"AS PREGAS DE ODETE" Peça teatral de Flávio Cavalcante

As Pregas De Odete

Comédia teatral em

1. ato

De:

Flávio Cavalcante.

ROLL DOS PERSONÁGENS

Odete (Mulher).

Biruga (Esposo).

Ciriana (Filha).

SINÓPSE

A vaidade falando mais alto nesta história. Mais uma comédia tendo como intuito do autor, divertir o espectador através de um espetáculo simples, corriqueiro e principalmente engraçado. Na verdade toda comédia parte deste princípio. O corriqueiro, o nosso dia a dia já é por si só engraçado. Durante o dia acontecem coisas que se formos colocar em uma peneira aproveitaremos quase tudo e daí o que foi uma verdade às vezes dolorosa no momento do acontecimento, passa a ser um grande espetáculo sendo apreciado por grandes platéias e grandes críticos. Tornando-se gostoso de ver até por aqueles que foram as vítimas do acontecimento. Temos um mundo de criação aos nossos pés. As pregas de Odete! É mais uma comédia com este intuito e tem por objetivo a diversão e a satisfação do espectador. Odete é o tipo de mulher que quer mostrar para a sociedade uma vida que ela não tem condições de manter e sacrifica o marido (Biruga) para pagar todos os seus débitos feitos em entrevistas para mostrar a sociedade suas viagens feitas de favor. Biruga, não suportando mais os débitos resolve optar pelo divórcio, criando a maior confusão. Biruga sabe que pode contar com a defesa de sua filha Ciriana, que apazigua toda a confusão.

Foi feita com muito carinho para você espectador, visando o seu bem estar e o respeito de saber que se trata da pessoa mais importante na vida do artista. Sabe-se que sem você, a arte não sobrevive. Parabéns por vir ao espetáculo.

Flávio Cavalcante

A cena abre com o Biruga impaciente andando de um lado para o outro e Ciriana também impaciente andando também de um lado para o outro. Os dois se cruzam se olham e andam novamente.

BIRUGA

Só quer ser as pregas...

CIRIANA

Não têm no cu que o mosquito roa, mamãe só quer ser as pregas mesmo! Que menina!

BIRUGA

Só porque viajou pra Europa! Não sabe nem como se chama e só quer ser as pregas... Uma Paraíba metida a besta!

CIRIANA

Dez palavras certas, ela consegue errar onze! Que mulher burra, essa minha mãe! Deu certinho com dito popular... Só quer ser as pregas de Odete! Pelo menos é o ditado de lá da terrinha! Agora, papai, o culpado de tudo isso é o senhor mesmo, sabia?

BIRUGA

Mas por que, minha filha?! E eu tenho culpa de Odete querer aparecer?

CIRIANA

Por que é... Mamãe é do tipo de mulher, que gosta de vitrine! Até ela mesma gosta de estar em vitrine! Se fosse uma peça de velório, acho que ela se sairia muito mal fazendo o papel do caixão! Mamãe só serve pra servir de zombaria pra os hipócritas, que ela chama de amigos... Só fica faltando mesmo o palco, porque a palhaça é a mamãe, sem pintar a cara! E o senhor fica de lado bancando o otário... Isso mesmo, bancando o otário, servindo também de chacota! Isso não está certo... Isto é ridículo!

BIRUGA

A Odete sempre gostou de abalo, Ciriana! Coluna social, entrevistas idiotas, só pra aparecer na tela da televisão... Isto é que eu chamo de idiotice, não acha?!

CIRIANA

E o senhor bancando tudo isso, não é, seu Biruga?

BIRUGA

(Firme). Ciriana, minha filha; acho que você está coberta de razão... A Odete sempre se promoveu às minhas custas... Agora chega! Cansei minha beleza... Eu não estou aqui mais para bancar o pateta... Ela agora vai ter que dançar conforme a música que eu botar pra tocar...

CIRIANA

Isso mesmo, papai... E eu dou a maior força... O senhor tem que ver, que a vida tá passando, e ela tá aí, desfrutando do seu dinheiro e o senhor tá aí também, caindo de produção cada vez mais! É da vida mesmo! O ser humano nasce, cresce e depois morre! Ela é vaidosa! Daqui a pouco com todo esse abalo da sociedade, ela vai acabar encontrando outro coroa idiota, tão rico quanto o senhor, vai lhe dar um chute na bunda e o senhor vai ficar aí, que só um cavalo velho ultrapassado... Sem dente, sem valor, sem lenço e sem documento...

BIRUGA

Com cara de Biruga!?

CIRIANA

Com cara de Mané! Isso eu não admito que mamãe faça com o senhor... (Transição pega o telefone). Olhe aqui o telefone! Acabe com essa festa agora mesmo! Aposto com quem quiser, que ela está fazendo uma entrevista coletiva sobre as façanhas que ela aprontou na Europa! Quer apostar?! Ligue a televisão! Ligue pra emissora e veja se eu não estou falando a verdade?!

