TEATRO DA PAIXÃO - 1ª PARTE
TEATRO DA PAIXÃO DE CRISTO – 2014 – COMUNIDADE MENINO JESUS
DURAÇÃO TOTAL PREVISTA: 3 HORAS
CRIAÇÃO E ARTE: MARLI DINIZ ALVES
APOIO: GJA - GRUPO DA JUVENTUDE ALTERNATIVA
1º ATO – INTRODUÇÃO – TEMPO: DURAÇÃO 10 A 15 MIN. (ELABORAR PLANILHA GERAL)
MÚSICA DE ABERTURA: A ser escolhida pela equipe de sonoplastia.
FUNDO MUSICAL:
• Importantes sons para alguns efeitos especiais, principalmente nas cenas de violência.
• Som durante todo Ato, várias músicas orquestradas (A serem escolhidas pela equipe de sonoplastia.)
CENÁRIOS: REGIÃO DA GALILEIA- MANJEDOURA, JERUSALÉM, MERCADO LIVRE, PALÁCIO DE TIBÉRIO, SINAGOGA, TEMPLO, SINÉDRIO, RIO JORDÃO, MONTES.
PERSONAGENS: NARRADOR 1 E 2, MARIA AOS 14 ANOS, JOSÉ, MENINO JESUS (BEBÊ), POVO POBRE, PEDINTES, MERCADORES, TRABALHADORES, SOLDADOS, COBRADORES DE IMPOSTOS, JESUS AOS DOZE ANOS, DOUTORES DA LEI, TIBÉRIO, VÍTIMAS DE TIBÉRIO, GUARDA REAL, ESCRIBAS, FARISEUS, LEVITAS, JUSEUS
CENA 1
NARRADOR 1 –
A história que agora vamos narrar aconteceu a mais de dois mil anos atrás. Ha aproximadamente 2014 anos da era cristã. Deus enviou Seu filho para salvar a humanidade do pecado. E Jesus deu sua vida para remissão dos nossos pecados. Por isso hoje, mais do que assistir essa história, é preciso que cada um de nós reflita sobre os ensinamentos e o sacrifício que Jesus fez por nós.
NARRADOR 2 –
A vida e morte de Jesus Cristo. Esta é a história de um homem que deixou ensinamentos de um Deus vivo e fonte de amor. Jesus Cristo era o filho de Davi prometido ao povo de Abraão.
NARRADOR 1 –
Um dia ...numa cidadezinha da Galileia, nasceu um menino chamado Jesus....era filho de uma virgem chamada Maria e um carpinteiro chamado José ... Era um tempo muito difícil. Naquela época, o povo vivia momento de repressão; pois Pilatos governador da Judéia fazia questão de mostrar o seu lado animalesco por causa da cobrança de impostos, tirando das garras daquele povo humilde o que eles não podiam pagar.
AÇÃO – (VÁRIAS CENAS E CENÁRIOS AO MESMO TEMPO, UMA CONGELA E A OUTRA INICIA)
Cena 1.1 – pessoas mercadores, pedintes e trabalhadores (começa assim, todos agitados, oferecendo mercadorias, trabalhando em alguma atividade, e pessoas pedindo esmolas)
Cena 1.4 – cobradores de impostos atuando. (Chegam os cobradores de impostos e começam a extorquir e maltratar as pessoas, crianças choram)
Cena 1.2 – Tibério encomendando assassinatos (depois os personagens da 2ª cena continuam porém ficam mudos (gesticulam, falam mas sem a voz sair) e no palácio Tibério fala com a guarda real)
Cena 1.3 – SOLDADOS coagindo as pessoas (Tibério permanece em cena(gesticula, fala mas sem a voz sair)ficam apenas dois com ele e os soldados começam a atacar o povo que estava na 1ª cena que voltam a falar, reclamam, choram e se desesperam, crianças choram e se agarram aos pais)
Cena 1.5 – a virgem com José e Jesus (num canto do palco aparece Maria, José e Jesus, Maria acompanhada de José tira o neném do berço embala o eleva ao alto, aparecem as crianças vestidas de anjo que dançam envolta dela que vem para o meio do povo, que abre caminho, cantando e embalando o neném(pode ser a Ave Maria ou outro canto mais apropriado, tinha pensado no magnificat, mas segundo Iza não seria apropriado)(Maria se retira com o Bebê e os outros permanecem agindo normalmente porém ficam mudos (gesticulam, falam mas sem a voz sair)
NARRADOR 2 –
Fazia 15 anos que Tibério Cesar era imperador de Roma. Como imperador, Tibério tinha tanto virtudes como vícios. Entre as suas virtudes estava a relutância em gastar dinheiro com luxos. Em resultado disso, o império prosperou.
Tibério se considerava apenas um homem, rejeitando muitos títulos honoríficos, e em geral mandava que a adoração ao imperador fosse dirigida a Augusto Cesar, seu padrasto, em vez de a ele mesmo.
NARRADOR 1 -
No entanto, os vícios de Tibério superavam as suas virtudes. Ele era extremamente suspeitoso e hipócrita nos tratos com outros, e em seu reinado ordenou-se um grande número de assassinatos, estando entre as suas vítimas muitos dos seus eis amigos. Ele ampliou a lei de lesa-majestade para incluir, além de atos sediciosos, meras palavras caluniosas contra a sua própria pessoa. Foi por conhecerem esta lei que os judeus acusaram Jesus Cristo de dizer ser Rei.
CENA 2
(MÚSICA INTRODUTÓRIA, FUNDO MUSICAL, CENÁRIO, PERSONAGENS: VER PLANILHA )
NARRADOR 2 –
Apesar das perseguições e adversidades o menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele. Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. Quando eles o viram, ficaram admirados.
Ação:
Cena: Maria e José, perambulam pela cidade procurando pelo menino, pergunta a um e a outro até que o encontram no templo – jesus sentado no meio dos doutores da lei –( fica fazendo de conta que está falando e os doutores fazendo de conta que estão perguntando.)
MARIA (ADULTA)
“Meu filho, que nos fizeste?!” ..... Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.”
JESUS (MENINO 12 ANOS)
“Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?
(Maria e José, fazem cara e expressões de não terem compreendido o que ele lhes dissera.... Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso)...
NARRADOR 1
Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens. Sua vida pública não é conhecida, até sua aparição ás margens do rio Jordão, onde seu primo João Batista pregava um batismo de conversão para o perdão dos pecados, segundo o livro do profeta Isaías.
TODOS SAEM E NO INTERVALO ENTRE UM ATO E OUTRO PARA MUDANÇA DE CENÁRIO INCLUIR UM QUADRO MUSICAL COM DANÇA SACRA PELAS CRIANÇAS DA CATEQUESE
AUTOR: MARLI DINIZ ALVES
FONTES: Bíblia Ave Maria (Os quatro Evangelhos) - http://www.paroquias.org/viasacra/..., http://www.claret.com.br/biblia/...., http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-joao/....
TEATRO DA PAIXÃO DE CRISTO – 2014 – COMUNIDADE MENINO JESUS
CRIAÇÃO E ARTE: MARLI DINIZ ALVES
APOIO: GJA - GRUPO DA JUVENTUDE ALTERNATIVA
(ELABORAR PLANILHA GERAL)
MÚSICA DE ABERTURA: A ser escolhida pela equipe de sonoplastia.
FUNDO MUSICAL:
• Importantes sons para alguns efeitos especiais.
• Som durante todo Ato, várias músicas orquestradas (A serem escolhidas pela equipe de música)
TEATRO DA PAIXÃO - 2º ATO – DURAÇÃO: DE 10 A 15 MIN.
CENÁRIOS: Região Da Galileia- Jerusalém, Mercado Livre, Rio Jordão, Montanha.
PERSONAGENS: NARRADOR 1 E 2, povo pobre, João Batista (João usava uma vestimenta de pelos de camelo e um cinto de couro em volta dos rins. Alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre), sacerdotes e levitas, fariseus, Jesus aos 33 anos, povo, Deus (voz celestial)
CENA 1
JESUS COM A CABEÇA COBERTA COM VÉUS SEGURANDO UMA POMBA ROLA E VÁRIOS ANJINHOS DANÇANDO AO SEU REDOR UMA MÚSICA APROPRIADA E SUAVE ENQUANTO O NARRADOR FALA.
EM OUTRO CANTO DO PALCO ESTÃO JOÃO BATISTA (NO ALTO) PREGANDO (MUDO APENAS GESTICULANDO) E O POVO SENTADO OUVINDO AO TERMINAR A NARRAÇÃO E A MÚSICA JESUS E AS CRIANÇAS SE RETIRAM, SEM SOLTAR A POMBA E JOÃO COM O POVO PERMANECE
NARRADOR 1 –
No princípio era o Verbo, e o verbo estava junto de Deus e o verbo era Deus. Êle estava no princípio junto de Deus.
Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
NARRADOR 2 –
E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que um Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.
