SEM BECO... NEM SAÍDA !

ADENDO AO POEMA - quem tem boa memória há de recordar que a desmoralização (?!) da Política começou com o "Lulismo", que escancarou o "toma lá, dá cá" e expoz no "Mensalão" todo o cinismo e a falta de caráter que "cerca" a função (ou profissão), na qual o oportunismo de ações e atitudes é a única regra, R. Jefferson e o "Centrão" que o digam. Nem sequer evangélicos fogem da tal "regra", para espanto dos ingênuos e sensatos.

São de estarrecer os depoimentos pelos jornais (de ontem, 9/nov.) de 2 ou 3 Partidos que "disputam" a cabeça à prêmio do pior mandatário em 4 séculos de Capitanias e República. A "vantagem" em ter "um doido" presidindo o tal Partido (?!) é que os demais "doidos que o admiram e aplaudem" irão "engordar" a sigla que o receber. Nem oportunistas profissionais como Getúlio Vargas e Carlos Lacerda seriam "tão realistas" ! E o discurso do "ogro das rachadinhas" é o mesmo do "Sapo Barbudo", transmitido por "correios" aos interesseiros de plantão:

-- "Temos que nos entender para que todos SEJAM ATENDIDOS. Política É ISSO ! (...) todos temos que crescer, não pode ficar para trás. Se temos um grupo, temos que ficar unidos".

E o "autor fictício" dessas frases aceita até "ser atropelado" pelo novo filiado, como este sempre fez nos 5 ou 6 Partidos antes desse. Só uma pergunta: se era tão RUIM para os anteriores, como poderá ser BOM agora ? Triste é ver o Supremo/STF "cambaleando" mais uma vez entre seu DEVER e os casuísmos de ocasião, temeroso de novo embate contra o Congresso e esse "Executivo", que vem "executando" nossa Democracia & Futuro desde que "Deus o capacitou" para o cargo.

Sinceramente, penso que mais 4 ANOS "desta praga" é caso para SUICÍDIO coletivo. Quando Lula foi eleito em 2002 muita gente gente saiu do Brasil... agora nem isso é mais possível, ninguém nos quer ! Vinte anos depois, querem o Luís Inácio "de volta"... com um povo desses "haja paciência" ! (NATOAZEVEDO)

SEM BECO... NEM SAÍDA !

I

É tanta falcatrua, roubalheira,

que empobrece até a Nação mais rica...

vê-se assim a situação brasileira:

"pior do que está, por certo fica" !

I I

Pra tal incompetência, grossa asneira,

nenhuma reação as modifica

e, se a tudo, "levar na brincadeira",

está claro que o povo "se trumbica" !

I I I

Porque quer tal Governo outro mandato ?!

Porque frente à ruína e aos maus fatos

a gente não quer ver ou faz "que esquece" ?

I V

Com "políticos" como esses que temos,

com tudo o que passamos e que vemos...

tens, Brasil, o Destino que mereces !

"NATO" AZEVEDO

(10/nov. 2021, 2hs)

OBS: são de Castro Alves (em 1865) estes

versos críticos: "E vós cruzais os braços...

Covardia! / E murmurais com fera hipocrisia:

/ -- É preciso esperar... / Esperar? Mas o quê?"

(etc) Retrato exato do atual Congresso !