BIRUGA

(Sério). Aí, é muita falta de consciência de sua mãe...

CIRIANA

E por acaso ela sabe o que é isso, doutor Biruga?! O dinheiro não sai do bolso dela mesmo!

BIRUGA

Me dê esse telefone pra cá... Ela agora vai ouvir o que não deve! (Pega o telefone e disca um número qualquer. Pausa. Transição). A dona Odete, por favor... (Transição sério). O que? Não brinca comigo! (Escandalizado). Sério?! (Desliga o telefone. Transição). Me segura que eu vou ter um ataque ! (Cai no sofá). Vai, chama um médico que eu vou ter um ataque...

CIRIANA

(Quase em desespero). O que foi, papai?! Tá se sentindo mal?!

BIRUGA

(Transição). Não, só frescura! (Com raiva). Eu mato a Odete!

CIRIANA

Por que o senhor não falou com a mamãe?

BIRUGA

Ela não estava lá... Eu mato aquela desgraçada! Não vai faltar a oportunidade de acabar com carreira exploradora de Odete!

CIRIANA

Então, pela primeira vez eu me enganei!? Ela não deu entrevista coletiva?!

BIRUGA

Fez pior do que isso... Além disso...

CIRIANA

Mamãe, não joga pra perder! O que foi que ela aprontou dessa vez?!

BIRUGA

Simplesmente, ou vai ficar famosa de vez, ou acabou de enlouquecer! Ela contratou todas emissoras do país para falar sobre esta maldita viajem para Europa! Eu mato a Odete ! Ela quer de uma vez por todas me trucidar, acabar com o meu bolso! E tem mais, qualquer ligação pra cá, falando em entrevistas, cancela ... (O telefone toca . Ciriana atende).

CIRIANA

Alô! Não, é a filha dela... (Transição com o Biruga). É do jornal...

BIRUGA

Cancela...

CIRIANA

Ela comprou todas as páginas... O rapaz tá dizendo que vai calcular o valor...

BIRUGA

Não deixe ele calcular o valor... Cancela...

CIRIANA

Ela não quer mais... (Transição). O cara disse que não pode e desligou o telefone na minha cara! Bando de mal educados... Isso ele não faz na minha frente!

BIRUGA

Eu mato a Odete! Eu juro que mato a Odete e depois me entrego a polícia! (O telefone toca novamente). Deixa que eu mesmo atendo! (Pega o telefone). Alô! Da revista Milagre? É muito milagre mesmo, você estar aí, por trás deste telefone! Muito bem... Obrigado! Minha mulher gosta muito de fazer estas façanhas... Se ela viajou pra Europa?! Claro que ela viajou pra Europa! Só que o dinheiro não sai do bolso dela... Eu não dou nenhum tostão... Passe muito bem... Cancele qualquer entrevista... (Desliga o telefone). Eu estrangulo a Odete e depois bebo o sangue dela! (Ciriana liga o rádio. Em OFF). "E atenção ouvintes! Dentro de instantes, uma entrevista coletiva, com a Odete, contando suas façanhas para o mundo" Também em OFF, a voz da Odete "E quem paga ?! É o Biruga, meu Marido.

CIRIANA

Pelo que eu conheço a mamãe... Essa vai ser uma das grandes entrevistas da vida dela, prepare o bolso, que aí vem bomba, papai...

BIRUGA

(Revoltado). Será possível, que esse tormento não vai acabar?! Volte pra casa, Odete, que você vai ver o que vai acontecer com você! (A campainha toca. Ciriana vai atender a porta).

CIRIANA

(Transição espantada).O que é isso ?!(Pega no chão do lado de fora da porta).

BIRUGA

O que é isso, Ciriana?! Mais surpresas?! Manda de lá, que eu já estou preparado ...

CIRIANA

Leia o senhor... a correspondência não é para mim... que é dívida para o senhor pagar , eu não tenho dúvida !

BIRUGA

(Abre a correspondência e ler . Transição escandalizado). O que é isso ?! (Arregala os olhos para o papel). O que é isso?! Meu Deus, mas o que é isso aqui? A Odete quer me deixar de esmolas ?! Mais entrevistas ... o que é essa mulher tá pensando, hen, Ciriana?! Que eu sou algum dono de banco?! É cobrança... o Jornal da noite já disse que vai me jogar na cadeia... (A sonoplastia libera um som de sirene de carro de polícia). Olha a polícia aí... (Se esconde atrás do sofá). Pelo amor de Deus, diga que eu não estou... (A campainha toca). Ai, meu Deus ! Tou frito ! Tou em cana, por causa dessa tua mãe, que só quer ser as pregas, Ciriana?

