado -- estão mais preocupadas com asfalto, futebol e Carnaval, pouca coisa além disso. Conseguir Prefeito ou vereadores que APOIEM oficialmente um Jornal literário -- com espaços nele para as EPs locais e seus eventos CULTURAIS -- só por milagre... em geral causando espanto nacional. Ouso comentar que SUBSIDIAR o jornal do Borck "não é favor", é retribuição ao MUITO que já fez pela Cidade. Aqui, a 3 MIL KMs, só ouvi falar em S. Luiz Gonzaga graças ao seu empenho e talento.

Não custa tanto assim, não custa muito para a vereança "reservar" uma cota da verba pública "de gabinete" para APOIAR o Jornal, afinal se ficar "só nas costas" do Editor não resistirá por muito tempo. "O JORNALZINHO" (*1) está aí para REVELAR o talento dos (futuros) literatos de S. Luiz Gonzaga, servindo ainda COMO EXEMPLO para as cidades próximas. Dele podem constar concursos literários oriundos das escolas municipais ou surgidos na SEMEC local. A publicação terá futuro garantido se não fôr vista como mera "aventura" do Editor mas, sim, como produto necessário e do interesse do cidadão deste belo Município.

Torço para que os vereadores reconheçam a importância desse veículo para a Cultura de São Luiz Gonzaga. Parabéns, BORCK, que O JORNALZINHO tenha longa vida ! Com um abraço deste fã e amigo,

"NATO" AZEVEDO (em 12/fev. 2023, 17hs)

**************

O SONHO DO "são" LUIZ !

I

Tem de tudo em nossa terra...

diversões de qualidade

e um folclore que encerra

o melhor desta Cidade.

I I

Tem canções e muita dança,

o ano todo é "carnaval"

alegrando as crianças...

só faltava um Jornal !

I I I

Hoje, sai "O JORNALZINHO"

feito com todo o carinho,

deixa o povo bem feliz

I V

pois ninguém há de esquecer

o que fez engrandecer

esta bela São Luiz !

"NATO" AZEVEDO

(12/fev. 2023, 15hs)

****************

****************

EM TEMPO: (*1) como o Jornal

já tem 1 NOME, muda-se a 3ª

estrofe, para acrescentá-lo:

I I I

"O SÃO-LUIZENSE" saiu

e a cidade toda viu,

deixando o povo feliz