Deficiente olhar

Partir, por que só me abraças em sonho?

Não vês o fardo que sou a este mundo?

E a ti, por que inda sou tão infecundo?

A vez, quero abraçar-te; assim eu sonho.

Sentir, por que só falas lá no fundo?

Não vês o quão precisas ser risonho?

sem ti, não há vazão ao que componho.

A vez, por que me abraças tão profundo?

Ouvir, por que me ouves e se cala?

Não vês o quão dolente é minha medida?

Nasci calado, sem direito à vida...

Agir, por que não ages noutra escala?

Não vês que humano sou em desmedida?

Morri deficiente e sem guarida.

Jean Marcell Gomes Albino

Academia de Letras de Bangu - RJ

soneto motivacional às ações acadêmicas voluntárias à associação Ação Cristã Vicente Moretti, associação civil fundada em vinte e quatro de junho de mil novecentos e sessenta e um (24/06/1961) de caráter cientifico, filosófico, religioso, beneficente, educacional, cultural, de assistência à saúde, de promoção social, filantrópica, sem fim lucrativo, sem prazo de duração, com sede e domicilio na Rua maravilha, nº. 308, Bangu, Rio de Janeiro, RJ.

"A associação civil supramencionada tem por finalidade, habilitar, reabilitar pessoas portadoras de necessidades especiais, prestarem-lhes-lhes total assistência médica, especializada, Psicopedagógica e social. Atender a população carente portadora de necessidades especiais oriundas da comunidade em geral. Prestar aos carentes, comprovadamente, de acordo com a legislação vigente e disponibilidade financeira da Instituição, assistência social. Possibilitar internação na Instituição, daqueles considerados em estado de abandono, com o objetivo de impedir o agravamento de seu estado de saúde."

O projeto acadêmico a ser desenvolvido nas dependências da AÇÃO CRISTÃ VICENTE MORETTI visa, fundamentalmente, à identificação, incentivação e transformação de possíveis/prováveis inclinações, tendências, predisposições; capacidades e dons próprios por meio de atividades lúdico-didáticas à luz do pensar sinestésico, alicerçada na ideia de que a arte é capaz de ativar a motivação necessária ao reconhecimento por parte de nossos assistidos, portadores de necessidades especiais, de suas mais puras e íntimas virtudes enigmáticas, potencialidades camufladas pela incompreensão do sentir que carrega. Vislumbramos instigar e avivar a tão carente e inata força de vontade a tecer esperanças concretas de melhoras múltiplas e progressivas àqueles que tanto precisam.

É no princípio de que todo avanço só alcançado será, à medida que regamos em solo fértil o alimento do querer, da força de vontade, que com carinho e alegria; amor, límpido se faz o caminho aos plantões de observação, análises investigativas, atividades várias de socialização, inclusão e interação, possibilitando a nós cooperadores enveredar-nos ao árduo, contínuo e prazeroso trabalho de construção do saber comum e consequente visão - palpáveis, sólidas - da transformação de atitudes impulsivas, sensitivas, em compreensão e sensibilidade positiva deles para conosco e vice-versa, germinando de tal forma o processo-ensino-aprendizagem natural, fluido e indissociável à pureza real e peculiar de cada ser, à natureza inata e sensitiva do pensamento, carreando-os ao aceite e busca por aprimoramento instintivos, "ao reencontro de si mesmo ao descortinar os mistérios da arte".

Projeto de Jean Marcell Gomes Albino.

Pesquisadores Acadêmicos Ativos na AÇÃO CRISTÃ VICENTE MORETTI:

Rita De Cassia Mendes e Jean Marcell Gomes Albino.

Jean Marcell Gomes Albino
Enviado por Jean Marcell Gomes Albino em 29/03/2013
Reeditado em 29/03/2013
Código do texto: T4213704
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.