CIRIANA

Eu vou atender...

BIRUGA

Se for a polícia, diga que eu saí... (Fica atrás do sofá rezando. Ciriana abre a porta. Entra Odete, com uma roupa, com cores desconformes e super quentes. Transição). Ah, é você , Odete ?!

ODETE

Não, eu acho que é a minha fotocópia! Tá cego, Biruga ? Tá precisando trocar estes óculos! Pelo menos vai sair dessa aparência horrível! Estou exausta; mas eu tou feliz!

CIRIANA

(Irônica). Ser viado com o rabo dos outros, é uma beleza, não é, mamãe?!

ODETE

(Sem entender). O que?!

CIRIANA

Nada não, eu não falei nada, mamãe!

ODETE

Pode jogar suas ironias pra cima de mim... Depois que eu voltei da Europa, eu adquiri outra personalidade! Até mais jovem estou me sentindo!

BIRUGA

Claro, que você está mais jovem, não é, Odete?! Como a Ciriana falou, é muito bom ser viado, com o rabo dos outros!

ODETE

Até você, Biruga?! Isto não assenta pra você! Você não tem um pingo de vergonha na cara?! Como é pode, Biruga?! Fazer chantagem na frente de sua filha?! Eu só estou feliz, tá bom?! Feliz... E você não vai atrapalhar esta minha felicidade!

CIRIANA

Sabe o que eu acho, mamãe?! A senhora deveria deixar de ser mais vaidosa, sabia?!

ODETE

(De salto). Nunca! Eu prefiro morrer, do que me submeter ao ridículo!

BIRUGA

E você acha que está como, Odete?!

ODETE

Eu?! Quantas vezes querem que eu repita a mesma coisa?! Eu estou maravilhosa ?!

BIRUGA

Você não tem mais idade para isso; manequim de carnaval é que se veste desse jeito...

CIRIANA

Uma palhaça escritinha! Só falta a peruca!

BIRUGA

Se balançar um ganzá, vou dizer, que vai pra um terreiro de macumba !

CIRIANA

Ou então uma puxadora de guerreiro, igualzinho como vi lá na sua terrinha! Só falta o apito!

BIRUGA

Uma santa cruz de beira de estrada, Odete! Como diz lá na tua terra também... Ridícula; você está, ridícula! É triste a realidade, mas será possível, que você não se manca!? Você tá parecendo uma perua! (A Odete dá um grito de basta e chora exagerado).

ODETE

De sociedade?

BIRUGA

Não, de galinheiro!

ODETE

Vocês estão com inveja!

CIRIANA

O pior, é que papai está coberto de razão, mamãe! No mínimo, a senhora vai servir de chacota pra essa gente hipócrita!

ODETE

Eu não acho! Eu estou me sentindo muito bem assim... Agora eu sou outra mulher! Já estou até pensando em viajar de novo!

BIRUGA

Com o meu dinheiro mais não... Eu já estou cansado dessas suas trapaças, Odete! Eu não agüento mais ser tratado como seu empregado! Eu, era quem devia tá aí, gozando a vida; conhecendo o mundo! Eu preciso conhecer o mundo; quem não precisa!? Condições eu tenho! Mas não... estou aqui, trabalhando feito um cavalo, pra você tá gastando o meu dinheiro com entrevistas, só pra aparecer perante esta sociedade idiota! Bem que a Ciriana falou... só quer ser as pregas ! Coube bem com dito popular da tua terra! As pregas de Odete! Chega!

ODETE

Biruga, meu Biruguinha! Você sempre me conheceu desse jeito; se não quer me aceitar mais do jeito que eu sou, pode contratar um advogado, que eu assino o divórcio imediatamente, meu amor!

BIRUGA

E quem é que vai pagar o advogado?!

ODETE

Você, não é, meu bem?!

BIRUGA

Sempre o Biruga paga tudo... Eu quero ver um dia que eu for fazer uma visita pra nosso senhor, como é que vai ficar! Só quero ver mesmo!

CIRIANA

O senhor não vai ver nada, papai!

ODETE

Deixa ele, Ciriana; ele pensa que o céu é perto! Ele pensa que sete palmos de terra no focinho é maneiro! Se você acha que já tá no fim da vida mesmo, senhor Biruga; então trate de fazer logo este divórcio, que eu faço questão da minha parte! Vou à Europa novamente, passar um tempo em terapia para esquecer o seu trágico velório! E desta vez, eu vou voltar dando aula de inglês!

BIRUGA

Você faz questão de que parte?! Que inglês?! Você não sabe nem como se chama, Odete! Você só quer ser as pregas, mas a única prega que você tem, é essa montanha de rugas que tá aí na tua cara exposta pra todo mundo ver... O cirurgião plástico vai ter um trabalho imenso pra dar jeito! Vai ter que ser muito bom em trabalhos manuais! Me diga qual é a parte que você quer?

