449-MUNDO POETA-Sonetilho HEPTASSÍLABO TROVADOR

449-MUNDO POETA-Sonetilho TROVADOR

Heptassílabo ou Redondilha Maior(*)(Setissilábico)

(Quem)( qui )( ser )( es )( cre )( ver )( TRO)VA

( vi )( si )(te o )( MUN)( DO )( PO )( E )TA

( to )(da a )( be )( le )( za )( com )(pro )va

( no )( com )( pas )( só )( de um)( es )( te )ta.

(Tro )( va )( não)( é )( coi )( sa )(no )va,

(pois)( ri )( mar)(nes )( ta )( fa )(ce )ta

( a )( su )( a )(men )( te )( re )(no )va

( se )( a )( mé )(tri )( ca é)( se )(le )ta.

(Ro )( er )(to O)( li )(vei )( ra ) (tem)

( u )(ma ex)(pe )( ri )( ên )( cia ) tal

(lo )( go )(que a)( ma )( té )( ria ) vem,

( Lê )( e )( re ) ( lê )(a )(men )( sa ) gem

( re )( vi )(sa o ) (tex )(to )( to )( tal,)

( na )(tra )( ba ) (lho )(sa )( pos)( ta ) gem.

Belo Horizonte, 16 de abril de 2006.

(*) silumotta@hotmail.com

www.silviaraujomotta.virtualismo.com.br

www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

LEMBRETES::

1-Em primeiríssimo lugar,

sugerimos pesquisar no Recanto das Letras:

“COMO FAZER TROVAS:

http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/131960

2-O VERSO DE SETE SÍLABAS,

ou de REDONDILHA MAIOR,

foi sempre a QUADRA OU

QUADRINHA POPULAR,

por excelência, das literaturas

de língua portuguesa e espanhola.

Verso básico da poesia POPULAR,

desde os TROVADORES medievais

aos modernos cantadores do Nordeste brasileiro,

o HEPTASSÍLABO NUNCA

foi DESPREZADO pelos

POETAS CULTOS, IMORTAIS,

que dele serviram por vezes

em poemas de ALTA

INDAGAÇÃO FILOSÓFICA.

temos belas Trovas de Camões, Fernando Pessoa,

D. Pedro I, Adewlmar Tavares,

da Academia Brasileira de Letras...

Vale lembrar que as TROVAS

são muito aplaudidas, quando

corretas e bem apresentadas,

recebem premiações

nacionais e internacionais,

pelos milhares de concursos

que são veiculados

semanalmente.

O heptassílabo é usado em oito

movimentos rítmicos de Castro Alves:

a)-ritmo alternante de sílaba forte e fraca

ex: gota a gota o orvalho cai.(7)

b)-variante do tipo anterior, com falta de acentuação na 1ª sílaba:

ex:Enrolada em frios véus(7)

c)-variante do primeiro tipo , sem acentuação na 5ª sílaba:

ex: Dizem rezas ao luar(7)

d)-variante também do primeiro tipo, sem acentuação na 1ª e na 5ª sílaba:

ex: e das lascas dos patíbulos (7)

e)-acentuação na 4ª e na 7ª sílaba:

ex: nas avarezas do amor (7)

f)-variante do tipo precedente, com acentuação também na 2ª sílaba:

ex: Nos belos gelos do pólo.(7)

g)- variante do tipo (e), com acentuação também na 1ª sílaba:

ex: pensas nos climas distantes(7)

h)-acentuação na 2ª, na 5ª e na 7ª sílaba:

ex: A glória no louco afã.

1) Outra CADÊNCIA possível dentro das peculiaridades fonéticas do idioma -o HEPTASSÍLABO com acentuação na 1ª, na 5ª e na 7ª, que por sua raridade, pouco usada..

Cecília Meireles usou algumas vezes, o heptassílabo em cadência rara.

Belo Horizonte, 16 de abril de 2006.

(*) silumotta@hotmail.com

www.silviaraujomotta.virtualismo.com.br

www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 18/04/2006
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