A ESCADINHA DO MESTRE JACÓ
INTERAÇÃO COM O INDRISO
"SEMEADURA & COLHEITA"
DO POETA E AMIGO
JACÓ FILHO
A ESCADINHA DO MESTRE JACÓ
PELA ESCADINHA DO MESTRE JACÓ,
VAMOS SUBINDO DEGRAU POR DEGRAU..
UNIDOS TODOS POR UM NÓ,
MAGNETIZADOS NESTE ANJO SÓ.
SUA POESIA LEVE, NOS CONDUZ,
A UMA ESFERA MAIS ILUMINADA...
TUDO O QUE ELE ESCREVE É PURA LUZ,
POETIZAR É SUA MAIOR EMPREITADA.
TODOS RECONHECEM SEU VALOR,
QUANDO SUA PALAVRA NOS AMPARA...
E PÕE EM NOSSA VIDA MAIS SABOR.
SUA MISSÃO AQUI É BEM CLARA:
CRIAR, AMAR E ENSINAR O AMOR
PORQUE SUA ALMA É MUITO RARA!
Jacó, depois eu capricho mais...rsrs
PARABÉNS PELO ANIVERSÁRIO!
Abraços, Adria.
******************************************
O Sonho de Jacó em Betel
Versículo Chave: “E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.”
– Gênesis 28:15
Escritura Selecionada:
Gênesis 27:41 – 28:22
APÓS A EXPERIÊNCIA de Esaú onde vendeu sua primogenitura a seu irmão Jacó, e o dar por direito a bênção do primogênito sobre Jacó por Isaque, Rebeca se deu conta de que seria prudente se Jacó se fosse de casa por verdadeiro período de tempo até que se tivesse acalmado a cólera de Esaú. (Gên. 27:41-45) Isaque então abençôo a seu filho uma vez mais, dando-lhe instruções quanto a onde ele deveria tentar conseguir uma esposa. Ele instruiu a Jacó a ser frutífero, se multiplicar, e orou que Deus lhe desse como uma herança a terra prometida a seu próprio pai Abraão. —Capítulo 28:1-4
Quando Jacó deixou a seus pais e viajou para Harã, ele veio a um lugar que serviu como sua parada de descanso para a noite. Ele tomou algumas pedras disponíveis, as arranjando para sua almofada, e tendo experimentado um longo e cansado dia de viagem, rapidamente dormiu. (vss. 10,11) Não muito após dormir, Jacó teve o sonho mais estranho. O relato bíblico diz-nos: “E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.” (vss. 12-14) O sonho concluiu com as palavras de nosso Versículo Chave. Seguramente isto não foi um sonho em realidade, senão as palavras de Deus mesmo, expressadas a seu servo Jacó.
Estas palavras do SENHOR expressadas a Jacó foram um vislumbre do futuro, em linguagem simbólica, do grande plano de Deus para a salvação da humanidade. O homem, tendo-se caído da perfeição que possuía uma vez no Éden, foi incapaz agora de ter a associação íntima de Deus que Adão gozava antes que se caísse no pecado. No sonho, a escada representa a Jesus, que a seu devido tempo restabelecerá o vínculo entre os céus e a terra. Jesus proporcionou o preço de resgate por sua morte na cruz, e foi ressuscitado posteriormente dentre os mortos pelo poder forte de Deus. Por meio do futuro reino messiânico no qual ele e os membros de seu corpo, a igreja, governarão com justiça, Jesus será o meio — a escada — que restaurará a associação íntima entre os céus [Deus] e a terra [a humanidade].
Neste sonho, Deus disse a Jacó que “todas as famílias da terra serão benditas em ti e em tua semente.” (vs. 14) Esta foi uma reiteração da promessa feita a seu avô Abraão. (Gên. 22:18) Esta semente foi Jesus, que nasceu de Maria, da linhagem de Jacó. Deve ser por meio dele, e mediante aqueles associados com ele como parte daquela classe da ‘semente’ celestial, que as bênçãos prometidas virão breve a ‘todas as famílias da terra.’ Jacó, como um amigo fiel de Deus, também desempenhará um papel no reino vindouro como um dos “príncipes terrestres,” os representantes daquela semente que abençoará à humanidade. “Em lugar de teus pais estarão teus filhos; os [Jacó e os outros fiéis da antiguidade] farás [Deus] príncipes em toda a terra.” —Sal. 45:16, A Bíblia das Américas. (FONTE GOOGLE)
*****************************************
MAÇONARIA - 096 - A ESCADA DE JACÓ -
A FÉ, A ESPERANÇA E A CARIDADE
MAÇONARIA
25
A ESCADA DE JACÓ
A FÉ, A ESPERANÇA E A CARIDADE
A Escada de Jacó, existente nos templos maçônicos, representa o sonho que Jacó teve, onde via anjos subindo aos céus e descendo a terra. A escada representa a involução e evolução.
