Musical O Primo Basílio - Traição e Bossa Nova em Palco Paulistano
O clássico conto literário da moça recatada que trai o marido com o primo sedutor ganha vida com muita música e dança. “O Primo Basílio”, baseado na obra de Eça de Queiroz, e adaptado para os palcos por Francisca Braga, é capaz de emocionar até quem já sabe a história de cor.
A história permanece a mesma. Luíza é uma jovem sonhadora, casada com Jorge, um grande engenheiro, e preenche todos os requisitos para ocupar o cargo de esposa ideal. Esses paradigmas são quebrados quando Luíza recebe a visita de um amor do passado, o irresistível primo Basílio. Para completar, Jorge tem de se afastar de sua amada por dois meses devido ao trabalho, e Luiza é vigiada de perto pela sombria empregada Juliana.
A adaptação de Francisca se passa no Rio de Janeiro, à época da construção da nova capital brasileira, motivo que leva Jorge, o marido traído, a se afastar de sua amada Luíza por dois meses. O roteiro contextualiza o espectador, levando o elenco a frequentar lugares como a famosa confeitaria Colombo e mostrando o amor que os personagens têm pelas terras cariocas, embalando canções como “Copacabana” e “Valsa de uma cidade”.
Falando em músicas, a escolha do repertório é um show à parte. Usando e abusando das poesias musicadas da Bossa Nova e mais ainda, do mestre Tom Jobim, os atores demonstram um intenso potencial vocal e corporal entoando clássicos como “Eu não existo sem você”, “Luiza” e “Esse teu olhar”. Um dos pontos altos da peça dá-se quando Basílio incita a recatada Luíza, embalando-a em um número quente de tango “a la” Roxanne do filme Moulin Rouge, de Baz Lurhmann (FOX Films, 2001).
O musical é protagonizado por Ligia Paula Machado, no papel de Luiza, que também assina a produção, e Luiz Araujo, como Basílio.
O PRIMO BASÍLIO – O MUSICAL (165min, com intervalo). 16 anos. Estreou em 5/6/2009. Teatro Brigadeiro (676 lugares). Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 884, Bela Vista, Telefone 3107-5774. Sexta e sábado, 20h30; domingo, 19h. R$ 40,00. Bilheteria: 14h/21h30 (ter. a dom.). Até 6 de setembro.