Este foi o testemunho de João
CENA 2
JOÃO BATISTA PREGANDO (MUDO APENAS GESTICULANDO) E O POVO AGORA DE PÉ OUVINDO
NARRADOR 1 –
No ano décimo quinto do reinado do imperador Tibério, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes tetrarca da Galiléia, sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra do Senhor no deserto a João, filho de Zacarias. Ele percorria toda a região do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados. Dizia, pois, ao povo que vinha para ser batizado por ele:
(JOÃO COMEÇA A PREGAREM VOZ ALTA, (PRÓXIMO ESTÁ O REINO DOS CÉUS....) CHEGAM OS SACERDOTES, OS LEVITAS E OS FARISEUS)
JOÃO BATISTA-
“Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Todo vale será aterrado, e todo monte e outeiro serão arrasados; tornar-se-á direito o que estiver torto, e os caminhos escabrosos serão aplainados. Todo homem verá a salvação de Deus.
NARRADOR 2 –
Os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas, e alguns emissários fariseus, para perguntar-lhe.
SACERDOTES -
“Quem és tu?”
JOÃO - (RESPONDEU PRONTAMENTE)
“Eu não sou o Cristo”
FARISEU -
“Pois, então, quem és?”
“És tu Elias?”
JOÃO - (RESPONDEU PRONTAMENTE)
“Não o sou.”
SACERDOTES -
“És tu o profeta?”
LEVITA
“Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. “
“Que dizes de ti mesmo?”
JOÃO -
“Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías “.
FARISEUS –
“Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?”
JOÃO RESPONDEU:
“Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis.”
“Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado.”
CENA 3
AÇÃO: (OS ENVIADOS SE AFASTAM E JOÃO CONTINUA PREGANDO)
JOÃO BATISTA (na parte alta da montanha, quase aos berros)
(João dá testemunho dele, e exclama)
“Raça de víboras! Quem vos ensinou a fugir da ira iminente? Fazei, pois, uma conversão realmente frutuosa e não comeceis a dizer: Temos Abraão por pai. ---(PEGA ALGUMAS PEDRAS NO CHÃO)- --Pois vos digo: Deus tem poder para destas pedras suscitar filhos a Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores. E toda árvore que não der fruto bom será cortada e lançada ao fogo. “
MULHER 1 –
“João!!!... o que devemos fazer para chegar ao Pai?
JOÃO BATISTA –
“Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem ... E quem tiver comida faça a mesma coisa...
HOMEM 1 (FALA SEVERAMENTE)
“Quem és finalmente? O messias? .... O prometido filho de Davi?
JOÃO BATISTA (RESPONDE GROSSEIRAMENTE)
“Não!!! Eu sou apenas um mensageiro do Deus Vivo que está nos céus... (PAUSA – MOLHA A CABEÇA DE UM PAGÃO) ...
“eu vos batizo com água para o arrependimento ...
(JOÃO DESCE DO MONTE E VAI ATÉ A MARGEM DO RIO E FICA BATIZANDO UM MONTE DE GENTE QUE FAZ FILA)
CENA 4
NARRADOR 1
No dia seguinte, João Batista avista Jesus no meio do povo, vindo em sua direção ...
JOÃO BATISTA-
“No meio de vós , senhores ... existe alguém mais forte do que eu... e eu não sou digno sequer de desamarrar as suas sandálias... (fala empolgado) “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo ...
JESUS CRISTO – (SE APROXIMA DE JOÃO BATISTA)
“João!!! Batiza-me!!! ...
JOÃO BATISTA (PERPLEXO RESPONDE)
“eu é que preciso ser batizado por ti, ... e tu que vens a mim?
JESUS CRISTO
“Tudo tem que ser feito conforme a vontade do Pai ... faça-se cumprir a profecia do profeta ...” (João molha a cabeça de Jesus e o mesmo se afasta) ..”
JOÃO BATISTA (MARGEM DO RIO JORDÃO. JOÃO BATISTA BATIZA JESUS CRISTO AOS OLHOS DE MUITOS PAGÃOS E FALA EMPOLGADO)
“vi sobre ele uma luz em forma de pomba descendo dos céus” ... “Este é o Espírito de Deus!
DEUS – VOZ CELESTIAL –
“Este é o meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição ...”
(ALGUÉM SOLTA UMA POMBA)
(JOÃO BATISTA O OBSERVA SE AFASTANDO E A CENA TERMINA COM A SAÍDA DE JOÃO FAZENDO DE CONTA QUE ESTÁ PREGANDO E ENTRANDO A APRESENTAÇÃO MUSICAL)
APRESENTAÇÃO MUSICAL PARA O FINAL DO 2º ATO
AUTOR: MARLI DINIZ ALVES
FONTES: Bíblia Ave Maria (Os quatro Evangelhos) - http://www.paroquias.org/viasacra/..., http://www.claret.com.br/biblia/...., http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-joao/....
http://www.derradeirasgracas.com/...,
TEATRO DA PAIXÃO DE CRISTO – 2014 – COMUNIDADE MENINO JESUS
CRIAÇÃO E ARTE: MARLI DINIZ ALVES
APOIO: GJA - GRUPO DA JUVENTUDE ALTERNATIVA
(ELABORAR PLANILHA GERAL)
MÚSICA DE ABERTURA: A ser escolhida pela equipe de sonoplastia.
FUNDO MUSICAL:
• Importantes sons para alguns efeitos especiais.
• Som durante todo Ato, várias músicas orquestradas (A serem escolhidas pela equipe de música)
CENÁRIOS: CAFARNAUM, CIDADE DA GALILÉIA, JERUSALÉM, SINAGOGA EM NAZARÉ, SINAGOGA EM CARFANAUM, MONTE PERTO DO RIO JORDÃO, DESERTO, CASA DE SIMÃO, QUARTO DA SOGRA DE SIMÃO, RIO JORDÃO, MONTANHA.
PERSONAGENS: NARRADOR 1 E 2, JESUS, ANJOS DE PRETO (ADULTOS), SATANÁS (MULHER VESTIDA DE SATANÁS), ANJOS INFANTIS, ANJO(A) ADULTA DO BEM, POVO POBRE, COMERCIANTES DO TEMPLO, JUDEUS NO TEMPLO, DEMÔNIO, ESCRIBA,POVO DA SINAGOGA E DOUTORES DA LEI. HOMEM ENDEMONIADO. SIMÃO, SOGRA DE SIMÃO, ENFERMOS, SACERDOTES E LEVITAS, FARISEUS,
TEATRO DA PAIXÃO 3º ATO – DURAÇÃO – 20 A 25 MIN.
CENA 1
(CONSISTE EM: A CENA FICA CONGELADA ATÉ QUE O MARRADOR TERMINE DE FAZER A PRIMEIRA FALA, AÍ COMEÇA A CENA: PESSOAS VESTIDAS DE PRETO, DANÇAM NA FRENTE E EM VOLTA DE JESUS PROVOCANDO-O E UMA MULHER REPRESENTANDO SATANÁS, FALA COM ELE E AO MESMO TEMPO SE INSINUA TENTANDO SEDUZI-LO. APÓS A PRIMEIRA FALA DOS DOIS, ELA PEGA JESUS PELO BRAÇO CHEIA DE CUIDADOS E SE INSINUANDO E O LEVANTA E LEVA MAIS PARA O ALTO (SE TIVER) E FALA. DEPOIS DA SEGUNDA FALA DE SATANÁS E DA RESPOSTA DE JESUS, ELA PEGA JESUS PELO BRAÇO E ANDA COM ELE MOSTRANDO A CIDADE E FALANDO E O TRÁS DE VOLTA AO LUGAR ONDE ELE ESTAVA ANTES, AO FINAL DA CENA OS DE PRETO SE RETIRAM DANÇANDO, PESSOAS VESTIDAS DE BRANCO (ANJOS) SE APROXIMAM DANÇANDO E UMA JOVEM VESTIDA DE ANJO O ACOLHE TRAZENDO ÁGUA E FRUTAS, JESUS OS ACOMPANHA E SAI DO LOCAL DO MONTE E VAI PARA A SINAGOGA E OS ANJOS SE RETIRAM)
NARRADOR 1
Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias.
Durante este tempo ele nada comeu e, terminados esses dias, teve fome. Disse-lhe então o demônio:
DEMÔNIO (PEGA UMA PEDRA NO CHÃO E FICA ZANZANDO EM TORNO DE JESUS MOSTRANDO A PEDRA E FALANDO DEBOCHADAMENTE)
“Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão.”
JESUS
“Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de de Deus. “
(O DEMÔNIO LEVOU-O AINDA A JERUSALÉM, AO PONTO MAIS ALTO DO TEMPLO, E DISSE-LHE:)
DEMÔNIO
“ Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra “
JESUS
“Foi dito: Não tentarás o Senhor teu Deus “
(O DEMÔNIO LEVOU-O EM SEGUIDA A UM ALTO MONTE E MOSTROU-LHE NUM SÓ MOMENTO TODOS OS REINOS DA TERRA, E DISSE-LHE:)
DEMÔNIO
“Dar-te-ei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero. Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu. “
JESUS
“Para trás Satanás!!!! ... Está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás).”
