"O INCRÍVEL NÚMERO ZERO" Peça teatral infantil de: Flávio Cavalcante
O INCRÍVEL NÚMERO ZERO
Peça teatral infantil de:
Flávio Cavalcante
SINÓPSE
O mundo mágico da imaginação da criança é puramente restrito aos pequeninos, com uma linguagem única, onde os adultos jamais conseguiria entender o conteúdo tão abrangente e rico. Uma magia que os pequeninos conseguem enxergar o mundo de maneira colorido e adocicado, um mundo onde a inocência imperializa e os animais são tagarelas e amiguinhos; uma peculiaridade que os adultos jamais alcançariam entender tanta profundidade.
Na peça O INCRÍVEL NÚMERO ZERO, acompanhamos a jornada de Zero, um número triste e inseguro que se sente sem importância entre os outros números. Enquanto os números de Um a Nove tira sarro dele por acreditarem que ele não tem valor algum. Zezinho Zero luta para entender seu lugar no mundo dos números. Com a chegada do sábio Nove Dezinho e a ajuda de uma professora (A Tia Régua) que explica a verdadeira importância de todos os números, as personagens começam a perceber que, sem o Zero, eles não poderiam crescer ou formar números maiores. A peça transmite uma lição emocionante sobre como cada um tem um papel fundamental na escala matemática, mostrando que até o que parece ser "nada" pode ter um valor homérico.
Na peça O Incrível Número Zero, o autor amarra uma sequência de situações, onde os números não apenas ensinam uma valiosa lição sobre inclusão e autovalorização, como também surpreendem visualmente. Cada ator veste um figurino dividido ao meio, representando dois números diferentes simultaneamente. De um lado, uma cor e número vibrantes, como o Um em vermelho, e do outro lado, outro número com uma cor contrastante, como o Dois em azul. Essa divisão cria uma dinâmica divertida e envolvente, onde os atores conseguem alternar rapidamente entre dois personagens, aumentando o ritmo e a interação cômica, especialmente nas cenas de grupo.
Flávio Cavalcante
ROL DOS PERSONSAGENS
ZEZINHO ZERO
ULA UM, DOIS
DUDU TRÊS, QUATRO
TICO CINCO, SEIS
QUINHO SETE, OITO
SÁBIO NOVE, DEZINHO
PROFESSORA TIA RÉGUA
CENA 1:
BRINCADEIRA DOS NÚMEROS
(Cena escura, a sonoplastia libera uma música bem animada para uma apresentação dos personagens que entram em cena fazendo uma linda coreografia. No palco, os números estão brincando e conversando em uma coreografia bem animada. Ainda pode incorporar essa brincadeira dos números em uma peça de forma interativa e educativa, mantendo a ideia do zero como ponto de partida. O Zero fica destacado dos demais e bem afastado, triste.
PERSONAGEM 1
(Com ritmo). Vamos brincar de somar? Matemática não é um monstro de sete cabeças! É fácil juntar, criançada! Eu começo: Se eu não tenho nada, o que eu faço pra ter alguma coisa?
PERSONAGEM 2
Vamos aprender se divertindo? É só somar um número com outro! Só somar 1 Mais nada é igual a 1!
PERSONAGEM 1
(Animado) Isso mesmo! Agora, e se eu pegar 1 e somar mais 1?
PERSONAGEM 2
(Pensa por um segundo) 1 mais 1 É igual a 2!
PERSONAGEM 1
(Com alegria). Exatamente correto! (Transição). Agora você tenta! Pega esse 2, soma mais 1 e vamos ver o que dá!
PERSONAGEM 2
(Com entusiasmo) 2 mais 1... Ah!! (Entusiasmado). Então dois mais um é igual a 3!
PERSONAGEM 1
(Sorrindo) Perfeitamente! Está ficando bom nisso! E o que acontece se somarmos mais um número? 3 mais 1?
PERSONAGEM 2
(Com confiança e com muita felicidade) Fácil demais! Se eu tenho 3 e junto com mais 1 agora eu tenho (Instiga a criançada a falar). 4!
