2782-NONETO nº 3 – CULTURA É CIVILIZAÇÃO E NÃO É DOM

2782-NONETO nº 3 – CULTURA É CIVILIZAÇÃO E NÃO É DOM

-

Noneto nº3-didático-filosófico-jogral-toante-cantante N.º 2782

Por Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

Cultura é palavra latina para CRIAÇÕES...........[-Coro:RIMA ( A )];

de sentido subjetivo, modo aculturado. ..............{-Solo: 1-flute:}

É um termo das Ciências Humanas. ......... .........{-Solo: 2-oboé :}

É produto de reinvenção do que está ao redor ...{-Solo: 3-piano: ]

-

Cultura libera o pensamento nas AÇÕES...........[-Coro:RIMA ( A )]

O homem pensa porque tem dois polegares, .....{-Solo: 4-saxophone:}

é cultor, faz, aprende, ensina e pode mudar. .....{-Solo: 5-clarinet:}

HOMO FABER tornou-se HOMO SAPIENS...{-Solo: 6-harp:}

-

HOMO HABILIS usa INTELIGÊNCIA, ......[-Coro: (RIMA ( B )]

atende à Razão com sua criatividade, ...........{-Solo: 7-bassoon:}

vitória e louvor ao fator essencial social..........{-Solo: 8-xylophone:}

-

CULTURA é a evolução da AÇÃO !...............[-Coro:RIMA ( C )]

Cultura é civilização do animal que pensa!.....{-Solo: 9-tambor:}

Cultura não é dom, é transformação. ..............{-Coro:RIMA ( C )}

-

Belo Horizonte/MG/Brasil, 29 de janeiro de 2010.

silumotta@hotmail.com

http://clubedalinguaport.ning.com

---***---

Notas metodológicas do NONETO:

-

1-Os nove versos-solos do NONETO estão

colocados dentro dos 14 versos do SONETO(4,4,3,3.)

-

X-CORO-RIMA A(...)

X-SOLO 1-

X-SOLO 2-

X-SOLO 3

-

X-CORO-RIMA A(...)

X-SOLO 4

X-SOLO 5

X-SOLO 6

-

X-CORO-RIMA B (...)

X-SOLO 7

X-SOLO 8

-

X-CORO-RIMA C (...)

X-SOLO 9

X-CORO-RIMA C (...)

-

2-Cada verso do NONETO é um SOLO

que DEVE SER CANTADO E ACOMPANHADO

de um instrumento diferente.)

-

3-NONETO recebe influência folclórica-modernista,

incorporada ao patrimônio artístico-cultural do Brasil.

(PODE RECEBER SONS-RIMAS DIFERENTES,

tema real, não exige metáforas poéticas.)

-

4-Os SOLOS não precisam ser rimados.(1,2,3,4,5,6,7,8,9)

-

5-As rimas do CORO são obrigatórias: AA-B-CC:

Rima:A

Rima:A

-

Rima:B

-

Rima:C

Rima:C

-

6- Os nomes dos instrumentos foram usados apenas,

para facilitar o entendimento metodológico.

Vale esclarecer que são nove versos

que não precisam receber nenhuma rima.

-

7-ESQUEMATIZAÇÃO DO NONETO:

-

Coro:RIMA ( A )

Solo: 1-flute:

Solo: 2-oboé :

Solo: 3-piano:

-

Coro:RIMA ( A )

Solo: 4-saxophone:

Solo: 5-clarinet:

Solo: 6-harp:

-

Coro: (RIMA ( B )

Solo: 7-bassoon(fagote)

Solo: 8-xylophone:

-

Coro:RIMA ( C )

Solo: 9-tambor:

Coro:RIMA ( C )

-

Belo Horizonte/MG/Brasil, 29 de janeiro de 2010.

---***---

PALAVRA NA CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO

Acróstico-didático N.º 757

Por Sílvia Araújo Motta

C-Cultura é civilização que usa a PALAVRA;

U-Um homem pensa porque tem polegares,

L-Logo é cultor, porque faz, pensa e fala.

T-Também pensa porque demonstra na ação

U-Um par de dedos oponíveis são capazes:

R-Realmente, estão prontos para a aplicação!

A-Avaliado dedo da cultura é da multiplicação.

-

Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.

---***---

CULTURA- QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO

Acróstico-didático N.º 758

Por Sílvia Araújo Motta

C-Com o trabalho feito por suas mãos

U-Um HOMO FABER ao desenvolver-se,

L-Logo aprendeu a pensar, a modificar,

T-Trabalhou, transmitiu o saber,

U-Um HOMO SAPIENS desenvolveu,

R-Razão, inteligência, veio atender

A-Ao HOMO HABILIS usou armas e utensílios.

-

Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.

