SUSSURROS - (Peça teatral da :Cia Teatral Tal & Pá) - Teatro Ávila

(A altura que passa a voz, não mede o tormento da ave que gorjeia. "Cezar Lisboa ")

(A dizer do silêncio, quando o silêncio

é calado enquanto não renascer o

grito."Jairo Rodrigues")

(Confesse a sua paixão e medo secreto. Prepare para encontrar o desafio em uma nova fronteira."D.Wellborn")

(Os assovios dos ventos formam uma polifonia épica, cujos sons, parecem sussurros; e a minha alma se embriaga com esses sussurros. "Luxfé".)

CENTRO CULTURAL ARENART APRESENTA

Atenção! Um, dois, três...........Vai começar o espetáculo!. Estou diante de um belo cenário com personagens inertes a espera do inicio do espetáculo! O local é o Teatro Ávila, na Escola estadual Professora Maria Augusta Ávila e, o grupo é da Cia de Teatro Tal & Pá, formado por jovens atores, alunos e ex-alunos do Ávila.

Quando o espetáculo se inicia, vejo-me diante de um espetáculo maravilhoso que há muito tempo eu não via! Apesar de jovens, os atores e atrizes atuam no palco como se fossem veteranos do tablado. Impecáveis em tudo!A naturalidade apresentada pelo elenco, em cada fala, em cada gesto, em cada tempo no tempo, a coreografia, o cenário, a sonoridade e o comprometimento de cada jovem ator e atriz mais os brilhos nos olhares de cada um, por si sós, já fazem da peça Sussurros, algo para deixar gravado na memória para o resto da vida.

Exordialmente, o texto mostra em cena um jovem que repassa a sua vida e as suas angústias, em uma noite interminável, perdido dentro de um porão escuro, flutuando entre o delírio e a realidade. Em seguida o texto toma a forma de uma colcha de retalhos, poéticos com enxertos de autores consagrados, sendo alguns inéditos e, também com uma construção a partir de cartas e relatos pessoais dos próprios integrantes do elenco.

Todas as cenas mostram a situação delirante e realista vivenciada por milhões de jovens e adolescentes brasileiros e idem no mundo inteiro. A produção da peça foi cuidadosa na montagem do texto escrevendo de maneira lúdica e pedagógica, com o fim único de mostrar ao público as muitas questões vividas pelos jovens sem impactos fulminantes, mas com cenas sonoras, tamanha é a sutileza nas falas e nas cenas.

Nós, enquanto pais, professores e a sociedade em geral, em face aos tempos atuais, ao invés de mudarmos o nosso comportamento com relação aos jovens no que tange às necessidades deles, os transformamos em seres mecânicos formatados à maneira nossa, deixando de lado os seus anseios e angústias e vejo esse item muito forte na mensagem passada pela peça.

Sussurros é uma peça atemporal e dinâmica porque estará sempre atualizada a qualquer tempo, já que os anseios dos jovens serão sempre os mesmos. O que mudará, serão os tempos e as situações em cada um deles. E é dinâmica, porque novos relatos poderão ser inseridos e antigos poderão ser trocados que a essência jamais será mudada.

Sussurros é um texto de reflexão, uma voz que não mede o tormento, um grito que renasce do silêncio e confessa a paixão e o medo secreto. É o desafio para a Cia de Teatro Tal & Pá em seus dezessete anos de labor, um recorte da vida aos dezessete anos nos dias atuais. É uma peça que deveria ser assistida por um número maior de pessoas, pois, além de ser um texto de reflexão, também é um texto de autorreflexão para todas as faixas etárias.

Parabenizo a Cia Tal & Pá,Centro Cultural, ArenArt, Roray Club São Paulo, e a Escola Estadual Professora Maria Augusta de Ávila, através do seu corpo diretivo, por terem proporcionado a nós uma noite de gala digna de grandes aplausos, com a apresentação da peça “Sussurros” e, que até agora às duas horas sussurram em minha memória.

Indico a peça para todos e tenho a plena certeza de que valerá a pena assistí-la; E que outras escolas e comunidades tenham a oportunidade de ver "Sussurros". É garantia inexorável de que todos sairão satisfeitos e aprenderão uma grande lição para a vida!

Por Joãozinho de Dona Rosa.