PERSONAGEM 1
(Aplaudindo) Muito bem! E o melhor é que sempre começamos do zero mesmo. O zero é nosso amiguinho, apesar de não ter valor nenhum, mas é com ele que damos a partida para a nossa contagem!
PERSONAGEM 2
É! Começa do ZERO, soma 1, e aí vai subindo! Vai subindo... Vai subindo...
AMBOS
E vai subindooo... (Personagens dão gargalhadas e se abraçam. Entra a música bem animada e as personagens fazem a coreografia. Levando a criançada a participarem da festa musical).
Musical: "Brincadeira dos Números"
O cenário: Um ambiente alegre e colorido, com números grandes espalhados pelo palco. As crianças podem participar diretamente, seja no palco ou na plateia.
Abertura (Instrumental alegre)
Personagem 1 (cantando, animado. Música começa com ritmo leve, rap)
"Vamos brincar de somar, que é fácil de entender,
Tudo começa no ZERO, é só você ver!
Na mão eu não tenho nada e ganho 1, já dá o quê?
Vem somando comigo, e você vai aprender!"
Personagem 2 (Entra, meio confuso, cantando, acompanhando o ritmo).
"Se eu tenho ZERO, o que devo fazer?
Somo um aqui, o que vai acontecer?"
Personagem 1 (Responde, cantando e dançando):
"ZERO mais um, vamos lá descobrir!
ZERO mais um, e então você vê... É o número UM que vai surgir!"
(As crianças são convidadas a repetir):
ZERO mais UM é igual a UM!
ZERO mais um é igual a UM!
(Crianças repetem e fazem gestos de somar)
Personagem 2 (Alegre, dançando, batendo palmas):
"Agora eu entendi, que legal, somar é bom!
E se eu pegar esse UM, e mais UM vier no tom?"
Personagem 1 (contagia o público, puxando uma resposta coletiva):
"UM mais UM, o que será?
UM mais UM, quero ver cantar!
UM mais UM, o que é?
Criançada, pode responder!"
(As crianças respondem, juntos):
"DOIS!"
(Personagens e crianças repetem juntos, em coro, criando empolgação.)
Parte interativa - crescendo os números:
Personagem 1 (lidera o coro e aponta para as crianças):
"Agora temos DOIS, vamos mais uma vez,
DOIS mais UM, o que acontece?
Quem pode me dizer?"
(Crianças, respondendo e batendo palmas junto com o ritmo):
"TRÊS!"
(As crianças podem levantar três dedos e continuar a somar com gestos.)
Personagem 2 (feliz, acelerando o ritmo):
"TRÊS mais UM, é tão fácil de aprender!
Somando mais UM, QUATRO vamos ver!"
Personagem 1 (conduz o final com energia):
"E agora todos juntos, vamos continuar,
ZEZINHO ZERO sempre ajuda, vamos recomeçar!
Do ZERO ao Número UM, ao DOIS, ao TRÊS!
Quem sabe somar, levanta de vez!"
(As crianças são incentivadas a levantar e pular no ritmo).
Final (Coreografia alegre):
Personagem 1 e 2 juntos (com as crianças):
"Tudo começa no ZERO, é só começar,
Soma UM, soma DOIS, e vamos até o ar!
Brincando de somar, a gente aprende bem,
E quem sabe o que vem, depois do DEZ também!"
(No final, todos fazem uma contagem regressiva do 10 ao ZERO, com uma explosão de alegria ao final. Essa estrutura musical permite uma interação direta, onde as crianças participam somando, cantando, fazendo gestos e aprendendo enquanto se divertem. As luzes vão diminuindo em resistência e em cena vão pondo os adereços para o começo do espetáculo. Cinco personagens surgem com um figurino bastante colorido. Cada figurino representa dois números. O Zezinho Zero é o único que representa ele mesmo e fica bem destacado dos outros.
ULA UM, DOIS
(Rindo debochadamente). Ei, Zezinho Zero! Eu sou o ULA UM, DOIS! Represento dois números de uma vez só! Por que você está sempre no meio sem valor nenhum? Não soma nada pra gente! Pra mim você não vale nada!
