7070-TEMA: SOLIDÃO[8] - NA POESIA ENCONTRO RIMA - Sonetilho Octossílabo -Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
7070-TEMA: SOLIDÃO[8] - NA POESIA ENCONTRO RIMA
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Sonetilho Octossílabo Nº 7070
*Com OITO sons fortes, na 3ª, 6ª e 8ª sílabas, oxítonas, acentuadas ou não; rimas: ABAB, ABAB, CDC, EDE. Resumo no 14º verso.
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil.
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Solidão faz pulsar saudade;
sensação de tristeza e pranto,
avenida interior invade,
liberdade no meu Recanto.
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Não pretendo sentir vaidade...
Na existência feliz, meu santo
é bem forte; tem minha idade:
_É por isso que danço e canto.
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Eu espanto a dor; tiro um tom;
toco meu violão, aceito
novidade qualquer no som.
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Ponho meu astral mais acima
e semeio amor-perfeito;
na Poesia encontro rima.
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Belo Horizonte, MG, 04 de fevereiro de 2020.
https://www.recantodasletras.com.br/sonetos/6857949
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1892-SAUDADES DO REVEILLON-
Soneto OCTOSSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro
na 3ª, 6ª e 8ª (OITAVA) sílabas. Rimado ABAB,ABAB,CDC,CEC.
Por Sílvia Araújo Motta
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Trinta e um de dezembro, viva!(A)
Meia noite traz nova vida. (B)
Tratos feitos, conversa ativa, (C)
no Ano Novo? Já fui traída! (B)
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A rival dançou bem altiva, (A)
Sorridente...Não vi saída! (B)
Ir embora, porque motiva (A)
triste pranto vê dor caída! (B)
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Despedida! Foguetes? Não! (C)
Gota d´água apagou a luz! (D)
Desamor passou: contramão... (C)
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Serpentinas no meu cordão! (C)
Triste samba dancei com outro: (E)
Novo amor me inspirou canção. (C)
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Belo Horizonte, sexta-feira, 25 de julho de 2008.
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VOCÊ SABIA?
1-Na métrica espanhola, o octossílabo é o que denominamos de “heptassílabo” na poesia de língua portuguesa. Todo poeta sabe disso .
2- Antes de Alberto da Cunha Melo, poeta o quarteto octossilábico em verso branco não é conhecido ou é um fenômeno tão raro quanto o aparecimento de um verdadeiro poeta. Pois não é difícil fazer verso. Difícil é “fazer” poesia.
3-Alberto da Cunha Melo operou uma revolução na poesia brasileira do século XX, em relação ao quarteto octossilábico, tão importante quanto a utilização do decassílabo branco no século XVIII por Basílio da Gama, ao escrever o Uraguai.
4- Os versos (octossílabos/heptassílabos) foram muito usados pelos trovadores galego-portugueses, sobretudo nas Cantigas de Amor, segundo esquema rimático , com rima cruzada, organizadas em seis quadras.
5- Com alguma frequência, o ritmo binário aparece relacionado com o recurso ao TRANSPORTE, chamado de cavalgamento ou “enjambement” que “alonga” os versos.
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1957- BEIJOS: RETALHOS DE SAUDADES
Acróstico-octossílabo Nº 1957
Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil.
R-Releio o livro do passado
E-E vejo nele minha estrada
T-Toda florida na estação...
A-Ao ver o inverno mal amado,
L-Livre do ciúme, em cruz pesada...
H-Hoje no outono, em liberdade...
O-Os beijos dados no verão
S-São meus retalhos de saudade.
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D-De quatro em quatro meses cada
E-Estação nasce renovada!
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S-Sementes novas vão brotar
A-A cada dia irão formar
U-União perfeita e paz completa...
D-Darão bons frutos proibidos
A-À minh´Alma Gêmea Poeta...
D-Descrevo a bela paixão:
E-Esquecer beijos, quem há-de?
S-Somam retalhos de saudades.
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Belo Horizonte, 26 de julho de 2008.