(Depois de tê-lo assim tentado de todos os modos, o demônio apartou-se dele, e os anjos se aproximaram de para servi-lo)
CENA 2 – (JESUS CAMINHA LENTAMENTE ATÉ A SINAGOGA NAZARÉ ENQUANTO O NARRADOR FALA) NA SINAGOGA ALGUÉM (um escriba) LHE ENTREGA UM PERGAMINHO (LIVRO DO PROFETA ISAÍAS) JESUS VAI ATÉ O SHULCHAN (MESA PARA LEITURA DA TORÁ) DESENROLA O PERGAMINHO E COMEÇA A LER)DEPOIS QUE TERMINA A LEITURA ENROLA O PERGAMINHO E DEVOLVE A MESMA PESSSOA QUE LHE ENTREGOU, ENQUANTO ELE FAZ TUDO ISSO O POVO DA SINAGOGA FICAM TODOS SENTADOS E OBSERVANDO ATENTAMENTE E FAZEM CARA E GESTOS DE ADMIRAÇÃO, DEPOIS JESUS COMPLEMENTA SUA FALA E SO ESCRIBAS, FARISEUS E O POVO JUDEU FICAM ENRAIVECIDOS E PEGAM ELE PELO BRAÇO E LEVAM ATÉ O MONTE E FAZ QUE VÃO JOGAR ELE LÁ DE CIMA E ELE ESCAPA POR BAIXO DOS BRAÇOS DELES E SAI ANDANDO EM DIREÇÃO A SINAGOGA EM CARFANAUM)
NARRADOR 1
Jesus então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galiléia. E a sua fama divulgou-se por toda a região. Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos. Dirigiu-se a Nazaré, onde se havia criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito.
JESUS
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.”
( ENROLANDO O LIVRO, DEU-O AO MINISTRO E SENTOU-SE; TODOS QUANTOS ESTAVAM NA SINAGOGA TINHAM OS OLHOS FIXOS NELE.)
JESUS
“Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir. “
(Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca, e diziam:)
POVO DA SINAGOGA E DOUTORES DA LEI
“Não é este o filho de José?”
JESUS
“ Sem dúvida me citareis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; todas as maravilhas que fizeste em Cafarnaum, segundo ouvimos dizer, faze-o também aqui na tua pátria. Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem aceito na sua pátria.” ...
“Em verdade vos digo: muitas viúvas havia em Israel, no tempo de Elias, quando se fechou o céu por três anos e meio e houve grande fome por toda a terra; mas a nenhuma delas foi mandado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. Igualmente havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu; mas nenhum deles foi limpo, senão o sírio Naamã. “
(A ESTAS PALAVRAS, ENCHERAM-SE TODOS DE CÓLERA NA SINAGOGA. LEVANTARAM-SE E LANÇARAM-NO FORA DA CIDADE; E CONDUZIRAM-NO ATÉ O ALTO DO MONTE SOBRE O QUAL ESTAVA CONSTRUÍDA A SUA CIDADE, E QUERIAM PRECIPITÁ-LO DALI ABAIXO.)
( Ele, porém, passou por entre eles e retirou-se. )(Desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e ali ensinava-os aos sábados. Maravilharam-se da sua doutrina, porque ele ensinava com autoridade. )
CENA 3
(JESUS CHEGA A CAFARNAUM E COMEÇA A ENSINAR O POVO ESTAVA NA SINAGOGA UM HOMEM QUE TINHA UM DEMÔNIO IMUNDO, (UM HOMEM FAZENDO PAPEL DE ENDEMONIADO (FAZENDO CARETAS, SE CONTORCEDO, UIVANDO E OUTRO TODO VESTIDO DE PRETO AO REDOR DELE ENVOLVENDO-O, ALISANDO-O, SOPRANDO AO SEU OUVIDO..) EXCLAMOU EM ALTA VOZ: )
HOMEM ENDEMONIADO
“Deixa-nos! Que temos nós contigo, Jesus de Nazaré? Vieste para nos perder? Sei quem és: o Santo de Deus! “
JESUS – ( Jesus replicou severamente)
“Cala-te e sai deste homem. “
(O demônio lançou-o por terra no meio de todos e saiu dele, sem lhe fazer mal algum).
(Todos ficaram cheios de pavor e falavam uns com os outros:)
POVO DA SINAGOGA E DOUTORES DA LEI
“Que significa isso? Manda com poder e autoridade aos espíritos imundos, e eles saem?
CENA 4 (AS PESSOAS FICAM MURMURANDO UMAS PARA AS OUTRAS POR TODOS OS LUGARES DA CIRCUNVIZINHANÇA.(ALGUÉM NA MULTIDÃO COCHICHA EM SEU OUVIDO, FALA PARA ELE IR A CASA DE SIMÃO. ELE SAI CAMINHANDO LENTAMENTE E O POVO VAI ATRÁS DELE, VAI ATÉ UM LUGAR NO PALCO PREPARADO PARA SER A CASA DE SIMÃO)
NARRADOR 1
E corria a sua fama as pessoas ficam murmurando umas para as outras por todos os lugares da circunvizinhança. Alguém na multidão fala para ele ir a casa de Simão. Saindo Jesus da sinagoga, entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava com febre alta; e pediram-lhe por ela.
JESUS –( Inclinando-se sobre ela, ordenou ele à febre, e a febre deixou-a.)
‘cura-te e levanta-te”
(SOGRA DE SIMÃO (ASSIM QUE JESUS TERMINA DE FALAR A PESSOA QUE INTERPRETA O PAPEL SE LEVANTA, AGRADECE LHE BEIJANDO AS MÃOS E OS PÉS VAIU BUSCAR ÁGUA E FRUTAS(QUE VÃO ESTAR NUM CANTO DO QUARTO IMPROVISADO E LHE OFERECE)
(Ela levantou-se imediatamente e pôs-se a servi-los)
(JESUS SAI DA CASA E VAI PARA O CENTRO DO PALCO PARA A CENA 5)
CENA 5
(UM MONTE DE GENTE DOENTE COMEÇA A APARECER E IR ATÉ ONDE JESUS ESTÁ, ALEIJADOS E ENDEMONIADOS, FAZEM FILA E ELE VAI CURANDO UM A UM IMPONDO AS MÃOS DEPOIS ELE LEVANTA E SAI E A MULTIDÃO TENTA DETÊ-LO, AÍ O NARRADOR FALA E JESUS DÁ SEQUÊNCIA)
NARRADOR 2
Depois do pôr-do-sol, todos os que tinham enfermos de diversas moléstias lhos traziam. Impondo-lhes a mão, os sarava. De muitos saíam os demônios, aos gritos, dizendo: Tu és o Filho de Deus. Mas ele repreendia-os severamente, não lhes permitindo falar, porque sabiam que ele era o Cristo. Ao amanhecer, ele saiu e retirou-se para um lugar afastado. As multidões o procuravam e foram até onde ele estava e queriam detê-lo, para que não as deixasse. Mas ele disse-lhes:
JESUS
“ É necessário que eu anuncie a boa nova do Reino de Deus também às outras cidades, pois essa é a minha missão. “
(JESUS ENTRA EM UMA SINAGOGA SENTA E COMEÇA A PREGAR)
CANTO PARA O FINAL : ALELUIA, ALELUIA OU OUTRO OU ALGUM SALMO
AUTOR: MARLI DINIZ ALVES
FONTES: Bíblia Ave Maria, http://www.paroquias.org/viasacra/..., http://www.arautos.org/..., http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/sinagoga/home.html, http://www.claret.com.br/biblia/49/SAO-LUCAS/...
TEATRO DA PAIXÃO DE CRISTO – 2014 – COMUNIDADE MENINO JESUS
CRIAÇÃO E ARTE: MARLI DINIZ ALVES
APOIO: GJA - GRUPO DA JUVENTUDE ALTERNATIVA
(ELABORAR PLANILHA GERAL)
MÚSICA DE ABERTURA: A ser escolhida pela equipe de sonoplastia.
FUNDO MUSICAL:
• Importantes sons para alguns efeitos especiais.
• Som durante todo Ato, várias músicas orquestradas (A serem escolhidas pela equipe de música)
CENÁRIOS: LAGO DE TIBERÍADES, BARCOS, REDE DE PESCA, CIDADE E MONTANHA.
PERSONAGENS: NARRADOR 1, JESUS, POVO POBRE, SIMÃO PEDRO (PEDRO), TIAGO E JOÃO, HOMEM LEPROSO, HOMEM PARALÍTICO E OS DOIS CARREGADORES, 02 ESCRIBAS, 02 FARISEUS, LEVI (COBRADOR DE IMPOSTOS), POVO.