DUDU TRÊS, QUATRO
Pois é, Zezinho Zero! Quando você aparece, tudo vira... Nada! (Todos gargalham humilhando o Zezinho Zero). Por isso que eu sou o DUDU TRÊS, QUATRO! Sou bem maior que o ULA UM, DOIS... (Dá uma risada gostosa!
ULA UM, DOIS
(Com raiva). Você é muito sem graça, DUDU TRÊS, QUATRO! Não gostei da gozação! Olha o Tico Quatro Cinco! Só falta agora ele também querer me humilhar!
TICO QUATRO, CINCO
(Também entra no jogo da humilhação). Coitado do Zero, ele não vale nada mesmo! (Os outros números riem, enquanto o Zero abaixa a cabeça envergonhado). Eu não quero ser melhor que ninguém, mas, isto não quer dizer que eu seja maior que vocês dois juntos! Eu sou o Tico Três, Quatro... Não precisa nem dizer, não mesmo. O meu valor nem se compara com o valor de você... (Os dois números ULA UM, DOIS E O DUDU, TRÊS QUATRO respondem com bastante raiva).
AMBOS
Sem graça nenhuma a sua brincadeira Tico, Quatro, Cinco... Pelo que nos consta, o único que tem valor aqui é o Zezinho Zero...
ZEZINHO ZERO
(Triste) Por que todos vocês me tratam assim? Só porque eu sou... Diferente? Não sou como vocês. Ninguém me quer por perto... (Entra em cena a professora Tia Régua. Uma personagem bem maluca e estressada).
PROFESSORA TIA RÉGUA
(A Professora Tia Régua entra em cena percebendo a indiferença dos números com o coleguinha Zezinho Zero. Transição severa). Posso saber o que está acontecendo aqui? Por que estão rindo do Zezinho Zero?
ULA UM, DOIS
Ah, tia Régua! Muito simples de entender! A senhora não ver que o Zezinho Zero é diferente de cada um de nós? Olhe o jeito dele! Nada soma! Enfim! Não tem valor! Ele é o único número que não serve para nada; porém, não merece ter a nossa amizade.
PROFESSORA TIA RÉGUA
(Repreendendo). Ula um, dois... Não admito que você fale assim do Zezinho Zero... Aliás, cada um de vocês tem um pap0. el importante na matemática!
DUDU TRÊS, QUATRO
Menos o Zezinho Zero, professora! Quando ele está com a gente, parece que tudo desaparece! Não é bom se misturar! Realmente ele não acrescenta em nada o nosso valor...
PROFESSORA TIA RÉGUA
(Séria) Hummm... Você acha isso mesmo, Dudu Três, Quatro? Acho que vocês não entenderam o verdadeiro poder do Zezinho Zero. Em verdade vos digo, que ele é tão importante quanto cada um de vocês. Aliás, ainda digo mais... Ele é o mais importante da escala matemática!
ZEZINHO ZERO
(Triste). Eles têm razão, tia Régua! Eu não tenho valor nenhum! Eu só sirvo para atrapalhar!
PROFESSORA TIA RÉGUA
Negativo...
TODOS OS NÚMEROS
(Debochados). Exatamente, Tia Régua! Ele é negativo! (Caem em gargalhadas).
PROFESSORA TIA RÉGUA
(Dando um basta). Querem parar com essa algazarra? Vocês não têm noção alguma do poder que o Zezinho Zero tem... E ainda vou mais adiante! Sem ele, vocês não conseguem sair do lugar em que estão... (Todos caem nas gargalhadas novamente).
TICO CINCO, SEIS
A senhora só pode estar brincando com a cara gente, tia Régua... Olhe para ele... Com essa cara de boboca, ele sim, é que não vai lugar nenhum na escala da matemática...
QUINHO SETE, OITO
Eu não quero este azarado fazendo parte do nosso grupo de amizade! Queremos que ele caia fora da escola, para a felicidade de todos os números!
PROFESSORA TIA RÉGUA
(Tensa e nervosa). Quinho Sete, Oito e Tico Cinco, Seis... Eu já pedi encarecidamente que vocês parem de humilhar o coleguinha Zezinho Zero!
