Soberba
Quando estive em soberba deslumbrado,
Atacava a qualquer um, eu “imortal”,
Pois achava-me o “tal”, era “fatal”,
O meu ser “evoluído”, vertebrado,
Tinha crânio enorme onde, escondido,
O meu cérebro aflito, abrigou o mal,
Por um ego medroso, capital
O pecado de bem preconcebido.
Eis então que a verdade me salvou,
E também vi que era apenas nada,
Como todos, fadado a me extinguir,
Minha carne fremente reservada
À fogueira, velhice no existir,
Resta apenas amar quem me amou.
Soberba é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais. O termo provém do latim superbia.
As manifestações de soberba podem ser individuais ou grupais. Em termos grupais, podemos exemplificar o nacionalismo xenófobo como uma faceta da soberba. Também todos os tipos de racismo, corporativismo, elitismo, doutrina de povos escolhidos ou eleitos e outras concepções semelhantes, em que um grupo se firma na crença de que é superior, demonstram matizes da soberba.
A manipulação da soberba, do orgulho e da pretensão de superioridade de um grupo ou nação pode mobilizar conflitos armados, onde tais sentimentos de uma massa humana pouco crítica servem aos interesses políticos, econômicos, ideológicos ou religiosos de seus líderes. Exemplo recente encontra-se na doutrina de superioridade da raça Ariana, que serviu de base ideológica para arrigimentar uma nação e desencadear uma Guerra Mundial. Além deste, podem ser citados o regime de Apartheid que vigorou na África do Sul, a atitude dos colonizadores europeus nos séculos XIX e XX, a atitude recíproca da parcela radical de árabes e judeus, o sistema de castas da sociedade indiana, a Ku Klux Klan norte-americana, entre inúmeros outros. Também observa-se processo semelhante na grande maioria das guerras religiosas registradas na História, o que vem contabilizando um sem-número de mortes, mutilações, retaliações, revanchismos e hostilidades de vários gêneros.
Veja Soberba, artigo completo, em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Soberba