TEATRO DA PAIXÃO 4º ATO – DURAÇÃO – 10 a 15 MIN.
CENA 1 - (SERÁ CRIADO UM LAGO ARTIFICIAL COM PLÁSTICO AZUL, ONDE ESTARÁ UM BARCO FEITO DE PAPEL E PLÁSTICO COM UM BANQUINHO DENTRO, ONDE JESUS VAI SENTAR. DO LADO DO BARCO VÃO ESTAR SIMÃO, TIAGO E JOÃO COM REDES DE PESCA NAS COSTAS, QUE SIMULAM EMPURRAR O BARCO PARA O MEIO DO LAGO JESUS ENTRA E SENTA ENQUANTO O NARRADOR FALA. DEPOIS ELES SIMULAM QUE LANÇAM AS REDES NO LAGO E AS MESMAS VEM CHEIOS DE PEIXINHOS DE PAPEL E PLÁSTICO, NO FIM DA CENA ELES RECOLHEM AS REDES ATRACAM O BARCO E CAMINHAM PARA A CIDADE)
NARRADOR 1
Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus. ...Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, ... subiu a uma das barcas que era de Simão que estava com seus companheiros Tiago e João, filhos de Zebedeu, e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. ...Quando acabou de falar, disse a Simão:
JESUS
Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.
SIMÃO PEDRO
Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede.
(Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo. Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou:)
SIMÃO PEDRO (AJOELHA-SE AOS PÉS DE JESUS E FALA:)
Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. ..!!!!!!!!!
JESUS
Não temas; doravante serás pescador de homens. ...
(E ATRACANDO AS BARCAS À TERRA, DEIXARAM TUDO E O SEGUIRAM PARA A CIDADE)
CENA 2
(ELES CHEGAM A CIDADE, E ASSIM QUE CHEGA UM HOMEM QUE SIMULA SER LEPROSO SE JOGA AOS PÉS DE JESUS ,ASSIM QUE JESUS ESTENDE A MÃO E TOCA AS MARCAS DA LEPRA SÃO RETIRADAS E ELE SAI GRITANDO “ESTOU LIMPO, ESTOU LIMPO .... LOGO ENTRA ALGUÉM CARREGANDO O HOMEM NA PADIOLA E NÃO CONSEGUE PASSAR PELO MEIO DAS PESSOAS QUE FAZEM BARREIRA PARA IMPEDÍ-LO, AÍ ELES LEVAM ELE POR CIMA E ARREIA DIANTE DE JESUS.
NARRADOR 1
Estando ele numa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Vendo Jesus, lançou-se com o rosto por terra e lhe suplicou:
LEPROSO
Senhor, se queres, podes limpar-me. ...
JESUS (Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: )
Eu quero; sê purificado!
(No mesmo instante desapareceu dele a lepra...)
JESUS:
“Vai e mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés prescreveu, para lhes servir de testemunho.”
(Apareceram algumas pessoas trazendo num leito um homem paralítico; e procuravam introduzi-lo na casa e pô-lo diante dele. Mas não achando por onde o introduzir, por causa da multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o arriaram com o leito ao meio da assembléia, diante de Jesus.)
JESUS:
Meu amigo, os teus pecados te são perdoados. ..
OS ESCRIBAS E OS FARISEUS
(FAZEM CARA DE QUE ESTÃO PENSANDO E FICAM MURMURANDO DEPOIS COMEÇAM A FALAR UNS COM OS OUTROS )
(começaram a pensar e a dizer consigo mesmos:)
“ Quem é este homem que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão unicamente Deus? ...
JESUS:
Que pensais nos vossos corações? ... Que é mais fácil dizer: Perdoados te são os pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? ...Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados (disse ele ao paralítico), eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa. ...”
HOMEM PARALÍTICO (LEVANTA, PEGA O LEITO E SAI FALANDO EM VOZ ALTA GLORIFICANDO A DEUS)
“Louvado Seja o Senhor Deus de Israel”
“Louvado seja”
“Glória! Glória! Senhor meu Deus”
DEPOIS DISSO, JESUS ELE SAI E VÊ SENTADO AO BALCÃO UM COLETOR DE IMPOSTOS, POR NOME LEVI, E DISSE-LHE)
JESUS:
Levi ...Segue-me.
(DEIXANDO ELE TUDO, LEVANTOU-SE E O SEGUIU. ..)
CENA 3
JESUS SE RETIRA DO MEIO DA MULTIDÃO E VAI PARA O MONTE E FICA REZANDO E OS DISCIPULOSE O POVO EMBAIXO DO MONTE UNS ORAM COM ELE OUTROS DORMEM – DEPOIS COMO SE O DIA TIVE AMANHECIDO ELE CHAMA E ESCOLHE OS DISCIPULOS APONTANDO PARA ELES ENQUANTO O NARRADOR FALA)
NARRADOR 1
Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus. ... Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: ..Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, ..Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; .. Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor. ..
AUTOR: MARLI DINIZ ALVES
FONTES: http://www.bibliaonline.net/dicionario/...., Bíblia Ave Maria, http://www.paroquias.org/viasacra/..., http://www.arautos.org/..., http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/sinagoga/home.html, http://www.claret.com.br/biblia/49/SAO-LUCAS/...
TEATRO DA PAIXÃO DE CRISTO – 2014 – COMUNIDADE MENINO JESUS
CRIAÇÃO E ARTE: MARLI DINIZ ALVES
APOIO: GJA - GRUPO DA JUVENTUDE ALTERNATIVA
MÚSICA DE ABERTURA: A ser escolhida pela equipe de sonoplastia.
FUNDO MUSICAL: Som durante alguns momentos do Ato.(A serem escolhidas pela equipe de música)
CENÁRIOS: MONTANHA.
PERSONAGENS: NARRADOR 1, JESUS, TODO POVO, TODOS OS DISCÍPULOS.
TEATRO DA PAIXÃO 5º ATO – DURAÇÃO – 5 A 10 MIN.
CENA 1 - (JESUS NO ALTO DO MONTE E UM MONTE DE GENTE EMBAIXO JUNTO COM OS APÓSTOLOS (ELES FICAM PERGUNTANDO (SIMULAR) ENQUANTO O NARRADOR FALA) – QUANDO JESUS COMEÇA A FALAR ALGUNS SE AJOELHAM, OUTROS SENTAM E NO FINAL DA PREGAÇÃO (FINAL DO ATO) TODOS SE LEVANTA E DÃO AS MÃOS E DO ATO TODOS REZAM O PAI NOSSO CANTANDO (PAI NOSSO CANTADO E ORADO))
NARRADOR1
Então Jesus continuou a realizar seus milagres ... arrebanhou apóstolos... grande multidão o seguia. Sua voz era mansa e transmitia paz e conforto. Alguns se questionavam: será este o profeta do perdão que todos esperavam? O Messias?
Jesus seguiu para as montanhas arrastando grande multidão que ouvia atenta a sua palavra.
JESUS (AQUI PODERÁ SER CORTADO ALGUMAS PARTES DO SERMÃO PARA NÃO FICAR TÃO LONGO – A SER DISCUTIDO COM O ATOR QUE FARÁ JESUS)
Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! ....
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! ... Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! ...Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! ...
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! ...Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! ...Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! ... Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! ...
Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. ...
Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. ...
Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? ...Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. ...
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha ... nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. ...
Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus. ... Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. ...
Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei. ...
Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus. ... Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus. ...
Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. ...Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. ...
Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. ... Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, ... deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta. ... Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão. ...Em verdade te digo: dali não sairás antes de teres pago o último centavo. ..
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. ... Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração. ... Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena. ... E se tua mão direita é para ti causa de queda, corta-a e lança-a longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo inteiro seja atirado na geena. ...
Foi também dito: Todo aquele que rejeitar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. ... Eu, porém, vos digo: todo aquele que rejeita sua mulher, a faz tornar-se adúltera, a não ser que se trate de matrimônio falso; e todo aquele que desposa uma mulher rejeitada comete um adultério. ...
Ouvistes ainda o que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. ... Eu, porém, vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus; ...nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. ...Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes fazer um cabelo tornar-se branco ou negro. ...
Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno. ...
Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente. ... Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra. ... Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. ... Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. ...Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado....
Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem. ..
Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. ...Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? ...Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? ...
Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito............
Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu. Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens.
Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras. Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais. .. Eis como deveis rezar:
JESUS ERGUE AS MÃOS PARA O CÉU E TODOS CANTAM E ORAM O PAI NOSSO DE MÃOS DADAS
PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; .. venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. ... O pão nosso de cada dia nos dai hoje;... perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; ... e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
(JESUS FINALIZA)
...Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará. ... Mas se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará.
AUTOR: MARLI DINIZ ALVES
FONTE: Biblia Ave Maria, http://www.claret.com.br/biblia/49/SAO-LUCAS/...
TEATRO DA PAIXÃO DE CRISTO – 2014 – COMUNIDADE MENINO JESUS
CRIAÇÃO E ARTE: MARLI DINIZ ALVES
APOIO: GJA - GRUPO DA JUVENTUDE ALTERNATIVA
(ELABORAR PLANILHA GERAL)
MÚSICA DE ABERTURA: A ser escolhida pela equipe de sonoplastia.
