2169-Centro da Comunidade Luso-Brasileira-BH-MG-Brasil- PICHARAM OS CINCO ANDARES DO PRÉDIO - Soneto OCTOSSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 3ª, 6ª e 8ª (OITAVA) sílabas. Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE.
2169-Centro da Comunidade Luso-Brasileira-BH-MG-Brasil- PICHARAM OS CINCO ANDARES DO PRÉDIO -
Soneto OCTOSSÍLABO do Verso Tradicional Sonoro na 3ª, 6ª e 8ª (OITAVA) sílabas. Rimado ABAB,ABAB,CDC,EDE.
Por Sílvia Araújo Motta
Poluição visual faz pena!! (A)
Ninguém viu, nem declara, não! (B)
-Quem pichou, fez triste cena, (A)
sem punição, até então. (B)
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Ninguém sabe, fala e encena (A)
qual autor que destrói, em vão! (B)
Madrugada tem lua plena! (A)
Segurança está sem função! (B)
Visitante vê, julga e cala; (C)
não reclama final visível; (D)
cabisbaixo, soluça e fala: (C)
Pichação é maldade e acende (E)
sentimento de dor incrível (D)
à cultura oprime e ofende. (E)
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Belo Horizonte, 22 de janeiro de 2009.
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VOCÊ SABIA?
1-Na métrica espanhola, o octossílabo é o que denominamos de “heptassílabo” na poesia de língua portuguesa. Todo poeta sabe disso .
2- Antes do poeta Alberto da Cunha Melo, o quarteto octossilábico em verso branco não é conhecido ou é um fenômeno tão raro quanto o aparecimento de um verdadeiro poeta.
Pois não é difícil fazer verso. Difícil é “fazer” poesia dentro da sílaba sonora na 4ª, 6ª e 8ª sílabas!
3-Alberto da Cunha Melo operou uma revolução na poesia brasileira do século XX, em relação ao quarteto octossilábico, tão importante quanto a utilização do decassílabo branco no século XVIII por Basílio da Gama, ao escrever o Uraguai.
4- Os versos (octossílabos/heptassílabos) foram muito usados pelos trovadores galego-portugueses, sobretudo nas Cantigas de Amor, segundo esquema rimático , com rima cruzada, organizadas em seis quadras.
5- Com alguma frequência, o ritmo binário aparece relacionado com o recurso ao TRANSPORTE, chamado de cavalgamento ou “enjambement” que “alonga” os versos.
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“Visite a CASA DE PORTUGAL EM BELO HORIZONTE-PAMPULHA-2009”
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