2207-BELA PEÇA-Soneto Nº 2207: DECASSÍLABO ou JÂMBICO, sáfico-heróico do Verso Tradicional Sonoro na 4ª ; 6ª, 8ª e 10ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.

2207-BELA PEÇA-Soneto Nº 2207: DECASSÍLABO ou JÂMBICO, sáfico-heróico do Verso Tradicional Sonoro na 4ª ; 6ª, 8ª e 10ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

---

Que bela es (pé)cie: -(Pe)ça, (nun)ca vis(ta;) (A)

sempre pre(sen)te, (ca)da (mês) ou (di)a; (B)

cada ori(fí)cio (po)de (dar) à (vis)ta (A)

toda a vi(são) de (paz) e (quem) di(ri)a... (B)

---

Pode me (dar) a (mor,) com (fé) ben (quis)ta, (A)

com simpa(ti)a diz (pa)ra (mim:) -Sor(ria;) (B)

Vamos dan(çar) na(que)la nos(sa) pis(ta,) (A)

que o beijo a(cen)de e a(pa)ga a (luz!) Que (ri) a: (B)

---

Chegar aos (po)los (nor)te e (sul)...Po(der)(C)

embria(gar)-me em (cor)po (sem) a(tri)to...(D)

Vários (ân)gulos (dão) sa (bor,) pra(zer).(C)

---

Roela nova (fei)ta, (bem) po(li)da (E)

com mil fa(ce)tas! (Nes)te es(pa)ço (gri)to:(D)

-Dá-me esta (pe)ça (-Dou)-lhe (mi)nha (vi)da!(E)

-

Belo Horizonte, 23 de janeiro de 2009.

---***---

VOCÊ SABIA?

1-Chamado de SONETO ITALIANO ou heróico/sáfico ou ainda DECASSÍLABO é o mais belo da Língua Portuguesa.

2- Em muitas pesquisas de Literatura e de Versificação, lê-se que o soneto é de invenção italiana... Mas o que parece estar hoje, positivamente, averiguado é que essa forma poética foi criada na Europa por Girard de Bournenil, trovador (troubadour) francês (de Limoges) do século XIII, morto em 1278. O soneto passou à Itália, e dalí voltou para a França no século XVI.

3-Todas as literaturas da Europa têm cultivado o SONETO. Na França, ele foi especialmente praticado por J. du Bellay, Desportes, Voiture, Benserade, Malleville, Desbarreaux, Scarron, Théophile Gautier, Sainte-Beuve, Sully-Pruddhome, Soulary, Banville, Heredia, etc.

4-Na Itália, Petrarca escreveu mais de trezentos sonetos admiráveis, e por todos os poetas que lhe sucederam; na Espanha e em Portugal, por Garcilaso de La Vega, Quevedo, Santa Thereza de Jesus, Cervantes, Sá de Miranda, Luís Vaz de Camões (mais de quinhentos sonetos encantadores), Rodrigues Lobo, Florbela Espanca,etc.

5-No Brasil, o SONETO sempre encontrou poetas que o estimassem e servissem: Cruz e Souza, Augusto dos Anjos, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Machado de Assis, Castro Alves, Guilherme de Almeida, J.G. de Araújo Jorge, e outros. Desde o seu início até hoje, a nossa literatura poética usou e abusou dessa forma. O parnasianismo brasileiro deu aos sonetos de uma perfeição admirável.

6-O escritor/POETA BRUNO TOLENTINO foi o maior poeta da Língua Portuguesa depois de Camões, sem dúvida; escreveu o livro: A IMITAÇÃO DO AMANHECER com 539 sonetos clássicos, alexandrinos, raríssimos, todos encadeados, de forma romanceada.

-

Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2009.

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 10/02/2009
Reeditado em 11/02/2009
Código do texto: T1431194
Classificação de conteúdo: seguro