FUNDO MUSICAL:
• Importantes sons para alguns efeitos especiais.
• Som durante todo Ato, várias músicas orquestradas (A serem escolhidas pela equipe de música)
CENÁRIOS: CIDADE, CASA DE JAIRO,
PERSONAGENS: NARRADOR 1, JESUS, POVO POBRE, TODOS OS DISCÍPULOS, JAIRO (CHEFE DA SINAGOGA), MULHERES RICAS, MULHER QUE SOFRE COM SANGRAMENTO, SIMÃO PEDRO, HOMEM 1 (MENSAGEIRO), THIAGO, JOÃO, MULHER DE JAIRO (MÃE DA MENINA MORTA), FARISEUS E ESCRIBAS, CEGO 1 E CEGO 2, MENINO MUDO, SENHORA (MÃE DO MENINO MUDO), LEPROSO 2, JOVEM DE MULETAS E SEUS DOIS CARREGADORES (SENHOR 1 E SENHOR2), MARIA MADALENA E OS DOIS HOMENS QUE CARREGAM-NA PELOS BRAÇOS, POVO JUDEU COM PEDRAS NAS MÃOS
TEATRO DA PAIXÃO – 6º ATO – DURAÇÃO DE 15 A 20 MIN.
CENA1
(JESUS ENTRA NA CIDADE E FAZ GESTOS COMO SE TIVESSE PREGANDO ENQUANTO CAMINHA PELA CIDADE MONTADA NOVAMENTE, JUNTO COM ELE OS APÓSTOLOS, DISCÍPULOS, AS MULHERES E O POVO POBRE, CAMINHAM ENQUANTO O NARRADOR FALA – COMEÇA A CENA CHEGA JAIRO CHORANDO E SE JOGA AOS PÉS DE JESUS – DEPOIS JESUS ACOMPANHA JAIRO ATÉ A CASA DELE E A MULTIDÃO VAI ATRÁS - NISSO A MULHER QUE SANGRA, PASSA POR ENTRE AS PESSOAS E TOCA NAS VESTES DE JESUS, QUE PARA E FALA – AS PESSOAS QUE FORMAM A MULTIDÃO FICAM FALANDO TODOS AO MESMO TEMPO QUE NÃO FORAM ELES)
NARRADOR 1
Depois disso, Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus. ... Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria,...Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses. ... Havia se reunido uma grande multidão: eram pessoas vindas de várias cidades para junto dele.. ..O chefe da sinagoga, chamado Jairo, foi ao seu encontro.
JAIRO – (LANÇOU-SE A SEUS PÉS)
“Senhor rogo-te que venha à minha casa”
“minha filha única, tem doze anos, e esta morrendo...”
JESUS – (JESUS DIRIGIU-SE PARA LÁ, COMPRIMIDO PELO POVO)
(MULHER DOENTE COM SANGRAMENTO TOCA NAS VESTES DE JESUS, ELE PARA)
JESUS: -“Quem me tocou?”
TODOS (MULTIDÃO GRITA)
“não fui eu, nem eu, nem....”
PEDRO
“Mestre, a multidão te aperta de todos os lados...”
JESUS:
“Alguém me tocou, porque percebi sair de mim uma força...”
MULHER DOENTE COM SANGRAMENTO (A MULHER VIU QUE TINHA SIDO DESCOBERTA E FOI TREMENDO E PROSTOU-SE AOS SEUS PÉS)
“Eu Senhor... faz doze anos que padeço de um sangramento, já gastei tudo que tinha com os médicos e nenhum conseguiu me curar. “
“Acredito que se tocar em tua veste, ficarei sã da minha doença.”
JESUS: -
Tem bom ânimo, filha, a tua fé te curou. Vai em paz..
MULHER: (SE AFASTA DIZENDO)
“Obrigada senhor, obrigada!”
CENA 2
(CHEGA ALGUÉM CORRENDO E FALA COM JAIRO (CHEFE DA SINAGOGA))
HOMEM 1(MENSAGEIRO) –
“Senhor, tua filha faleceu agora mesmo,.. vem, não incomodes mais o mestre.”
JESUS:
“Não temas...., crê somente que ela será salva... Leve-me até sua filha.”
(A MULTIDÃO ACOMPANHA JESUS, QUE QUANDO CHEGA À CASA, NÃO DEIXA NINGUÉM ENTRAR COM ELE, SIMÃO PEDRO, TIAGO, JOÃO COM O PAI E A MÃE DA MENINA. TODOS, ENTRETANTO, CHORARAM E SE LAMENTAM. )
JESUS:
“Não choreis; a menina não morreu, mas dorme. ..”
(ZOMBAVAM DELE, POIS SABIAM BEM QUE ESTAVA MORTA. )
JAIRO
“Por aqui senhor...”
JESUS: (JESUS SEGURA A MÃO DA MENINA E FALA:)
Menina, levanta-te!
FILHA DE JAIRO (MENINA MORTA)– (A MENINA VOLTA A VIDA E SE LEVANTA) (Voltou-lhe a vida e ela levantou-se imediatamente.)
TODOS: -
“ Milagre! Bendito seja o Senhor!’
JESUS:
“deêm-lhe de comer e não contem nada a ninguém”
(JESUS SAI DALI E CONTINUA ANDANDO PELA CIDADE )
CENA 3 – (JESUS CAMINHA PELA CIDADE GESTICULANDO COMO SE TIVE PREGANDO ENQUANTO O NARRADOR FALA) COM ELE OS DISCÍPULOS E VÁRIAS PESSOAS, DE LONGE FICAM O FARISEU E O ESCRIBA OBSERVANDO – QUANDO O NARRADOR TERMINA DE FALAR OS DOIS CEGOS SE APROXIMAM E COMEÇA A FALAR – (DEPOIS QUE OS CEGOS SAEM GRITANDO CHEGA A MULHER COM O MENINO MUDO) – O MENINO SAI FALANDO E ENTRA O LEPROSO EM CENA) – QUANDO ELE TERMIAN DE FALAR COM O LEPROSO O FARISEU E O ESCRIBA SE APROXIMAM E FALAM)(QUANDO ELE ACABA DE RESPONDER AO FARISEU ENTRA DOIS HOMENS CARREGANDO UM PARALÍTICO QUE DEPOIS DA CURA SAI ANDANDO E GRITANDO)
NARRADOR
Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade... vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estavam enfraquecidos e abatidos como ovelhas sem pastor.
CEGO 1: -
“Tem compaixão de nós filho de Davi.”
JESUS: -
“Crêem que eu possa fazer isto?””
CEGO 2: -
“Sim meu Senhor, cremos.”
JESUS: - (Toca em seus olhos)
“Seja-vos feito segundo a vossa fé.”
CEGO 1:
“Estou vendo! Vejo... Milagre!”
CEGO 2:
-“ Bendito seja vosso nome! Posso vê.”
SENHORA (MÃE DO MENINO MUDO):
“ Mestre, meu menino... Não fala. Peço-te, Cura-o”
JESUS: “Já está curado.”
MENINO MUDO: “Ma... ma... mãe... Mãe!”
SENHORA (MÃE DO MENINO MUDO):
“És realmente o Messias! Meu filhinho foi curado.”
LEPROSO 2: -
“Senhor se quiseres podes me livrar da lepra. Podes me tornar limpo.”
JESUS: - (Estendendo a mão)
“Quero; estás limpo.”
LEPROSO 2:
“Bendito seja! Vejam! Estou curado. Estou limpo. Limpo!”
JESUS:
“Que isto sirva de testemunho”
FARISEU: “Ele cura as enfermidades com intermédio do demônio.”
JESUS:
“Bem aventurados os que crêem, por que serão chamados filhos de Deus!”
(Entra dois homens carregando um paralítico)
SENHOR 1: - “Senhor, tem misericórdia.”
SENHOR 2: -“ Cremos no teu poder.”
SENHOR 1: - “Livre-o Senhor desta condição.”
JESUS: -
“Solte estas muletas e anda.”
JOVEM DE MULETAS (O JOVEM AOS POUCOS CONSEGUE CAMINHAR SEM MULETAS)
SENHOR 2: -
“Obrigado filho de Davi!”
SENHOR 1: -
“ És o filho do Deus todo poderoso.”
(JESUS CONTINUA CAMINHANDO PELA CIDADE)
CENA 4 – (JESUS CHEGA A UM LOCAL E PARA PORQUE VÊ DOIS HOMENS CARREGANDO, PUXANDO PELOS BRAÇOS MARIA MADALENA, ELES JOGAM ELA NO CHÃO AOS PÉS DE JESUS, ELA FICA CAÍDA NO CHÃO E UM MONTE DE GENTE EM VOLTA DELA COM PEDRAS NA MÃO AMEAÇANDO JOGAR)
FARISEU: -
“Mestre esta mulher foi apanhada em pecado de adultério.”
