Soneto da felicidade (*)
A felicidade é o processo do autoconhecimento!
É viver a vida promovendo o bem e se aprimorando!
É viver a vida com descontração e garra, amando!
É relaxar e gozar! É buscar o auto-aperfeiçoamento!
O bem mais caro do mundo é a felicidade!
No entanto, não se precisa de muito dinheiro
Para deixar o coração alegre e faceiro!
O que importa é o bem-estar e a tranqüilidade!
Jogue fora a raiva e o rancor e deixe fluir o amor!
Isso é tudo, além de uma pitada de alegria incontida!
Ache sempre uma maneira de motivar a vida!
Sim! Seja também um guerreiro de luz, um caçador!
Saiba que, para se manter, também é preciso trabalhar!
Somente assim tem-se vontade de viver e amar!
(*) Poema publicado no livro da "4ª Antologia da
Associação dos Cronistas, Poetas e Contistas
Catarinenses" - Florianópolis. Gráfica e Editora
São Cristóvão, pág. 117, 2000.
(*) Poema publicado na obra "Renascer da Primavera".
Academia de Letras de Biguaçu. Editora Papa-Livro, pág. 89, 2001.
(*) O autoconhecimento é o conhecimento que uma pessoa tem sobre si mesma. Serve para saber como nós funcionamos, nossos gostos, nossas inclinações e a partir daí começarmos a nos entender melhor e mais profundamente, expandindo assim a nossa consciência e, desta maneira, sermos ainda mais felizes conscientementes.
Adquire-se o autoconhecimento através da leitura de bons livros especializados sobre o assunto como, por exemplo, os livros sobre astrologia, sobre psicologia etc e também através das terapias alternativas como, por exemplo, as cartas de “tarot” (terapia em sincronicidade).
É bom ressaltar a importância de um tratamento com um(a) bom (boa) psicólogo(a), um(a) psicoterapeuta formado(a) em uma boa Faculdade de Psicologia, para tratamento e desbloqueio de transtornos, sejam eles emocionais ou advindos de um cotidiano adverso, a fim de que a pessoa necessitada possa ficar mais esclarecida sobre a melhor maneira de agir e de lidar com as suas dificuldades e emoções, ampliando deste modo suas chances de tomar decisões mais acertadas, de maior bom-senso e sensatez, para a concretização de seus propósitos e o alcance de sua plenitude e realizações, gerando assim a sua felicidade.
Conhecer-se também é sinônimo de mudança porque o ser humano está em constante estado de transformação e busca por novas formas de enxergar a vida e o mundo. Poder mudar de opinião e vivenciar novas experiências e pontos de vista é muito bom e gratificante. Faz parte do jogo democrático.
Por isso, autoconhecer-se é um processo que nunca tem fim.
O interessante é saber e entender que se pode mudar, trocar de idéia e adaptar-se, quando necessário e se quiser, e isso é muito inspirador, ajuda aos poucos a descobrir todas as nossas possibilidades e potencialidades, sejam elas pessoais ou profissionais.
Em resumo, o processo de autoconhecimento nos leva a desenvolver nosso potencial, sempre em busca do que nos faz bem e melhores, mais felizes e mais plenos.