SEGREDO DAS PIRÂMIDES

SEGREDO DAS PIRÂMIDES

Os primitivos esculpiram seus monolíticos,

Obras gigantescas, com perfeição divina.

Alinhadas com estrelas em geometria fina.

Os motivos por certo, não foram políticos.

Artífices matemáticos, usufruíram do rigor,

Do numero áureo, antes de ser conhecido.

Grandes astrólogos já eram tão instruídos,

Que a ciência moderna jamais os explicou.

Por todo o mundo espalham-se evidências,

Duma engenharia que perdemos o registro.

E não importa como, são eventos sinistros.

Pirâmides e similares convocam audiência,

Pra falarem segredos, que não entendidos.

Pode significar, sermos outra vez, varridos..

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_

Obrigada Ana Flor do Lácio por sua inestimável contribuição para este tema:

Muito tem sido dito sobre a construção dos gigantescos monumentos que existem na Terra. Estudiosos cartografaram e tomaram as medidas dessas estruturas e chegaram a conclusão que há mensagens indecifráveis por detrás da maior parte dessas construções. A Grande Pirâmide de Gizé, os templos do Egito e os grandes monumentos do México e do Peru, têm todos uma coisa em comum: são alinhados com as estrelas. De onde seus construtores receberam essa informação astronômica e outros conhecimentos de matemática e física? Quem foram os homens do Egito que, sem o auxílio de maquinaria poderosa, colocaram nos templos esses blocos de quinhentas toneladas em camadas equivalentes a trinta andares acima do solo? Numa época em que o cobre ainda não tinha sido fundido. São fatos que tem deixado perplexos os engenheiros mais experientes.É crença geral que os antigos egípcios e outras culturas possuiam tal conhecimento e construíram esses grandes monumentos. Mas sugerir que a tecnologia e o conhecimento matemático mais a capacidade física para construir esses edifícios saíram da cabeça de pessoas simples que viviam no deserto está além da lógica e das probabilidades. Apesar de tudo que já se descobriu sobre o tema, as grandes contruções permanecem um quebra-cabeça envolto num enigma. A engenhosidade e o gênio humano são, de fato, incríveis. Observando a Pietá, fico pensando como foi que Miguel Angelo, em um bloco único de mármore, aos 23 anos, conseguiu criar uma obra com tanta perfeição. Com um talento nato gigantesco e um técnica impressionantemente impecável, no final do século XV! O que de certa forma dá para deduzir que o avanço intuitivo e manual da humanidade não acompanhou as invenções tecnológicas. Tudo isto leva a pensar: tão pequeno, finito, efêmero, é o homem... Mas tão eterna a sua obra, inspirada pelo sopro Divino! Assim é a obra literária, imensa e eterna, assim é sua obra, mestre Jacó! Parabéns pelo maravilhoso soneto! Abraços.

Para o texto: SEGREDO DAS PIRÂMIDES (T3613529)

__*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Obrigada Adria Comparini por sua preciosa contribuição PARA ESTE TEMA:

Olá Jacó, a semana passada conversei com uma conhecida que é Espírita e ela estava me falando sobre os Capelinos, ou Capelenses.. não sei...mas disse que são os mesmos daquele livro "Os Exilados de Capela", ou algo assim, não sei ao certo.. e ela me dizia que fomos "Colonizados" por eles e que a sabedoria dos Egípcios veio de lá, que as Pirâmides foram feitas de frente para esse planeta: CAPELA. Talvez seja a isso que seu poema se refere, quando você diz que primitivos ergueram obras gigantescas alinhadas com as estrelas em geometria fina.. Realmente existem mistérios inexplicáveis nesse nosso planeta. Sou uma pessoa meio desiludida com a espécie humana, penso que se formos varridos daqui, o planeta agradecerá, se refazendo do mal que já causamos a ele. Penso que nossa inteligência é insuficiente para vivermos em paz entre os homens e em harmonia com a natureza. Construímos um desenvolvimento a custo muito alto. Acho que já comentei com você, que os astronautas veem lá do alto as cidades como se fossem feridas no planeta. Como conciliar conforto e ecologia?

Abraços! Lindo soneto, Adria.

Para o texto: SEGREDO DAS PIRÂMIDES (T3613529)

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_

Obrigado mestre Puetalóide por sua inestimável contribuição para o tema:

É indiscutivelmente um enigma, Meu Caro... Talvez o maior ponto de interrogação da humanidade. Eu fico com a parcial explicação de Ádria e Flor do Lácio, foram sim, Os Capelinos.Mas assim haverão de ser sempre os grandes enigmas da humanidade... E como exemplo bem mais próximo: Como explicar tanta beleza, talento, e magnitude, nos sonetos do Grande Mestre Jacó Filho?Melhor não procurar entender... Apenas desfrutá-los e Aplaudi-los!!!Abraços... E Cordiais Saudações!!!