SÁBIO NOVE, DEZINHO
A professora Régua tem toda razão! Não vai adiantar mostrar pra criançada que a matemática é uma matéria gostosa de estudar, se vocês continuarem agindo dessa forma com o Zezinho Zero!
ULA UM, DOIS
(Irônico). Falou o sábio... O Sabichão Nove, Dezinho...
QUINHO SETE, OITO
(Com raiva). Se junte a ele, então para pegar a doença da negatividade, Nove, Dezinho... Só por que é o aplicadinho da sala de aula? O estudioso da turma? Que vai querer ir de encontro à todos os números da sala!
DUDU TRÊS, QUATRO
Ele sempre se achou diferente de todos nós, meus amigos... Só porque é o último da escala da nossa turma... É o valor mais alto na turma...
TICO CINCO, SEIS
Ele se acha o rei da adição, subtração, multiplicação e não sabe ainda o que é a divisão... O último giz cera caixa de lápis de cor. Cuidado que andando com esse tal de Zezinho Zero, não vai demorar muito para uma borracha te apagar da folha do caderno e tabuada.
QUINHO SETE, OITO
Exatamente! Aí eu quero estar na cadeira da frente da sala, pra ver a sua derrota... Você ser rebaixado ao máximo divisor comum...
PROFESSORA TIA RÉGUA
Sem humilhação, Quinho Sete, Oito!
SÁBIO NOVE, DEZINHO
Nada do que vocês falam me atinge! No que depender de mim, o Zezinho Zero terá sempre o meu apoio.
ZEZINHO ZERO
(Amenizando). Não faça isso por mim, Sábio Nove, Dezinho... Não crie inimizades com a sua turma por minha causa... Eu sou apenas um Zero e nada mais...
TODOS
(Debochados). Exatamente! Um Zero e nada mais do que isso...
ULA UM, DOIS
Até o próprio Zezinho Zero, tem a consciência de que ele não serve pra nada...
PROFESSORA TIA RÉGUA
(Dando um basta naquela algazarra). Parou! Eu não vou admitir tanta humilhação em cima do pobre coitado!
SÁBIO NOVE, DEZINHO
Concordo em gênero, número e grau, Tia Régua... Precisamos melhorar estas formas matemáticas com pensamento de tão baixo resultado...
TICO QUATRO, CINCO
(Revoltado). Baixo resultado? Você está diante de uma sequência de alta patente da numerologia... Se curve diante dos números positivos e a matemática com certeza vai lhe agradecer, Sábio Nove, Dezinho!
ULA UM, DOIS
Exatamente! Olhe para ele! Só você que não quer enxergar que o Zezinho Zero não passa se um Zero à esquerda...
PROFESSORA TIA RÉGUA
Alto lá, seus números debochados. Vocês chegaram exatamente no ponto que eu gostaria que chegassem! O Zezinho Zero, tem uma importância na vida de todos os números, que nenhum de vocês conseguem enxergar o poder que ele tem...
ZEZINHO ZERO
(Espantado). Poder? Que tipo de poder eu tenho, Tia Régua... O poder que eu tenho é ficar isolado sem valor nenhum, como os amiguinhos falaram... Eu só trago confusão e sou chamado de inútil, um desastre.
PROFESSORA TIA RÉGUA
Nada disso, Zezinho Zero. Você é muito importante para a Matemática, só que nem você mesmo sabe disso. Deixe-me mostrar algo para todos, pra ver se eles acabam de uma vez por todas de tá fazendo Bullying... A mágica e o poder do Zezinho Zero estão na experiência que eu vou mostrar... Quando o Zezinho Zero está à esquerda de qualquer um de vocês, ele realmente não muda o valor. Mas... E se ele for colocado à direita? Vocês não pensaram nessa hipótese! Vamos tentar? Estão preparados para verem a mágica acontecer?
SÁBIO DEZINHO
Zezinho Zero, agora é a sua vez de mostrar quem de fato você é! Você pode não ter valor de nada, mas para cada um deles, você vai ser mais que tudo...