POVO:
“Vamos apedrejá-la.”
(JESUS AGACHA E ESCREVE COM O DEDO NA AREIA)
ESCRIBA: -
“Devemos apedrejá-la.”
FARISEU: -
“Assim manda a Lei de Moises.”
POVO:
“ Morte!”
(HÁ UMA GRANDE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS COM PEDRAS NA MÃO)
JESUS: - “Aquele entre vocês que não tiver nenhum pecado que atire a primeira pedra.”
(SOLTAM AS PEDRAS E SAEM ENVERGONHADOS)
JESUS:
“Mulher onde estão os que te condenavam?... Ninguém a condenou?”
MARIA MADALENA: -
“Ninguém Senhor.”
JESUS: -
“Nem eu. Vai em paz e não peques mais.”
(MADALENA AFASTA-SE. JESUS FALA PARA O POVO)
JESUS: “Não julgueis para não ser julgados. Bem aventurados os que perdoam por que também serão perdoados.”
(PARA E OLHA PARA SEUS DISCÍPULOS)
JESUS: “Meus discípulos convém ir para Jerusalém é chegada a hora do cumprimento das escrituras. Serei morto e ressuscitarei ao terceiro dia.”
PEDRO: - “Senhor tem compaixão de ti, de modo nenhum te acontecerá isto.”
JESUS: - “Não compreendes as coisas que são de Deus, só as dos homens. Se alguém quiser vir comigo, renuncie as i mesmo, tome sua cruz e siga-me.”
(JESUS SAI SEGUIDO DOS APÓSTOLOS )
(CRIANÇAS CORREM BRINCANDO E PESSOAS PASSAM PELO PALCO DE UM LADO PARA O OUTRO).
AUTOR: MARLI DINIZ ALVES
FONTES: http://www.bibliaonline.net/dicionario/...., Bíblia Ave Maria, http://www.paroquias.org/viasacra/..., http://www.arautos.org/..., http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/sinagoga/home.html, http://www.claret.com.br/biblia/49/SAO-LUCAS/...
TEATRO DA PAIXÃO DE CRISTO – 2014 – COMUNIDADE MENINO JESUS
CRIAÇÃO E ARTE: MARLI DINIZ ALVES
APOIO: GJA - GRUPO DA JUVENTUDE ALTERNATIVA
(ELABORAR PLANILHA GERAL)
MÚSICA DE ABERTURA: A ser escolhida pela equipe de sonoplastia.
FUNDO MUSICAL:
• Importantes sons para alguns efeitos especiais.
• Som durante todo Ato, várias músicas orquestradas (A serem escolhidas pela equipe de música)
CENÁRIOS: CIDADE, MONTE, CASA DE LÁZARO, SEPULCRO DE LÁZARO, SINÉDRIO (CONSELHO)
PERSONAGENS: NARRADOR 1, JESUS, POVO POBRE, TODOS OS DISCÍPULOS, CAIFÁS, FARISEUS, HOMEM 2 (MENSAGEIRO), LÁZARO, MARTA, MARIA IRMÃ DE MARTA, TOMÉ (DÍDIMO), PESSOAS QUE CHORAM PELA MORTE DE LÁZARO, CAIFÁS.
TEATRO DA PAIXÃO – 7º ATO – DURAÇÃO DE 15 A 20 MIN.
CENA 1 ( O ATO COMEÇA COM JESUS E OS TRÊS OS DISCÍPULOS, ORANDO (SIMULANDO) NO MONTE ENQUANTO O NARRADOR FALA, AO FINAL DAS DUAS FALAS DE CADA NARRADOR, COMEÇA A CENA.ENQUANTO OS NARRADORES FALAM A 3ª NARRATIVA CHEGA ALGUÉM E SIMULA FALAR ALGUMA COISA PARA JESUS, QUE FAZ CARA DE PREOCUPADO E TRISTE (AVISA DA DOENÇA DE LÁZARO)E AÍ SEGUE A CENA.)
NARRADOR 1
Na Transfiguração de Jesus, de que nos fala o Evangelho, o rosto do Senhor tornou-se resplandecente e a sua figura refulgiu, quando Ele «subiu ao monte para orar». Foi então que o Pai Se manifestou e revelou aos três acompanhantes de Jesus: «Este é o meu Eleito: escutai-O!» Já no Batismo, no Jordão, o Pai Se revela ao próprio Jesus, com as palavras: «Tu és o meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu enlevo» E também, na mesma cena do Batismo, se lê que o céu se abriu e que Jesus ouviu a voz do Pai ...no monte em que Se encontrava em oração, depois de ter sido batizado».
NARRADOR2
Talvez só aos poucos, na oração, Jesus tenha tomado, progressivamente, consciência da sua filiação divina e da sua missão salvadora e redentora, e do tipo de Messianismo sofredor por que acabou por optar. Assim
Em toda parte que ia realizava curas e expulsava demônios.
NARRADOR 1
Ora, naquele momento Jesus havia curado muitas pessoas de enfermidades, de doenças e de espíritos malignos, e dado a vista a muitos cegos. Respondeu-lhes ele: Ide anunciar a João o que tendes visto e ouvido: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, aos pobres é anunciado o Evangelho. Curou o Centurião, fez ressuscitar o filho da viúva...
NARRADOR 2
Jesus pregava através de parábolas, realizava curas e peregrinava por toda região da judéia realizando prodígios, Herodes tomava conhecimento de todas essas coisas e ficava furioso, já havia providenciado a morte de João batista a pedido de Herodíades sua mulher, também alguns judeus ficavam contrariados e queriam apedrejar Jesus.
CENA 1
NARRADOR 1
Jesus estava além do Jordão quando soube que Lázaro caiu doente em Betânia, onde estavam Maria e sua irmã Marta. Maria era quem ungira o Senhor com o óleo perfumado e lhe enxugara os pés com os seus cabelos. E Lázaro, que estava enfermo, era seu irmão. ...
NARRADOR 2
Suas irmãs mandaram, pois, dizer a Jesus: Senhor, aquele que tu amas está enfermo. ...A estas palavras, disse-lhes Jesus: Esta enfermidade não causará a morte, mas tem por finalidade a glória de Deus. Por ela será glorificado o Filho de Deus.
NARRADOR 1
... Ora, Jesus amava Marta, Maria, sua irmã, e Lázaro. ..Mas, embora tivesse ouvido que ele estava enfermo, demorou-se ainda dois dias no mesmo lugar. ...Depois, disse a seus discípulos:
JESUS (FALA)
“Voltemos para a Judéia. ...
DISCÍPULOS
“Mestre, ... há pouco os judeus te queriam apedrejar, e voltas para lá? ..
JESUS
“Não são doze as horas do dia? Quem caminha de dia não tropeça, porque vê a luz deste mundo. ... Mas quem anda de noite tropeça, porque lhe falta a luz. ..
“Dorme, mas vou despertá-lo. ...
DISCÍPULOS
“Senhor, se ele dorme, há de sarar. .. “
JESUS
“Lázaro morreu. ... Alegro-me por vossa causa, por não ter estado lá, para que creiais. Mas vamos a ele. ...
TOMÉ (chamado dídimo)
“Vamos também nós, para morrermos com ele. ...”
CENA 2 – (ENQUANTO JESUS E OS DISCÍPULOS CAMINHAM PARA A CASA DE LÁZARO (ONDE TEM VÁRIAS PESSOAS CHORANDO) O NARRADOR FALA, QUANDO ELE TERMINA DE FALAR, MARTA SAI AO ENCONTRO DE JESUS E COMEÇA A CENA.)
NARRADOR 2
À chegada de Jesus, já havia quatro dias que Lázaro estava no sepulcro. ... Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios. ... Muitos judeus tinham vindo a Marta e a Maria, para lhes apresentar condolências pela morte de seu irmão. ..Mal soube Marta da vinda de Jesus, saiu-lhe ao encontro. Maria, porém, estava sentada em casa. .
MARTA
“Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! ... Mas sei também, agora, que tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá. ...”
JESUS
“Teu irmão ressurgirá. ...
MARTA
“Sei que há de ressurgir na ressurreição no último dia.”
JESUS
“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. ... E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?
MARTA
“Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo. ...
(MARTA CHAMA MARIA)
(A essas palavras, ela foi chamar sua irmã Maria)
MARTA
“Maria! Maria!....
(DIZENDO-LHE BAIXINHO)
“O Mestre está aí e te chama. ...”
(MARIA LEVANTOU-SE IMEDIATAMENTE E FOI AO ENCONTRO DELE - OS JUDEUS QUE ESTAVAM COM ELA EM CASA, EM VISITA DE PÊSAMES, AO VEREM MARIA LEVANTAR-SE DEPRESSA E SAIR, SEGUIRAM-NA - MARIA CHEGOU ONDE JESUS ESTAVA E O VIU, LANÇOU-SE AOS SEUS PÉS E DISSE-LHE: )
MARIA
“Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido!”