Para o texto: SEGREDO DAS PIRÂMIDES (T3613529)

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Obrigado mestre Marcelo Braga por sua excelente contribuição ao tema:

Excelente o comentário de Adria, entre outros. "o Planeta agradecerá, se refazendo do mal que já causamos a ele." Quando penso na construção das pirâmides, não penso tanto na matemática perfeita nem na beleza das mesmas. Penso no uso tirano e cruel da mão-de-obra escrava que aqueles megalomaníacos faraós usaram para seu desfrute. Parabéns pelo soneto que levantou interessantes reflexões.

Uma ótima semana ao querido escritor Jacó.

Para o texto: SEGREDO DAS PIRÂMIDES (T3613529)

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Obrigada mestra marne pimentel por sua inestimável contribuição no desenvolvimento deste tgema:

Boa noite Jacó!Seu Poema despertou nossos colegas,já que esseassunto é e sempre foi interessante, porquanto nunca compreendido,permanecendo misterioso! Creio que quase todo espírita estudioso da Doutrina,já deve ter lido esse livroque nossa colega ADRIA no fala, OS EXILADOS DE CAPELA onde hárelatos da grande sabedoria daquele povo,inclusive usandotécnicas de materialização e transporte via medúnica.Porém,o mais óbvio,é aceitarmos a nossa limitação,adstrita aosnossos míseros cinco sentidos,parando de posar de sábios,quando sabemos tão pouco,ainda...

grande abraço e boa semana,marne

Para o texto: SEGREDO DAS PIRÂMIDES (T3613529)

_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_

Obrigado mestre Tony Bahia por sua inetimável presença e contribuição para o tema:

Sábia reflexão sobre esses engenhos das civilizações!...Uma página: Aula...com grandes mestres e suas informações...Adorei o soneto e tudo.PS. Quando estive em Lisboa, fiquei impressionado com a arquitetura do "Mosteiro dos Gerônimos"!...Onde está os restos mortais de "Vasco da Gama". A construção é de uma beleza indescritível...

abraço do tony. Saúde e Paz...

Sempre...

Para o texto: SEGREDO DAS PIRÂMIDES (T3613529)

*___*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_

Obrigado mestre Vanderleis Maia por sua valiosa contribuição para análise do tema:

Além da maestria com que construiu o soneto, o mestre conseguiu falar de mistérios que como vc. mesmo disse: nem a ciência moderna consegue explicar. Enquanto ainda existem alguns que acreditam terem sido os Egípcios que construiram estas estruturas, eu ouso sonhar e ir um pouco além e recuar mais no passado. Além desta maravilhas do Oriente, temos que nos ater também as que foram construidas nas Américas, especialmente as que são atribuidas aos Maias. Se olhamos para o nosso continente, América do Sul, iremos ver a grandiosidade das construção do Peru e até mesmo as misteriosas figuras da planície de Nasca. Na bolívia o encantamento fica por conta de Puma Punku e por ai vai todas essas maravilhas que ninguém consegue explicar. Os simplicistas dizem logo suas teorias e dizem ter sido os primitivos habitantes da região./deixem que continuem a pensar assim .

Abraços - VEM

Para o texto: SEGREDO DAS PIRÂMIDES (T3613529)

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Obrigada mestre Sonya Azevedo por sua inestimável contribuição para este tema:

Para onde foram os segredos de suas construções que transpuseram mares, em tão idos e inexploráveis tempos? A energia que emana de suas construções, sua forma geométrica, seu direcionamento ao sol é capaz de repor energias ao chacra coronariano, a flor de lótus da sabedoria. E, a Atlântida? Lenda? Fantasia? Imergiu às profundezas sem, contudo, deixar vestígios de sua existência. São mistérios que só descortinaremos os seus segredos quando formos capazes de desvendar a misteriosa capacidade cerebral e sua utilização para o bem em sua quase totalidade. Aí, sim, seremos capazes da teletransportação, da telepatia, da levitação e de outras "mágicas" reais, sem ilusionismo. Um soneto cultural, um aprendizado sem o rigor das palavras, mas acrescido de um lirismo que nos transporta à época e seus mistérios. Excelente. Uma obra de mestre.

Muita luz e paz. Abs

Para o texto: SEGREDO DAS PIRÂMIDES (T3613529)