Soneto a Lino Vitti (pelos seus 91 anos)
Fagner Roberto Sitta da Silva
"Ao Príncipe dos Poetas Piracicabanos
com os mais sinceros votos
de um feliz aniversário."
São versos simples, feitos pela lira
jovem, que te ofereço nesta data
de festejos, Poeta, com a grata
satisfação de quem do bolso tira
uma rara moedinha de ouro ou prata
e corre, igual garoto, até que adquira
o presente do amigo e o retira
como belo tesouro que resgata.
Ó, Poeta da Noiva da Colina,
de bela Poesia cristalina
espalhada na vida e no caminho,
são versos de súdito, um menino
que neste Céu da Poesia, Lino,
e no seu principado é vil sapinho.
05 de fevereiro de 2011.
__________________________________
Este soneto foi enviado ao Príncipe dos Poetas Piracicabanos e publicado ontem no seu blog: http://poeta-linovitti.blogspot.com/2011/02/soneto-lino-vitti-principe-dos-poetas.html
__________________________________
Lino Vitti nasceu no dia 8 de fevereiro 1920 no Bairro de Santana, Distrito de Vila Vicente, município de Piracicaba.
Casado, em únicas núpcias, há 56 anos, com a Professora Dorayrthes Silber Schmidt Vitti. Pai de sete filhos: Ângela Antónia, Dorinha Miriam, Rosa Maria, Fabíola , Lina, Rita de Cássia, Eustáquio.
Bafejado por ensinamentos de sábios sacerdotes em colégio de formação religiosa, recebeu extraordinário acervo literário que lhe propiciou enveredar pelo caminho da poesia, da crônica, dos contos, do jornalismo, havendo editado de l959 a 200l sete livros de poesias e contos, com edições em milheiros de volumes, os quais estão aí para satisfazer o gosto daqueles que apreciam a arte literária.
São seus livros : “Abre-te, Sésamo”, l959; “Alma Desnuda”, l988; “A Piracicaba, Minha Terra”, l99l; “Sinfonia Poética”, de parceria com o poeta Frei Timóteo de Porangaba; “Plantando Contos, Colhendo Rimas”, l992; “Sonetos Mais Amados”, 1996 e “Antes que as Estrelas brilhem”, 200l. O poeta conta ainda com o prazer de haver composto hinos para diversos municípios, bairros rurais, entidades sociais diversas, continuando a colaborar ainda, após os 83 anos em colunas literárias e com artigos de ordem geral em jornais da terra.
Faz parte da Academia Piracicabana de Letras que lhe outorgou o título honorífico de “PRÍNCIPE DOS POETAS DE PIRACICABA’.