( Ao vê-la chorar assim, como também todos os judeus que a acompanhavam, Jesus ficou intensamente comovido em espírito. E, sob o impulso de profunda emoção)
JESUS
“Onde o pusestes?
JUDEUS
“ Senhor, vinde ver. ...
JESUS (CHEGA AO SEPULCRO DE LÁZARO E CHORA)
( Jesus pôs-se a chorar. Observaram por isso os judeus:)
JUDEUS
“Vede como ele o amava! “
ALGUNS JUDEUS
“Não podia ele, que abriu os olhos do cego de nascença, fazer com que este não morresse? ..
( Tomado, novamente, de profunda emoção, Jesus foi ao sepulcro. Era uma gruta, coberta por uma pedra. ) JESUS
“Tirai a pedra. ...”
MARTA
” Senhor, já cheira mal, pois há quatro dias que ele está aí... “
JESUS
“Não te disse eu: Se creres, verás a glória de Deus? “
(TIRARAM, POIS, A PEDRA. LEVANTANDO JESUS OS OLHOS AO ALTO, DISSE:)
JESUS
“ Pai, rendo-te graças, porque me ouviste. ... Eu bem sei que sempre me ouves, mas falo assim por causa do povo que está em roda, para que creiam que tu me enviaste..”
( DEPOIS DESTAS PALAVRAS, EXCLAMOU EM ALTA VOZ:)
JESUS
Lázaro, vem para fora! ..
( E O MORTO SAIU, TENDO OS PÉS E AS MÃOS LIGADOS COM FAIXAS, E O ROSTO COBERTO POR UM SUDÁRIO.)
JESUS
“Desligai-o e deixai-o ir. “
NARRADOR 1
Muitos dos judeus, que tinham vindo a Marta e Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. .. Alguns deles, porém, foram aos fariseus e lhes contaram o que Jesus realizara.
CENA 3 – (EM OUTRO CANTO DO PALCO VAI ESTAR MONTADO O CONSELHO QUE ESTARÁ EM SILÊNCIO (SIMULANDO UMA CONVERSA) ATÉ QUE COMECE A CENA) NO FINAL DA CENA JESUS SE RETIRA COM OS DISCÍPULOS PARA UM LUGAR NO CENTRO DO PALCO E SIMULA QUE ESTÁ EM ORAÇÃO E CONGELA ENQUANTO OS NARRADORES FALAM.)
NARRADOR 2
Os pontífices e os fariseus convocaram o conselho e disseram:
CONSELHO
“Caifás tú que és o sumo sacerdote diga-nos que faremos? Esse homem multiplica os milagres. .. Se o deixarmos proceder assim, todos crerão nele, e os romanos virão e arruinarão a nossa cidade e toda a nação. “
CAIFAS
“Vós não entendeis nada! ... Nem considerais que vos convém que morra um só homem pelo povo, e que não pereça toda a nação. ...
NARRADOR 1
E ele não disse isso por si mesmo, mas, como era o sumo sacerdote daquele ano, profetizava que Jesus havia de morrer pela nação, ... e não somente pela nação, mas também para que fossem reconduzidos à unidade os filhos de Deus dispersos. ... E desde aquele momento resolveram tirar-lhe a vida. ...
NARRADOR 2
“Em conseqüência disso, Jesus já não andava em público entre os judeus. Retirou-se para uma região vizinha do deserto, a uma cidade chamada Efraim, e ali se detinha com seus discípulos.
FIM DO 7º ATO
AUTOR: MARLI DINIZ ALVES
FONTES: FONTES: http://www.bibliaonline.net/dicionario/...., Bíblia Ave Maria, http://www.paroquias.org/viasacra/..., http://www.arautos.org/..., http://www.chabad.org.br/biblioteca/artigos/sinagoga/home.html, http://www.claret.com.br/biblia/49/SAO-LUCAS/...
TEATRO DA PAIXÃO DE CRISTO – 2014 – COMUNIDADE MENINO JESUS
CRIAÇÃO E ARTE: MARLI DINIZ ALVES
APOIO: GJA - GRUPO DA JUVENTUDE ALTERNATIVA
(ELABORAR PLANILHA GERAL)
MÚSICA DE ABERTURA: A ser escolhida pela equipe de sonoplastia.
FUNDO MUSICAL:
• Importantes sons para alguns efeitos especiais.
• Som durante todo Ato, várias músicas orquestradas (A serem escolhidas pela equipe de música)
CENÁRIOS: CIDADE DE JERUSALÉM
PERSONAGENS: NARRADOR 1 E 2, JESUS, JUMENTINHO, TODO POVO COM RAMO NAS MÃOS, POVO POBRE, TODOS OS DISCÍPULOS, FARISEUS, GREGO 1 E GREGO 2, FILLIPE, ANDRÉ, DEUS (VOZ)
CAIFÁS, FARISEUS, HOMEM 2 (MENSAGEIRO), LÁZARO, MARTA, MARIA IRMÃ DE MARTA, TOMÉ (DÍDIMO), PESSOAS QUE CHORAM PELA MORTE DE LÁZARO, CAIFÁS.
TEATRO DA PAIXÃO – 8º ATO – DURAÇÃO DE 10 A 15 MIN.
CENA 1 –(MUITAS PESSOAS CIRCULANDO, E PESSOAS NO TEMPLO (SIMULANDO QUE ESTÃO CONVERSANDO ENQUANTO OS NARRADORES FALAM) ABRE-SE UM CAMINHO (UM CORREDOR) NO MEIO DO POVO E NO INÍCIO DA RUA VEM JESUS MONTADO NUM JUMENTINHO - VÁRIAS PESSOAS ESPERAM COM RAMOS NAS MÃOS NO INÍCIO DO PALCO COMO SE ESTIVESSEM NA PORTA DA CIDADE E OUTRAS MAIS OS DISCÍPULOS VEM ATRÁS DE JESUS, GRITANDO HOSANA – JESUS SÓ VAI APARECER NO INÍCIO DA RUA DEPOIS DA PRIMEIRA NARATIVA DOS DOIS NARRADORES. - QUANDO COMEÇA A SEGUNDA NARRATIVA DO NARRADOR 1, JESUS APONTA NO INÍCIO DA RUA E VEM CAMINHANDO EM CIMA DO JUMENTO OU BURRICO, QUANDO JESUS ESTIVER NO CENTRO DO PALCO VAI PROCLAMAR O EVANGELHO DO DIA E DEPOIS COMEÇAR A SUA FALA)
NARRADOR 1
Estava próxima a Páscoa dos judeus, e muita gente de todo o país subia a Jerusalém antes da Páscoa para se purificar. ... Procuravam Jesus e falavam uns com os outros no templo: Que vos parece? Achais que ele não virá à festa? Mas os sumos sacerdotes e os fariseus tinham dado ordem para que todo aquele que soubesse onde ele estava o denunciasse, para o prenderem.
NARRADOR2
Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus a Betânia, onde vivia Lázaro, que ele ressuscitara. .. Deram ali uma ceia em sua honra. Marta servia e Lázaro era um dos convivas... Uma grande multidão de judeus veio a saber que Jesus lá estava; e chegou, não somente por causa de Jesus, mas ainda para ver Lázaro, que ele ressuscitara.
CENA 1
NARRADOR 1
No dia seguinte, uma grande multidão que tinha vindo à festa em Jerusalém ouviu dizer que Jesus se ia aproximando. ... Saíram-lhe ao encontro com ramos de palmas, exclamando:
MULTIDÃO
“Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor, o rei de Israel!”
“Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor, o rei de Israel!”
“Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor, o rei de Israel!”...
(TODOS CANTAM HOSANA HEI)
JESUS – (MONTADO EM UM JUMENTINHO)
"Não tenha medo, ó cidade de Sião; ...eis que o seu rei vem, montado num jumentinho".
(OS DISCÍPULOS O ACOMPANHAM E FAZEM CARA E MÚRMURIOS DE QUE NÃO ENTENDEM NADA)
FARISEUS
"Não conseguimos nada. Olhem como o mundo todo vai atrás dele!"
GREGOS (ELES SE APROXIMAM DE FILIPE)
"Senhor, queremos ver Jesus".
(FILIPE FOI DIZÊ-LO A ANDRÉ, E OS DOIS JUNTOS O DISSERAM A JESUS.)
JESUS
"Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem.”
“ Digo verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas, se morrer, dará muito fruto.”..
“Aquele que ama a sua vida a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo a conservará para a vida eterna.”
“Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.”
"Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora.”
JESUS
“Pai, glorifica o teu nome!"
(Então veio uma voz dos céus: )
DEUS (VOZ)
"Eu já o glorifiquei e o glorificarei novamente".
(A MULTIDÃO QUE ALI ESTAVA E A OUVIU DISSE QUE TINHA TROVEJADO; OUTROS DISSERAM QUE UM ANJO LHE TINHA FALADO).
