Na Dúvida, o Afeto é Maior
Como posso ter certeza se só posso duvidar?
Se no teu carinho, na forma de novo ser, renasço,
E meu coração atrevido se perde nos teus braços
Precipitando-me em cada forma tua de me amar...
Relevante cota que não se esgota, mais dá...
Sem saber onde apoiar cada ato, cada passo
Pois hesita e quer acertar, garantir seu espaço
Quer mais, neste prazer levitar, se contentar...
E esta centelha me anima, me cura e me avisa,
Fala da confiança deste gostar, deste querer bem...
Notável fé, que mais te sente em cada despertar
E não muda seu tempo num mundo que profetiza
Miragens de divas e fadas, multidões de alguéns
Que mais me fazem duvidar e mais afeto te dar...
Ibernise
Indiara, (Goiás,Brasil), 16OUT2009.
Núcleo Temático Romantico.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.
Excerto do poema 'NA DÚVIDA, O AFETO É MAIOR'
No 'Método' Descartes sistematiza a razão no homem. Na primeira parte do discurso do método o filósofo afirma a unidade da razão. Aí o bom senso é sistematizado através de um método. E este é necessário para conduzir à verdade.
Esse mestre usou neste percurso Geometria, Lógica e Álgebra ( na segunda parte do método), usou relação e proporção, para passar sua visão de mundo. Ainda nesta segunda parte ele definiu regras básicas: A evidência, a análise, a síntese e a exoneração.
O sujeito em Descartes é racional, mas não é psicológico. É como se dividisse um ser humano em um atuante e um espectador, sendo em si mesmos os dois agentes e reagentes, sendo que o sujeito psicológico, não cartesiano, estaria sempre à mercê das emoções, devendo sempre cuidar porque nele o Ego não é senhor em sua própria casa...
O cogito cartesiano é fundante da realidade moderna e sua base é nada mais ou nada menos que a dúvida...Assim o verso: '... Como posso ter certeza se só posso duvidar?...' se coloca como a chave de todo o desenvolvimento do poema de cunho romancista, cujas 'pernas' estão uma na racionalidade (cartesiana) e outra na metapsicologia (freudinana).
O fundamento teórico é a primeira certeza do Cogito:'... Posso duvidar de tudo, mas mesmo assim, não posso deixar de ter certeza (crer), da minha possibilidade de duvidar.'Penso , logo existo' se torna o primeiro princípio da Filosofia que Descartes procurava... Ou seja seu discurso é de ceticismo, alicerçando as bases da dúvida, e assim se posicionara na contra mão do dogma cristão escapando da fogueira... Mesmo saindo da via da escolástica, ele afirmou de certa forma: Até os céticos pensam...
Ibernise
Indiara, (Goiás,Brasil), 16.10.2009.
Poema e excerto inéditos nesta data.
Núcleo Temático Filosófico.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.
Como posso ter certeza se só posso duvidar?
Se no teu carinho, na forma de novo ser, renasço,
E meu coração atrevido se perde nos teus braços
Precipitando-me em cada forma tua de me amar...
Relevante cota que não se esgota, mais dá...
Sem saber onde apoiar cada ato, cada passo
Pois hesita e quer acertar, garantir seu espaço
Quer mais, neste prazer levitar, se contentar...
E esta centelha me anima, me cura e me avisa,
Fala da confiança deste gostar, deste querer bem...
Notável fé, que mais te sente em cada despertar
E não muda seu tempo num mundo que profetiza
Miragens de divas e fadas, multidões de alguéns
Que mais me fazem duvidar e mais afeto te dar...
Ibernise
Indiara, (Goiás,Brasil), 16OUT2009.
Núcleo Temático Romantico.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.
Excerto do poema 'NA DÚVIDA, O AFETO É MAIOR'
No 'Método' Descartes sistematiza a razão no homem. Na primeira parte do discurso do método o filósofo afirma a unidade da razão. Aí o bom senso é sistematizado através de um método. E este é necessário para conduzir à verdade.
Esse mestre usou neste percurso Geometria, Lógica e Álgebra ( na segunda parte do método), usou relação e proporção, para passar sua visão de mundo. Ainda nesta segunda parte ele definiu regras básicas: A evidência, a análise, a síntese e a exoneração.
O sujeito em Descartes é racional, mas não é psicológico. É como se dividisse um ser humano em um atuante e um espectador, sendo em si mesmos os dois agentes e reagentes, sendo que o sujeito psicológico, não cartesiano, estaria sempre à mercê das emoções, devendo sempre cuidar porque nele o Ego não é senhor em sua própria casa...
O cogito cartesiano é fundante da realidade moderna e sua base é nada mais ou nada menos que a dúvida...Assim o verso: '... Como posso ter certeza se só posso duvidar?...' se coloca como a chave de todo o desenvolvimento do poema de cunho romancista, cujas 'pernas' estão uma na racionalidade (cartesiana) e outra na metapsicologia (freudinana).
O fundamento teórico é a primeira certeza do Cogito:'... Posso duvidar de tudo, mas mesmo assim, não posso deixar de ter certeza (crer), da minha possibilidade de duvidar.'Penso , logo existo' se torna o primeiro princípio da Filosofia que Descartes procurava... Ou seja seu discurso é de ceticismo, alicerçando as bases da dúvida, e assim se posicionara na contra mão do dogma cristão escapando da fogueira... Mesmo saindo da via da escolástica, ele afirmou de certa forma: Até os céticos pensam...
Ibernise
Indiara, (Goiás,Brasil), 16.10.2009.
Poema e excerto inéditos nesta data.
Núcleo Temático Filosófico.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.