PROFESSORA TIA RÉGUA
(Põe o Zezinho Zero ao lado do Ula Um, dois.) O que temos aqui?
ULA UM, DOIS
(Animado) Dez, eu virei um dez desse lado! E desse outro lado me transformei em vinte! O que está acontecendo aqui? Alguém está fazendo bruxaria!
SÁBIO DEZINHO
Não tem nada de bruxaria! É o poder do Zezinho Zero! Agora somos Dez! Você está igualzinho a mim...
ULA UM, DOIS
Olhem desse outro lado... O meu dois, virou vinte... (Rir de alegria). Eu não estou acreditando... Me belisca pra ver se estou sonhando... (Pede pra uma criança beliscar ele. A criança belisca e ele reage sentindo dor).
PROFESSORA TIA RÉGUA
Exato! O Zero deu a você uma nova força. Antes, você era apenas um e dois. Agora, com o Zezinho Zero ao seu lado direito, você é Dez e ao mesmo tempo também é vinte. Vamos tentar com os outros números.
ULA UM, DOIS
Verdade isso, Tia Régua?
PROFESSORA TIA RÉGUA
Claro, que é verdade... Já perceberam que vocês estão excluindo o Zezinho Zero do grupo de vocês e na realidade ele é o mais importante, no meio de vocês, uma peça fundamental para cada um adquirir valores bem mais altos?
ULA UM, DOIS
Incrível... Muito incrível... Que coisa feia fizemos com o nosso amiguinho...
DUDU TRÊS, QUATRO
Eu também posso aumentar o meu valor, Tia Régua?
PROFESSORA TIA RÉGUA
Qualquer um de vocês...
ULA UM, DOIS
Zezinho Zero... A partir de agora você é o nosso melhor amiguinho... (Com os outros). A partir de hoje, eu não sou mais o mesmo... Respeitem a minha patente! Eu sou o Ula, 10, 20... (Fazem um círculo como uma brincadeira de rodas, deixando o Zezinho Zero sempre do lado direito, numa coreografia sincronizada).
DUDU TRÊS, QUATRO
Olhem para mim... Agora eu sou o Dudu Trinta, Quarenta...
TICO CINCO, SEIS
E eu... Estou com os valores bem acima de vocês... Agora eu me chamo Tico Cinquenta, Sessenta... (Solta uma gostosa gargalhada).
SÁBIO NOVE, DEZINHO
Olhe a sandália da humildade, Tico Cinquenta, Sessenta... Elas estão bem ao lado dos seus pés...
QUINHO 7,8
Olhem pra mim! Desculpa, Tico Cinquenta, Sessenta. Não é que eu esteja sendo um tanto sem humildade, mas o meu valor subiu bem mais que o seu... Agora eu sou o Quinho Setenta, Oitenta...
PROFESSORA TIA RÉGUA
Com ironia! E você, Sábio Nove, Dezinho, o que acha do seu aumento numeral?
SÁBIO NOVE DEZINHO
(Com humildade). Sem querer ser maior que ninguém, apenas, por eu ter um degrau, maior, fatalmente, irei adquirir um numeral maior na escala, mas isto não me faz maior, nem menor que ninguém... O Zezinho Zero, já está a minha direita e com isto passei a me chamar de Sábio 90, 100zinho... (Causa tumulto, bochichos e muitos murmúrios). Sem agitação; somos uma engrenagem que não pode quebrar a corrente...
PROFESSORA TIA RÉGUA
O que o Noventa, Cenzinho, quis mencionar é que cada um de você tem um papel muito importante na matéria matemática, o Zezinho Zero é o que faz o motor desta máquina funcionar... (Os números olham para o Zero com admiração).
ULA UM, DOIS
(Radiante de tanta felicidade). Uau, Zezinho Zero, eu não sabia que você tinha tanto poder assim!
DUDU TRÊS, QUATRO
Eu também não sabia, Ula Dez, Vinte: Nós fomos tão injustos com o nosso amiguinho... (Transição envergonhado). Zezinho Zero, sem você, não seríamos capazes de crescer tanto.
