"A ESTÁTUA DE OURO" Texto teatral de: Flávio Cavalcante

A estátua

de

Ouro

Texto bíblico

de

Flávio Cavalcante

ROLL DOS PERSONAGENS

REI

HOMEM

HOMEM 1

NARRAÇÃO

(Cena escura . a sonoplastia libera uma música celestial envolvente , logo em seguida em “OFF” , entra uma voz em tom celestial , que funde com a música , narrando a história). Ano 167 antes de cristo . No terceiro ano do reinado de Joaquim , rei de Judá , veio Nabucodonosor , rei de Babilônia a Jerusalém . O senhor entregou a Joaquim , alguns Utensílios de sua casa e este levou-os para a terra de Sinear , para a casa de seu Deus . No segundo ano do reinado de Nabucodonosor , teve este , um sonho ; seu espírito o perturbou e lhe fez passar o sono ... tentaremos dar uma idéia de como pode ter acontecido ... (A luz vai clareando lentamente . Em cena está o rei Nabucodosor sentado em sono profundo em seu trono . A sonoplastia acompanhada de iluminação , libera vozes tumultuosas e vez em quando no meio da multidão , ouve-se alguém dizer ... É uma estátua ... (Tumulto). Que coisa mais bela ! (Tumulto como se estivesse numa feira livre). É de Ouro ... outra voz fala da multidão . O tumulto vai aumentando cada vez mais e o rei Nabucodosor vai ficando cada vez mais inquieto em seu trono . A música vai aumentado a tensão gradativamente , deixando a platéia tensa . De repente ele acorda aos berros . Repentinamente , entra um homem com vestes da época .

HOMEM

(Entra apressado). Majestade ! O que foi que aconteceu ?! Ouvi um grito ...

REI

(Pausa meio atordoado). Nada ... não houve nada !

HOMEM

Perdão , Majestade ; mas eu ouvi nitidamente um grito ... aposto como foi um pesadelo !

REI

(Sério). Um sonho ... ou um pesadelo ... foi muito estranho ! (Pensativo). Eu não sei o que aconteceu ; mas eu tive um sonho sim ... foi um sonho ... está muito presente em minha cabeça ! Não entendi ! Preciso saber o significado deste sonho !

HOMEM

Como vai querer saber disso , Majestade ?! Foi só um sonho ! Impressão ...

REI

Não , não foi impressão ! Eu quero saber o que significa o meu sonho ! Foi algo diferente ! Eu nunca sonhei assim !

HOMEM

E o que deseja fazer , Majestade ?! Em que este humilde servo pode servi-lo ?!

REI

Quem poderia decifrar os meus sonhos ?!

HOMEM

Majestade ; é difícil alguém ter esta capacidade ! As únicas pessoas capazes de decifrar sonhos , acho que só os magos , os encantadores , talvez , os feiticeiros ... os Caldeus também ...

REI

Então trate de traze-los para cá , imediatamente ! (O homem se curva e a iluminação diminui em resistência . A sonoplastia libera uma música sacra e a narração continua com a história).

NARRADOR

Segundo tradições religiosas , as ordens de um rei , era uma missão sem falta e tinha que se cumprir , custasse o que custar . Assim fizera o servo , que saiu para atender a lamúria do todo poderoso o rei Nabucodosor . Como narra a sagrada escritura , assim se cumpriu e os magos , os encantadores , os feiticeiros e os Caudeus , se puseram diante de sua majestade o grande rei , para decifrar o seu tão desejado sonho ... (A luz vai clareando em resistência . Em cena , está diante do rei , o servo , trazendo os desejáveis homens decifradores do tal sonho).

HOMEM

(Se curvando). Pronto , Majestade ! Aqui estão os homens a quem tanto procuras !

REI

(Com pose de autoridade sempre com ironia) . Muito bem ...

CALDEUS

Em que podemos servi-lo , Majestade ?!

REI

(Irônico) . Mandei chama-los , porque tive um sonho muito estranho , que está perturbando o meu espírito e por isso , desejo sabe-lo ...

MAGO

(Cumprimentando se curvando) . Oh , rei ! Vive eternamente ! Dize o sonho a teus servos para podermos analisar e daí lhe daremos uma interpretação ...

