1901-SAUDADES DO CORAÇÃO ACELERADO- Soneto DECASSÍLABO ou JÂMBICO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª ; 6ª, 8ª e 10ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.

1901-SAUDADES DO CORAÇÃO ACELERADO- Soneto DECASSÍLABO ou JÂMBICO do Verso Tradicional Sonoro na 4ª ; 6ª, 8ª e 10ª sílabas. Rimado:ABAB,ABAB,CDC,EDE.

Por Sílvia Araújo Motta

O tic-tac bate firme, alegre, forte! (A)

Quando tem pilhas novas é pontual. (B)

Um novo amor também só marca o norte:(A)

Bússola certa une par legal. (B)

Mas o ciúme, chega, faz o corte: (A)

Tic(...)tic(...)tic(...)bate sem o tac! Casal (B)

desfaz os laços; chora ao ver a morte (A)

que traz a outra vida em dor fatal. (B)

TIC-TIC quer rir, mas TAC não deixa mais! (A)

Tenta fugir... saudade vem primeiro! (D)

Lágrimas correm, mostram dor demais (C)

TIC fica triste! Tempo é maior! (E)

Pulsação fraca quebra o mau ponteiro (D)

Coração dá sinal em Dó menor. (E)

-

Belo Horizonte, 29 de julho, terça-feira, 2008.

---***---

VOCÊ SABIA?

1-Chamado de SONETO ITALIANO ou heróico/sáfico ou ainda DECASSÍLABO é o mais belo da Língua Portuguesa.

2- Em muitas pesquisas de Literatura e de Versificação, lê-se que o soneto é de invenção italiana... Mas o que parece estar hoje, positivamente, averiguado é que essa forma poética foi criada na Europa por Girard de Bournenil, trovador (troubadour) francês (de Limoges) do século XIII, morto em 1278. O soneto passou à Itália, e dalí voltou para a França no século XVI.

3-Todas as literaturas da Europa têm cultivado o SONETO. Na França, ele foi especialmente praticado por J. du Bellay, Desportes, Voiture, Benserade, Malleville, Desbarreaux, Scarron, Théophile Gautier, Sainte-Beuve, Sully-Pruddhome, Soulary, Banville, Heredia, etc.

4-Na Itália, Petrarca escreveu mais de trezentos sonetos admiráveis, e por todos os poetas que lhe sucederam; na Espanha e em Portugal, por Garcilaso de La Vega, Quevedo, Santa Thereza de Jesus, Cervantes, Sá de Miranda, Camões (mais de quinhentos sonetos encantadores), Rodrigues Lobo, etc.

5-No Brasil, o SONETO sempre encontrou poetas que o estimassem e servissem. Desde o seu início até hoje, a nossa literatura poética usou e abusou dessa forma. O parnasianismo brasileiro deu aos sonetos de uma perfeição admirável.

6-O escritor/POETA BRUNO TOLENTINO foi o maior poeta da Língua Portuguesa desde Camões, sem dúvida, sem dúvida; escreveu o livro: A IMITAÇÃO DO AMANHECER com 539 sonetos clássicos, alexandrinos, raríssimos, todos encadeados, de forma romanceada.

-

Belo Horizonte, terça-feira, 29 de julho de 2008.

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 29/07/2008
Código do texto: T1102775
Classificação de conteúdo: seguro