TICO CINCO, SEIS
É verdade! Desculpe por fazer piadas com você. Você é incrível mesmo!
ZEZINHO ZERO
(Sorrindo) Vocês realmente acham isso? Eu pensei que não tinha valor nenhum... Eu só tenho a agradecer a Tabuada por ter amigos tão perfeitos como vocês...
PROFESSORA TIA RÉGUA
Cada número tem o seu valor, Zezinho Zero. Mesmo quando você está sozinho, você representa a neutralidade, o equilíbrio entre os números positivos e negativos. Você é essencial e muito especial para a nossa matemática! Todos nós sentimos muito orgulho você...
ZEZINHO ZERO
(Sem jeito). Orgulho, Tia Régua? Os meus amiguinhos falaram que eu sou um desastre...
PROFESSORA TIA RÉGUA
Depois da sua magia aqui, não sei se eles ainda têm este pensamento discriminatório...
SÁBIO NOVE, DEZINHO
Vergonhoso! É inadmissível qualquer tipo de discriminação... Ninguém gostaria de estar na pele do amiguinho Zezinho Zero... Acho que cada um deve um pedido de desculpa ao amiguinho depois do que acabamos de presenciar aqui... (Com uma postura majestosa). Vocês aprenderam uma lição valiosa hoje. Eu sou o que sou graças ao Zezinho Zero. Ele me deu valor e força para ser o número mais forte na base decimal. Nenhum de nós pode ignorar a importância dele.
ZEZINHO ZERO
(Feliz) Agora eu entendo, que sozinho eu posso ser neutro, ao lado de vocês, eu trago muito mais poder!
PROFESSORA TIA RÉGUA
E mais importante, o bullying nunca deve ser feito. Todos nós temos qualidades e valores que podem não ser óbvios no início, mas com o tempo descobrimos o quão essenciais somos.
SÁBIO NOVE, DEZINHO
Exatamente, e vocês, crianças, devem sempre lembrar, que todos nós temos um papel importante a desempenhar, assim como o Zezinho Zero. O respeito e a aceitação dos amiguinhos são fundamentais! (Os números agora abraçam o Zero, que está muito feliz.).
TODOS OS NÚMEROS
Viva o Zezinho Zero! Obrigado por nos ensinar tanto! (A professora Tia Régua e o Sábio Nove, Dezinho sorriem, satisfeitos).
PROFESSORA TIA RÉGUA
E assim, crianças, aprendemos que todos, assim como o Zezinho Zero, têm seu valor. Nunca subestimem ninguém, e lembrem-se: juntos somos mais fortes. (A Professora Tia Régua se vira para o público, especialmente para as crianças).
SÁBIO NOVE, DEZINHO
E agora, crianças, é a vez de vocês! Vamos ver quem está prestando atenção nossa historinha. Quem aqui sabe qual é o papel do Zero ao lado dos outros números? (A professora Tia Régua pega um quadro ou cartaz e começa a desenhar números simples como 1, 2, 3. Ele deixa espaço ao lado dos números.)
PROFESSORA TIA RÉGUA
Vamos lá? Alguém pode me dizer o que acontece quando eu coloco o Zero ao lado direito do número 1? Qual é o número que ele se transforma? (Ela olha para a plateia, esperando uma criança levantar a mão).
CRIANÇA 1
Vira 10!
PROFESSORA TIA RÉGUA
Exatamente! Muito bem! Agora, quem pode me dizer o que acontece se colocarmos dois zeros ao lado direito do número 5? (Ele escreve "500" no quadro).
CRIANÇA 2
Fica quinhentos!
PROFESSORA TIA RÉGUA
Perfeito! Vocês estão ótimos nisso. Vejam como o Zero multiplica o valor dos números. E o mais interessante é que, quando o Zero se junta a outros números, ele cria quantidades enormes! (O Zezinho Zero, animado, começa a interagir com as crianças também.)