REI

(Rir ironicamente). Quer dizer , que vocês se acham capazes de decifrar o meu sonho ?! (Um gargalhada de zombaria). Quem são vocês ?! Enviados de algum Deus ?! (Rir).

CALDEUS

(Sério) . Não , majestade ! Estamos aqui porque o grande rei , mandou nos chamar !

REI

(Irônico) . Mandei sim ! Sabia , que vocês são muito corajosos ?!

FEITICEIROS

(Desconfiado e temeroso) . Como assim , Majestade ?!

REI

(Sério com ar de loucura) . Uma coisa é certa ... se não fizerdes saber a interpretação do meu sonho ; veja bem ... eu tenho o poder de mandar fazer em pedaços todos vocês e além disso , posso mandar destruir como lixo amontoado , todas as suas casas ... (Rir ironicamente). Estão me entendendo , não estão ?! (Transição). Agora ; se me declarardes o sonho , como realmente eu quero , recebereis de minhas mãos , dadivas , muitos prêmios e grandes honras ... (Transição). Como é ?! Vão declarar o meu sonho e a sua interpretação ?!

ENCANTADORES

Diga-nos , oh grande rei ; o seu sonho ... para podermos fazer a sua interpretação !

FEITICEIROS

Estamos esperando , majestade !

REI

Como eu disse , são muito corajosos ! (Rir ironicamente). Corajosos digo ; porque se não fazeis saber o meu sonho ... a vossa sentença será a morte ... (Rir).

CALDEUS

(Sério e direto). Majestade ! Não há mortal sobre a terra que possa revelar o que o rei exige ! Por mais grandioso que fosse , nunca houve nenhum rei , capaz de fazer uma exigência dessa a um mago , a um encantador ou algum caldeu ...

MAGO

Ninguém tem essa capacidade , que venha revelar diante do rei ...

FEITICEIROS

(Severo e irônico). À não ser os Deuses ; e estes não moram com os homens !

REI

(Furioso). Como ousas falar neste tom com um rei ?! (Gritando como em loucura). Mentirosos ... calhordas ! Vocês acabaram de assinar as vossas sentenças ... (Gritando). Guardas ... guardas ... (Os guardas se aproximam o rei fala mais brando). Guardas ... quero que matem todos os sábio da Babilônia ! Não quero que fique um sábio sequer pra contar histórias ... levem estes malfeitores daqui ... comecem por eles ... (Aos berros). Agora vão ... desapareçam da minha frente ... quero todos mortos ... fora ... fora ... (Os guardas saem levando-os . A luz diminui em resistência . Entra a sonoplastia e a Narração).

NARRADOR

Depois da Fúria do rei , saiu o decreto , que deveriam ser mortos , todos sábios , que o rei com a sua maldade , mandara trucidar de uma forma cruel ; e Daniel também um mago ; mas que na ocasião não estava na presença do rei ; tentando evitar que fosse feita a vontade do poderoso rei , saiu imediatamente para falar com chefe da guarda do rei , a quem o mesmo tinha mandado dar um fim aos magos ; “mas por que é tão severo o mandado do rei ?!” Disse Daniel com o soldado e o mesmo explicou tudo que estava acontecendo . Não se conformando com a atitude do rei , Daniel , imediatamente foi a presença do rei Nabucodosor para propor-lhes uma acordo e pediu um tempo para decifrar os mistérios do sonho . Daniel volta aos seus companheiros e pede para eles pedirem misericórdia ao Deus do céu . Numa noite , estava Daniel já no seu leito preparado para dormir ; quando de repente , uma forte luz clareou o seu quarto , fazendo que o Daniel ficasse surpreso ... (A música envolve a cena , que vai clareando em resistência . Em cena está Daniel de Joelhos , fazendo uma oração em silêncio e a narração libera uma voz celestial , como se fosse a voz de Deus).

NARRADOR

Não temas , Daniel ...

DANIEL

(Surpreso). Quem está falando ?!

NARRADOR

Falaste na oração o teu medo e estou aqui para te confortar ...

DANIEL

Seja bendito o teu nome , oh Deus do céu e de toda eternidade ... porque dele , é a sabedoria e o poder ... mas ... realmente , eu tenho medo !