---***---

CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO

Acróstico-didático N.º 759

Por Sílvia Araújo Motta

C-Cultura é a evolução da ação.

U-Um choque dialético estreita-se...

L-Logo o Criado (Criatura) e o Incriado(Criador)

T-Trabalho, Pensamento, Criatividade,

U-Uma cultura, claramente conceitua-se.

R-Revelação falada ou escrita é fator de cultura.

A-Além de conhecer pode questionar a realidade.

-

Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.

---***---

CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO

Acróstico-didático Nº 760

Por Sílvia Araújo Motta

C-Cultura é ato de semear,cultivar.

U-Uma terminologia AGRÍCOLA

L-Ligada ao colher e ao plantar.

T-Tem na conceituação primária

U-Um espaço para exemplificar

R-Referência da cultura do café,

A-A cultura canavieira aculturada.

-

Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.

---***---

761-CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO

Acróstico-didático

Por Sílvia Araújo Motta

C-Cultura nas CIÊNCIAS HUMANAS

U-Um termo de sentido SUBJETIVO,

L-Libera o pensamento criativo

T-Total abertura do pensamento criador

U-Único animal capaz de pensar,

R-Reinventar o mundo ao seu redor...

A-A cultura não é dom, é transformação.

-

Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006

762-CULTURA - QUARTO CENÁRIO AXIOTELEOLÓGICO

Acróstico-didático

Por Sílvia Araújo Motta

C-Cultura no sentido OBJETIVO:

U-Um termo das CIÊNCIAS HUMANAS

L-Louvor ao fator essencial social,

T-Trabalhado pelo grupo humano.

U-Uma palavra latina, para criações.

R-Ritos, filosofias, realizações imateriais,

A-Acentua os trabalhos concretos ou materiais.

-

Belo Horizonte, 13 de outubro de 2006.

---***---

---***---

SER PELA PALAVRA

Acróstico-filosófico nº 2504

Por Sílvia Araújo Motta

L-Linguagem deve remontar à origem do homem.

I-Irracionais não falam;não pensam antes da ação.

N-Naturalmente, o homem-animal-social que fala

G-Garante a opção,sugestão e mudança de opinião.

U-Uso correto da palavra, código, o dom da fala e

A-A capacidade da linguagem devem valorizar,

G-Guardar a integração do país à humanidade.

E-Epicuro diz: “O homem fala como o cão ladra”!

N-No dom da expressão do “SER pela PALAVRA”

S-Steinthal afirma, que “no homem é espontâneo.”

-

D-Deus, criou o “Verbo” que trouxe ao homem

O-O “dom da linguagem” para cada mensagem.

-

H-Homem foi criado à “semelhança e imagem”

O-Oferecida pelo Senhor de Amor da “Palavra...”

M-Machado de Assis soube adequá-la à prosa.

E-Está clara a afirmativa do saudoso POETA

M-Mário Quintana:“Ninguém pensa sem palavras.”

-

Q-Quantas vezes Rousseau foi posto à prova:

U-Um dos defensores da linguagem útil ao pensamento

E-E como “revelação sobrenatural do espírito...”

-

P-Porque “antes da palavra o espírito é nu,

E-É vazio e somente a linguagem faz entrar

N-Nele, o pensamento que nos é revelador”

S-Somos criados com o Aparelho Fonador

A-“Aberto à matéria dos órgãos respiratórios.”

-

E-Excelentes e harmoniosos são produzidos

S-Sons da fala, fisiologicamente, preparados...

C-Como é extraordinária a criatividade humana:

O-O mecanismo da linguagem na tecnologia!

L-Línguas trazem vocábulos, infindos,variados.

H-Hoje,há mais de duas mil línguas, fora os dialetos;

E-Em metade do mundo, originam do indo-europeu.

-

F-Forças de circunstâncias consideram línguas,

A-Animadas pela força física dos Colonizadores,

L-Logo, são sobrepostas à língua dos explorados.

A-A linguagem nacional produz novo linguajar.

-

A-A unidade da Língua é que preserva

N-Na Nação, as maiores características;

T-Tempo e espaço indicam o patrimônio maior

E-E recebem influência pelos usos e costumes,

S-Sensíveis diferenças na ortografia e fonética:

-

D-Dos ícones da literatura universal:Shakespeare

A-Ao Camões que universalizou os Lusíadas!

-

A-Aldo Rebelo, Deputado Federal no Brasil,

Ç-Criou o Projeto 1676/99, contra estrangeirismos.

Ã-A “Língua é traço de união e distinção...”

O-O Brasil deve preservar a Unidade da Língua.”

-

Belo Horizonte, 24 de agosto de 2009.

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 09/02/2010
Reeditado em 09/02/2010
Código do texto: T2077137
Classificação de conteúdo: seguro