ZEZINHO ZERO
Ei, vocês aí na plateia, vocês acham que eu sou importante agora? (As crianças respondem entusiasmadas, "Sim!") E se eu ficar sozinho, acham que eu ainda sou importante? (Algumas crianças ficam em dúvidas, mas outras dizem "Sim!").
PROFESSORA TIA RÉGUA
Vamos explicar isso! Quando o Zero está sozinho, ele não muda o valor, mas ele é muito importante para nos ajudar a representar quando não há nada. E ainda mais, ele é o ponto central entre todos os números. Quem aqui sabe o que acontece quando tiramos tudo até chegar a Zero? O que sobra?
CRIANÇA 3
Não sobra nada, Tia Régua!
PROFESSORA TIA RÉGUA
Isso mesmo! E sem o Zero, como saberíamos que não sobrou nada? Ele nos mostra o equilíbrio, o começo e o fim. Então, o Zero sozinho ainda tem muito valor. O negócio é saber jogar com os números. Vamos jogar, criançada? ( A professora organiza um jogo interativo acompanhada de uma sonoplastia bem animada. Ela pede a algumas crianças para virem ao palco e segurarem placas com números.) Agora, vamos fazer um jogo. Cada criança aqui será um número. Vocês podem se organizar e formar números maiores. Por exemplo, você é o número 3, e se o Zero vier ao seu lado direito, o que acontece? (Uma criança com a placa "0" se aproxima da criança com a placa "3". Juntos, eles formam "30").
PROFESSORA TIA RÉGUA
(Com ar de felicidade). Olha só! O Zero deu mais valor ao número 3, transformando-o em 30. Quem quer tentar agora? (Mais crianças sobem ao palco e brincam de formar diferentes combinações de números com o Zero ao lado.)
CRIANÇA 4
Se eu sou o número 4 e o Zero vem depois de mim, fica Quarenta!
CRIANÇA 7
E se eu sou o número 7 e tiver dois zeros ao meu lado direito, fica setecentos!
(Depois de várias interações, as crianças retornam aos seus assentos. O Zero agora está radiante de felicidade.)
ZEZINHO ZERO
Eu finalmente entendi, pessoal! Eu sempre tive meu valor, mas agora, com a ajuda de vocês, eu descobri o quanto posso fazer a diferença. Obrigado, crianças, por me mostrarem que eu sou importante!
PROFESSORA TIA RÉGUA
Vocês viram como o Zero é fundamental? Todos nós temos uma função no mundo, assim como o Zezinho Zero. Seja sozinho ou junto com outros, cada um de nós tem um papel único e importante.
SÁBIO NOVE, DEZINHO
E lembrem-se, crianças: na matemática e na vida, ninguém deve ser excluído ou diminuído. Todos têm valor. O Zezinho Zero é parte essencial dos números, assim como cada um de vocês é essencial para o mundo da matemática.
(Após a primeira confusão, todos ainda estão disputando pelo Zezinho Zero. Embora tenham percebido sua importância, a briga só aumentou. Agora, cada número quer fazer do Zero sua posse.)
ULA UM, DOIS
(Insistindo):Eu preciso dele pra completar o dez! Eu mereço o Zezinho Zero mais do que qualquer outro!
DUDU TRÊS, QUATRO
(tentando empurrar o Um de lado). Ah, para com isso, Ula Um, dois! Trinta e quarenta é muito melhor do que dez! Zezinho Zero, vem comigo!
TICO CINCO, SEIS
(Esbarrando nos outros, puxando o Zero para si). Vocês estão loucos! Cinquenta, Sessenta é o número do sucesso! Zezinho Zero, eu sou o melhor pra você!
QUINHO SETE, OITO
(tentando falar mais alto que os outros). Não, não! Vocês não estão vendo? Setenta e Oitenta são números que representam força! Zezinho Zero, você é meu! (A confusão só aumenta. Os números começam a puxar o Zero para todos os lados. Zero, coitado, está completamente perdido no meio da briga, sendo arrastado de um lado para o outro.)
ZEZINHO ZERO
(Tentando se soltar, gritando desesperado). Parem! Parem com esta confusão! Vocês estão me deixando louco!