NARRADOR

Não há porque temer ! Estou do teu lado , meu filho querido ! Voltas ao rei e transmite-lhe o sonho que agora já sabes a sua interpretação ... (Nesse instante , uma iluminação especial , recai sobre o Daniel , dando idéia que Deus está passando pra ele , toda informação do sonho , acompanhado em sonoplastia . A expressão do Daniel é de quem está recebendo a informação divina , ouvindo atentamente . A cena escurece e aumenta . A luz clareia gradativamente no palácio do rei . Em cena está o rei , sentado no seu trono . Entra Daniel , juntamente com os soldados .

DANIEL

Majestade ! (Se curva).

REI

Espero que dessa vez , você esteja preparado para interpretar o meu sonho ... (Senta novamente no trono). Vamos , estou esperando ... podes fazer-me saber o que vi em meu sonho e a sua interpretação , mago ?!

DANIEL

(Sério e seguro). O mistério que o rei exige , não tem encantadores e nem magos que possam revelar ... mas há um Deus nos céus , o qual revela os mistérios ; e que me fez saber ... e a mim foi revelado este mistério . Em teu sonho , viste uma grande estátua ; esta que era imensa e de um extraordinário esplendor ; estava em pé diante de ti e tinha uma aparência horrível ...

REI

(Surpreso). Como sabes disso , mago ?!

DANIEL

Sabendo senhor ! O Deus do céu me falou ...

REI

Esplêndido ! Exatamente isso ... continue , eu estou ouvindo ...

DANIEL

A cabeça era de fino ouro ... o peito e os braços de prata ; o ventre os quadris eram de bronze ...

REI

(Aplaude irônico). Muito bom ... seja lá quem foi essa pessoa que lhe passou estas informações , está tudo no pé da letra ...

DANIEL

As pernas de ferro , os pés de ferro e parte de barro ... este é o seu sonho ... quanto a sua interpretação , és tu o rei dos reis , a quem o Deus do céu conferiu o poder , a força e a glória ; cujas mãos foram entregues aos filhos dos homens , onde quer que eles habitem e os animais do campo e as aves do céu , para que dominasse sobre todos eles ... tu és a cabeça de ouro ...

REI

(Atônito). Eu !?

DANIEL

Sim ... depois de ti se levantará outro reino inferior ao teu ! E logo em seguida um terceiro reino de bronze o qual dominará a terra ... o quarto reino será forte como o ferro ! (Transição). O viste dos pés e dos dedos , em parte de ferro e em parte de barro , será isso um reino dividido , mas que haverá nele firmeza como o ferro ; já que viste o ferro misturado com o barro ... e nos dias destes três reis , o Deus do céu suscitará um reino , que não será jamais destruí-lo ... o grande Deus , fez saber ao rei , o que há de ser futuramente . Certo é o sonho e fiel a sua interpretação !

REI

(O rei se prostra diante do Daniel). Tudo que falaste , se constitui numa grande verdade ! O vosso Deus , é o Deus dos deuses ! Ele foi o revelador dos mistérios do meu sonho ... peças o que quiser , vou oferecer-lhe manjares e suaves perfumes ... quero que governe toda a província da Babilônia e que seja a partir de hoje , o chefe de todos os sábios da Babilônia ... e em comemoração dessa descoberta , vou mandar construir uma estátua do tamanho de sua interpretação . (Dá uma gargalhada e senta no trono . A música aumenta gradativamente . A cena escurece . A sonoplastia libera a narração).

NARRADOR

Satisfeito com a vontade de Deus e insatisfeito com atitude do rei , O pedido de Daniel , constituiu ao rei , a Sadraque , Mesaque e Abede-Nego , sábios amigos de Daniel , os quais o ajudou na oração para que falasse com o grande Deus do céu . E o Nabocodonosor falou sobre os negócios da província de Babilônia ; Daniel porém permaneceu na corte do rei ... (A sonoplastia libera uma música árabe , como que o rei está numa festa . A luz clareia em resistência . Três bailarinas dançam a dança do ventre , enquanto outros estão arrodeados do rei dando gostosas gargalhadas) .

fim

Autor: Flávio Cavalcante

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 02/04/2009
Código do texto: T1519107
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.