Confiteor

" (...) as coisas que vemos têm uma natureza, não a que nós queremos, mas a que calhou a cada uma (...)"

GÓRGIAS, "Elogio de Helena", 414 a. C.

Numa oura d'hamartia, palente, elude

A "phronesis" em écbase ou no sima

Do entimema luctíssono, a umbria opima.

Vasta o canto do cisne. Amaritude.

Intensando a dubiez, embruma... Amiúde

Hipostasia-se o "prosopon" e ultima,

Sestra, a diafaneidade. Lada acima,

A um alvor inascível. Talha a incude (1).

"Non sequitur" (2). Na ousia, o negror consueto

Profliga-se neotérico. Mas cedo

Sobresteja p'ra um núpero (3) libreto

Aclasto. Um talambor cercano e ledo

Assesta a libitina do obsoleto (4),

"Dei gratia" (5) - na anacruse de um rubedo.

(1) "(...) nothing in the whole world is meaningless, and suffering least of all."

WILDE, Oscar "De Profundis", 1905

(2) "Tudo tem uma explicação natural. A lua não é uma deusa, mas um grande globo de rocha e o sol não é um deus mas um imenso mundo em fogo."

Anaxágoras (500 - 428 a.C.)

(3) "Sócrates — São dores de parto, meu caro Teeteto. Não estás vazio; algo em tua alma deseja vir à luz."

PLATÃO, "Teeteto", 369 a.C.

(4) "Suffering has been stronger than all other teaching, and has taught me to understand (...). I have been bent and broken, but - I hope - into a better shape.”

DICKENS, Charles "Great Expectations", 1860

(5) 1 Coríntios 15:10

Rute Iria
Enviado por Rute Iria em 20/09/2022
Reeditado em 21/09/2022
Código do texto: T7610458
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