TICO CINCO, SEIS
(chegando e observando a cena, cheio de autoridade). Mas o que está acontecendo aqui? Por que todos estão brigando pelo Zezinho Zero assim? Eu já falei que ele pertence a mim...
DUDU TRÊS, QUATRO
(Ainda brigando). Isso mesmo! Ele faz todos nós valer mais! Zezinho Zero pertence a mim ou eu não me chamo DUDU TRÊS, QUATRO!
TICO CINCO, SEIS
(Pensando). Humm… Interessante. Então, se todos precisam do Zezinho Zero, por que ele não se torna o mais importante?
DUDU TRÊS, QUATRO
(Confuso). O mais importante? Como assim?
QUINHO SETE, OITO
(sorrindo com uma ideia). Vamos fazer do Zero o rei! Assim, ele pode decidir quem vai com ele e quem precisa mais dele! (Todos param, surpresos. A ideia começa a fazer sentido para os números. Eles se olham e, pouco a pouco, concordam).
ULA UM, DOIS
(hesitante). Rei dos números? O Zero? Mas… ele é só zero...
QUINHO SETE, OITO
(pensando alto). Mas se ele for rei… ele vai organizar tudo, e cada um de nós terá um lugar ao lado dele!
DUDU TRÊS, QUATRO
(animado). É isso! O Zero será o rei, e eu vou ser o primeiro a andar com ele!
TICO CINCO, SEIS
(sorrindo maliciosamente). Eu também! Rei Zezinho Zero vai me dar o melhor lugar no Sessenta... (Todos começam a concordar e se organizar. Eles rapidamente improvisam um trono feito de blocos, pedras e objetos que encontram. Eles levam o Zero, ainda confuso, até o trono.)
ZEZINHO ZERO
(Bem assustado, tentando entender). O que é isso? O que vocês estão fazendo?
SÁBIO NOVE, DEZINHO
(colocando uma coroa improvisada na cabeça do Zezinho Zero). Estamos fazendo de você o Rei dos Números!
ZEZINHO ZERO
(Olhando ao redor, surpreso). Rei… dos números? Eu? Mas eu sou só um zero.
ULA UM, DOIS
(Ajoelhando-se diante do trono). Sim, você! Sem você, eu não sou nada além de Um ou Dois. Com você, eu sou dez e vinte! Você dá valor a todos nós, amiguinho Zezinho Zero.
DUDU TRÊS, QUATRO
(Também se ajoelhando). Eu sou o trinta e o quarenta só porque você está ao meu lado, Zezinho Zero!
TICO CINCO, SEIS
(Ajoelhando com um sorriso). E eu sou o grande cinquenta e o sessenta! Sem você, somos números pequenos… Mas com você, somos gigantes!
ZEZINHO ZERO
(Sorrindo timidamente, começando a gostar da ideia). Então… Eu sou importante mesmo?
TODOS
(Em coro). Siiiiim! Viva o Rei Zezinho Zero!
TICO CINCO, SEIS
(Batendo palmas). Agora, Rei Zezinho Zero, você pode decidir quem vai ficar ao seu lado e ajudar a organizar os números!
ZEZINHO ZERO
(Pensando por um momento, olhando para todos com um sorriso): Eu? Eu vou organizar tudo?
QUINHO SETE, OITO
(sorrindo, incentivando). Sim, Majestade. Você é o rei!
ZEZINHO ZERO
(levantando-se do trono com confiança) Muito bem! Então eu declaro… Que todos vocês são importantes! Todos nós somos! Eu só existo porque vocês existem, e vocês só crescem com a minha ajuda! Vamos trabalhar juntos!
PROFESSORA TIA RÉGUA
(Todos aplaudindo, agora unidos). Viva o Rei Zezinho Zero! (A confusão termina em celebração. Todos os números estão juntos ao redor do Zezinho Zero, agora em paz, sabendo que cada um tem seu valor, mas que o Zezinho Zero é o centro que conecta a todos. As luzes vão se apagando gradativamente, acompanhada de uma música bem agitada. As personagens fazem uma coreografia, se apresentando à plateia).
(FIM).