ALTERADA...EU?

Sim...eu e o mundo feminino. Somos todas! Ninguém escapa.

É assim que a temporada de MULHERES ALTERADAS, nos insere a nós, mulheres, dentro do nosso "complexo" cotidiano de vida.

A peça em cartaz no teatro PROCÓPIO FERREIRA, São Paulo,tem no elenco três mulheres pra lá de alteradas, porém já vou avisando, por justíssimas causas: Filhos, marido, casamento, casa, solidão, trabalho, gravidez,TPM, doenças, ufa, enfim, até a celulite (cruzes, nada nos altera mais!), toda a extensa gama de problemas do dia -a dia, comuns a qualquer ser humano, mas que se amplia quando no território feminino.

Afinal, somos alteradíssimas mesmo, não somos? E quem não seria?

No elenco atuam Luísa Thomé, Mel Lisboa, Daniele Valente, André Bankoff, e o mais inédito, um trio de mulheres músicas que fazem a sonoplastia durante toda a peça: uma violoncelista, uma pianista e uma baterista, aliás, trio que dá todo o toque especial à apresentação. Muito dez as meninas músicas! Emolduraram o espetáculo!

Só não entendi por que não nos são apresentadas à plateia, no final da peça. Fica a sugestão.

O enredo é baseado na obra da quadrinista argentina Maitena e a peça é dedicada , in memórian, a Andréia Maltarolli, autora do texto, posto que seu falecimento ocorreu no ano passado.

O espetáculo é duma perspicácia interessante, e as discretas nuances (às vezes nem tão discretas assim), da nossa temática feminina deveras só poderia ser tão bem abordada num texto escrito por uma mulher.

Não classificaria a peça com algo tão intelectual, nota mil do pensamento, porém algo mais poético, suave, fruto duma sensibilidade feminina bem observadora e que cumpre sua proposta, a de nos autoidentificar com o enredo e de nos fazer relaxar pelas boas risadas.

O ponto alto da interpretação, a meu ver , é de Daniele Valente. Uma humorista...nata. Ela é espetacular.

André Bankoff também surpreende porque numa atuação mais pontual nos faz rir demais, a representar sua intrigante atuação masculina decisiva, sem a qual nós mulheres não seríamos tanto alteradas...ops, estou só brincando. De fato, tenho que concordar: Nada fácil ser homem nesse mundo de tantas mulheres alteradas.

Mensagem que me ficou: Mulheres alteradas...sosseguem, porque somos todas normais.

Um consolo aos homens, ao menos, a quem também conseguimos alterar com muito talento. Alteramos o homem mais calmamente inalterado, deste e de outros mundos!

Vale conferir.