A Involução significa a descida do espírito cósmico e divino por sucessivas etapas, até tornar-se parte do corpo físico, a matéria propriamente dita, com as suas imperfeições, impurezas, com seus defeitos, sua ausência de luz, em estado imperfeito e que deverá buscar o aperfeiçoamento pelo seu próprio suor, ninguém pode se aperfeiçoar por nós.
A Evolução significa a subida do espírito, após passar pelo aperfeiçoamento em todo momento de sua vida, procurando extinguir os seus defeitos, adquirir mais luz e buscando atingir novamente as regiões paradisíacas.
Este é o simbolismo da descida e subida de anjos que Jacó teve em seus sonhos.
A Escada de Jacó apresenta em sua estrutura, três símbolos: A Cruz, a Âncora e a Taça.
A Cruz representa a Fé. Cada um deve levar a sua Cruz em sua subida em busca de perfeição. A parte vertical da Cruz simboliza a ascensão espiritual que devemos sempre almejar, a parte horizontal é o símbolo dos obstáculos que todos enfrentamos em nossa jornada, eles são difíceis de superá-los, parecem intransponíveis em algumas ocasiões, causam muitas vezes desânimo, e muitos desistem no meio do caminho. A Cruz simboliza a união de quatro esquadros com seus ângulos retos. O Nível é simbolizado por sua barra transversal, e o Prumo por sua barra vertical.
A Âncora representa a Esperança. Quando passamos por momentos difíceis e aflitivos, quando nada parece dar certo, quando enfrentamos mares turbulentos em nossas vidas, devemos lançar a Âncora para ficarmos fixos e não sermos arrastados pelas más correntes. Possuindo Fé, teremos Esperança de dias melhores.
A Taça representa a Caridade. Das três virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade), sem dúvida, como diz o Apóstolo, a maior delas é a Caridade. Em nossa busca de aperfeiçoamento, temos o dever de praticar a Caridade; no auxílio daqueles que tropeçam e caem pelo caminho, dando-lhes a mão que servirá de apóio para que se levantem, assim como certamente muitos já o fizeram conosco. A Caridade consiste em socorrer os débeis, os desvalidos, aqueles que não estão conseguindo carregar a sua Cruz. Até Cristo, não suportou o peso de sua Cruz e caiu na sua caminhada e necessitou de ajuda para carregá-la; aquele foi o momento em que alguém praticou a Caridade. Em nosso dia a dia, nos tormentos das paixões, as ocasiões se apresentam para a prática da Caridade a todo o momento. Muitos fecham os olhos para não verem a quem devem ajudar, esquecem que mais para frente poderão precisar de auxílio. Poucos sabem o que seja a mensagem contida no livro da lei: Que “Uma mão não saiba o que a outra faz”. Os imprescindíveis para a humanidade são aqueles que praticam a verdadeira Caridade, não precisam divulgar o bem que fazem, estes sabem vencer suas paixões, submetem suas vontades e fazem novos progressos, estreitando os laços de Fraternidade que a todos devem unir como verdadeiros irmãos.
A subida dos degraus da Escada de Jacó é penosa e lenta, os degraus estão em níveis e espaços variados, mas, o importante é que eles estejam unidos por duas hastes laterais bem fortes, que possam lhes dar sustentação, a escada, por sua formação é um símbolo de união.
Na maçonaria, assim como, na vida, nos encontramos em planos diferenciados de evolução, somos muitos em várias potências e obediências, mas não formamos um só corpo, não formamos uma escada, não formamos uma unidade.
Os caminhos para o aperfeiçoamento são vários, são constituídos por vários acessos: Instituições filosóficas, instituições filantrópicas, religiões, escolas, etc. Temos que ter consciência que não existe o certo e o errado, existem caminhos mais curtos e mais longos, não existe o “regular” e o “irregular”, todos levam a apenas um objetivo final – O Aperfeiçoamento.
Somente quando pudermos entender isso, e pudermos viver em paz, harmonia e união, poderemos nos considerar como uma unidade, estaremos assim, cavando masmorras aos vícios e levantando templos às virtudes, só então, tudo estará Justo e Perfeito.
PEDRO NEVES .’. M .’. I .’. 33 .’. MRA
Sites maçônicos:
www.pedroneves.recantodasletras.com.br
www.trabalhosmaconicos.blogspot.com
SAIBA COMO ADQUIRIR O LIVRO: ANÁLISE DO RITUAL DE APRENDIZ MAÇOM – REAA VISITE O SITE: www.pedroneves.recantodasletras.com.br CLICAR EM LIVROS À VENDA.
Pedro Neves
Enviado por Pedro Neves em 18/11/2010
Alterado em 10/02/2011
Música: MAJESTY - AEOLIAH
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original ("você deve citar a autoria de Pedro Neves e o e-mail, neves.pedro@gmail.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Indique esta leitura para amigos