JESUS
"Esta voz veio por causa de vocês e não por minha causa.”
“Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.”
“ Mas eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim".
MULTIDÃO
"A Lei nos ensina que o Cristo permanecerá para sempre; como podes dizer: 'O Filho do homem precisa ser levantado'? Quem é esse 'Filho do homem'?"
JESUS
"Por mais um pouco de tempo a luz estará entre vocês. Andem enquanto vocês têm a luz, para que as trevas não os surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo.”
“Creiam na luz enquanto vocês a têm, para que se tornem filhos da luz".
(Terminando de falar, Jesus saiu e ocultou-se deles.)
(CANTA-SE O SALMO DO DIA)
AUTOR: MARLI DINIZ ALVES
FONTES: http://www.bibliaonline.net/dicionario/, Bíblia Ave Maria, http://www.paroquias.org/viasacra/, http://www.arautos.org/..., http://www.claret.com.br/biblia/49/SAO-LUCAS/...
TEATRO DA PAIXÃO DE CRISTO – 2014 – COMUNIDADE MENINO JESUS
CRIAÇÃO E ARTE: MARLI DINIZ ALVES
APOIO: GJA - GRUPO DA JUVENTUDE ALTERNATIVA
(ELABORAR PLANILHA GERAL)
MÚSICA DE ABERTURA: A ser escolhida pela equipe de sonoplastia.
FUNDO MUSICAL:
• Importantes sons para alguns efeitos especiais.
• Som durante todo Ato, várias músicas orquestradas (A serem escolhidas pela equipe de música)
CENÁRIOS: CIDADE DE JERUSALÉM, MESA PARA A SANTA CEIA COM UMA MESA AUXILIAR COM UMA BACIA COM ÁGUA E TOALHA,
PERSONAGENS: NARRADOR 1 E 2, JESUS, BARTOLOMEU, TIAGO MENOR, TIAGO MAIOR, ANDRÉ, TOMÉ, MATEUS, JOÃO, PEDRO, JUDAS ISCARIOTES, JUDAS TADEU, FILLIPE, SIMÃO CANANEU.
TEATRO DA PAIXÃO – 9º ATO – DURAÇÃO DE 10 A 15 MIN.
CENA 1 – NO CENTRO DO PALCO UMA MESA PREPARADA PARA A ÚLTIMA CEIA, (OS DISCÍPULOS CHEGAM JUNTAMENTE COM JESUS PARA A CEIA PASCAL. LÁ SE ENCONTRA UMA MESA COM PÃO E VINHO E CANDELABROS. AMBIENTE DEVIDAMENTE ORNAMENTADO. INICIA-SE O JANTAR - APÓS TODOS TIVEREM SIDO ACOMODADOS EM SEUS DEVIDOS LUGARES NA MESA E SIMULAREM QUE ESTÃO CONVERSANDO O NARRADOR COMEÇA A FALAR O TEXTO, APÓS A NARRATIVA JESUS LAVA OS PÉS DOS DISCÍPULOS)
NARRADOR 1
Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim....
Estava sendo servido o jantar, e o Diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus, por 30 moedas de prata.
...Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus.
JESUS (ESTAVAM TODOS À MESA E JESUS LEVANTA-SE DA MESA, TIRA A CAPA COLOCA UMA TOALHA EM VOLTA DA CINTURA. - DEPOIS DISSO, DERRAMA ÁGUA NUMA BACIA E COMEÇOU A LAVAR OS PÉS DOS SEUS DISCÍPULOS, ENXUGANDO-OS COM A TOALHA QUE ESTAVA EM SUA CINTURA.)
SIMÃO PEDRO
"Senhor, vais lavar os meus pés?"
JESUS
"Você não compreende agora o que estou fazendo a você; mais tarde, porém, entenderá".
SIMÃO PEDRO
"Não; nunca lavarás os meus pés!".
JESUS
"Se eu não os lavar, você não terá parte comigo".
SIMÃO PEDRO
"Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça!"
JESUS
"Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos".
( QUANDO TERMINOU DE LAVAR-LHES OS PÉS, JESUS TORNOU A VESTIR SUA CAPA E VOLTOU AO SEU LUGAR. ENTÃO LHES PERGUNTOU:)
JESUS
"Vocês entendem o que fiz a vocês?”
“Vocês me chamam 'Mestre' e 'Senhor', e com razão, pois eu o sou.”...
“Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.”
“Eu dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.”
“ Digo verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou.”
“Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.”
JESUS
"Não estou me referindo a todos vocês; conheço os que escolhi. Mas isto acontece para que se cumpra a Escritura: 'Aquele que partilhava do meu pão voltou-se contra mim'.
"Estou dizendo antes que aconteça, a fim de que, quando acontecer, vocês creiam que Eu Sou.”
‘Eu garanto: Quem receber aquele que eu enviar estará me recebendo; e quem me recebe aquele que me enviou".
JESUS (FAZ UMA EXPRESSÃO DE ANGUSTIADO)
(depois de dizer isso, Jesus perturbou-se em espírito e declarou: )
"Digo que certamente um de vocês me trairá".
(OS DISCÍPULOS FICAM OLHANDO UNS PARA OS OUTROS FAZENDO GESTOS DE QUE NÃO ESTÃO ENTENDENDO NADA DO QUE ELE ESTÁ DIZENDO)
(seus discípulos olharam uns para os outros, sem saber a quem ele se referia.)
ANDRÉ: - “Quem de nós senhor?’
TOMÉ: -“ Como isso é possível?”
MATEUS: - “Quem de nós Mestre?”
(JOÃO SE RECLINA SOBRE JESUS)
SIMÃO PEDRO (PERGUNTA A JOÃO):
“Sou eu o traidor?”
JOÃO: -
“Acaso sou eu Senhor?”
SIMÃO PEDRO (FAZ SINAIS PARA JOÃO PERGUNTAR A QUEM JESUS ESTAVA SE REFERINDO)
(fez sinais para esse discípulo, como a dizer: )
"Pergunte-lhe a quem ele está se referindo".
JOÃO
"Senhor, quem é?"
JESUS (JESUS FALA E MOLHA O PEDAÇO DE PÃO NO PRATO E DÁ A JUDAS)
"Aquele a quem eu der este pedaço de pão molhado no prato".
(Então, molhando o pedaço de pão, deu-o a Judas Iscariotes, filho de Simão.)
JUDAS ( PEGA O PÃO FAZENDO UMA EXPRESSÃO DE ESTRANHEZA E COME O PÃO, QUANDO ELE TERMINA DE COMER O PÃO CHEGA UMA PESSOA VESTIDA TODA DE PRETO E FICA ENVOLVENDO ELE COM OS BRAÇOS (SATANÁS) E OUTRAS TAMBÉM DE PRETO DANÇAM EM TORNO DELE, QUE SE CONTORCE)
(Tão logo Judas comeu o pão, Satanás entrou nele.)
JESUS
"O que você está para fazer, faça depressa",
(OS DISCÍPULOS FAZEM CARA E MURMURAVAM SEM ENTENDER NADA)
OS DISCÍPULOS
Será que Êle diz isto que Judas é o encarregado do dinheiro, para que compre o necessário para a festa, ou que dê algo aos pobres.?
JUDAS (SAI DALI ACOMPANHADO PELAS PESSOAS DE PRETO TODO ATORDOADO, SE BATENDO ANDANDO ERRANTE PELO PALCO, SEMPRE ACOMPANHADO DA PESSOA QUE FAZ O PAPEL DE SATANÁS E AS OUTRAS DE PRETO QUE FAZ O PAPEL DE ANJOS DO MAL)
(Assim que comeu o pão, Judas saiu. E era noite.)
JESUS (JESUS ESPERA JUDAS SAIR E FALA)
"Agora o Filho do homem é glorificado, e Deus é glorificado nele.”
“Se Deus é glorificado nele, Deus também glorificará o Filho nele mesmo, e o glorificará em breve.”
"Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por mim e, como eu disse aos judeus, agora digo a vocês: Para onde eu vou, vocês não podem ir.”
"Um novo mandamento dou a vocês: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.”
“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros".
SIMÃO PEDRO
"Senhor, para onde vais?"
JESUS
"Para onde vou, vocês não podem seguir-me agora, mas me seguirão mais tarde".
SIMÃO PEDRO
"Senhor, por que não posso seguir-te agora? Darei a minha vida por ti!"
JESUS
"Você dará a vida por mim? Asseguro que, antes que o galo cante, você me negará três vezes!
FIM DO 9º ATO – CANTO DE UM SALMO OU CANTO PRÓPRIO
AUTOR: MARLI DINIZ ALVES
FONTE: BÍBLIA AVE MARIA, http://pt.wikipedia.org/wiki/A_%C3%9Altima_Ceia_(Leonardo_da_Vinci), http://www.claret.com.br/biblia/47/SAO-MATEUS. http://www.claret.com.br/biblia/48/SAO-MARCOS/