SONETO - A esperteza e a tradição - 02.07.2019 (PRL)
 

SONETO – A esperteza e a tradição – 02.07.2019 (PRL)
 
 
 
A opulência aniquila a tradição,
Com suas garras em pura ilusão,
A solapar até nossa quadrilha,
Que no momento vai atrás doutra trilha...
 
A antiga dança virou exibição,
Tal pompa exposta em escola de samba,
A festa se trasmuda em ambição,
Que nos ilude assim como muamba.
 
O caipira agora ficou nobre,
Em ficção deixa essa história de pobre,
Vai esquecendo também do seu declínio...
 
A fantasia em luxúria e fascínio,
Faz vibrar a plateia tal riqueza,
Que alcança ao rico, o poder e a vileza.

Fonte: INTERNET - Caso haja direito autoral retiraremos a foto.

 
SilvaGusmão
 
Nota: A emissora Globo detém o monopólio da transmissão dos jogos da Seleção Brasileira; do Campeonato  Nacional de Futebol (séries mais avançadas); do Desfile das Escolas de Samba; do Drama da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém e agora do São João do Norte e Nordeste (Festival de Quadrilhas da empresa). Claro que lhe custa dinheiro, todavia o retorno deve ser gigantesco, porquanto no caso daqui de Pernambuco, por exemplo, as prefeituras municipais devem participar financeiramente desse negócio/evento. Podem até faltar recursos para a saúde, todavia para as festas, de jeito nenhum.

No ano em curso a vencedora com muito brilho foi a “São João”, das belas terras do Piauí, de povo bom e trabalhador.

COMENTÁRIOS


18/07/2019 11:07 - Joselita Alves Lins

Pois é, poeta... Nesse período junino falei sobre isso com minhas filhas e genro. Achava tão lindo quando os festejos de São João eram de festa matuta... Quando as quadrilhas eram formadas por meninas lindamente vestidas com tecidos de chita, tranças e laços de fita... Os meninos com camisa xadrez, calça remendada e chapéu de palha. Hoje virou uma palhaçada, ta parecendo carnaval. As matutas se transformaram nas baianas do maracatu; os vestidos delas têm mais brilho que as fantasias das escolas de samba do Rio de Janeiro , os meninos vestidos com roupas de gaúcho; o forró todo estilizado... NADA A VER COM A FESTA DO SÃO JOÃO NORDESTINO!!!! Estão acabando com a tradição. Só falta, que Deus nos livre, acabarem com a canjica, a pamonha, o pé-de-moleque, o Souza Leão, a tapioca... E trocar os balões e bandeirolas por confetes e serpentinas. Aff!! Tenha um bom dia, mestre!!

Grato Zelita, meu abraço.
 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 08/07/2019
Reeditado em 18/07/2019
Código do texto: T6691051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.