CIRIANA

Papai, nem parece que o senhor é um homem culto; ela foi casada com senhor, pelo regime de comunhão de bens... ela tem direito a metade de seus bens !

ODETE

Deixa ele ... eu quero o divorcio já, Biruga!

BIRUGA

(De salto). Eu quero não quero o divórcio, nunca! Pra dar pra você, o que eu construí a vida inteira de graça, assim de mão beijada?! Nunca, Odete! Pode ir tirando o cavalinho da chuva!

ODETE

É melhor a gente cuidar, que de repente o diabo atenta, você morre... E eu não quero ficar desamparada...

BIRUGA

(Irônico) . Não se preocupe, que eu vou demorar um pouquinho mais! Pra dividir os meus bens, nem ela vindo engarupada, ela me leva! Você vai me engolir um bocado de tempo ainda, Odete!

ODETE

Mas é uma decisão minha! Eu quero o divórcio; e eu vou ligar para o doutor Albuquerque! (A campainha toca). Vai lá atender, Biruga! Aprendi nesta minha viajem, que faz mal a gente abrir a porta para estranhos! Isto fica bem para o empregado, ou o cachorro da casa!

BIRUGA

E por acaso, esse cachorro sou eu, Odete?

ODETE

Se você se acha tão importante assim...

CIRIANA

Podem deixar que eu mesma abro! (Abre a porta . Transição escandalizada). O que é isso?! (Puxa um enorme saco pesado).

ODETE

Podem deixar! É pra mim! Eu já sei do que se trata! Aposto como veio pelo correio... São as minhas revistas!

BIRUGA

(Escandalizado). Revistas?! Enlouqueceu de vez, Odete? Não vou pagar um tostão, tá ouvindo?

ODETE

Não precisa, você já pagou! Veio tudo na conta do telefone deste mês!

BIRUGA

Como eu não percebi?!

ODETE

Você nunca percebe absolutamente nada, não é, Biruga?! Ciriana, minha filha; eu acho que logo, logo, eu vou virar uma artista de cinema! Braduai... Me disseram este nome... Eu não sei nem o que é, mas eu achei tão lindo! Mesmo sem saber do que se trata, mas um dia eu chego lá... Já pensou Odete, uma artista famosa?

CIRIANA

(Rindo irônica). É mesmo , mamãe ?! (Com desdém). Que ótimo! O bolso de papai então... No mínimo vai ser o vilão da sua historia, não é mesmo?! (Apática). O nome é Brodway

ODETE

Eu sei... Não precisa querer me ensinar o que eu já sei! Estou resolvendo a produção!

BIRUGA

Meu bolso sempre está em todas as suas produções, Odete, sempre ... (Transição com raiva). chega! Eu não estou agüentando mais ! Eu estou me sentindo como um otário!

ODETE

Eu nunca lhe disse o contrario! Relaxa, Biruga! Mulher é luxo! Só tem quem pode!

BIRUGA

Você está muito cara na minha mão, muito cara mesmo! A partir de hoje eu lhe proíbo terminantemente de fazer qualquer coisa, sem antes me consultar!

CIRIANA

Acho que papai está certíssimo!

ODETE

(Como quem não gostou). Tudo bem... mas só depois desses cinco anos próximos ... já estão todos agendados! Daqui pra lá, eu já tenho conhecido o mundo mesmo! Não sei nem se estou viva daqui pra lá...

BIRUGA

(De salto). Você fez o que, Odete? (Indignado). Você quer me deixar de esmolas?! (Andando de um lado para o outro preocupado). Eu passo a minha vida inteirinha trabalhando que só um condenado; eu vivo a vida só pra fazer os gostos dessa mulher... cinco anos de martírio... fui estrangulado! Estou arrasado, humilhado... acho que vou ter um ataque cardíaco e eu devo à você, Odete... Condenada! Ligue pro meu cardiologista, Ciriana!

ODETE

Ligar nada... ligue pra o advogado para preparar o documentação do divorcio!

BIRUGA

E ainda por cima, levo um chute na bunda, sem nem um constrangimento! (Transição). E quer saber de uma coisa?! Eu não vou morrer não... e nem tampouco me divorciar de você ! Se você tiver pensando que vai passar o resto da vida gastando o meu dinheiro por aí... pode ir logo olhando se eu estou ali na esquina! Não liga pro advogado, Ciriana... ligue pra polícia... isto é um caso de polícia...

ODETE

A policia também já foi contratada para me guardar nas viagens... não precisa ligar, eu mesma já fui lá, pessoalmente!

BIRUGA

(Escandalizado). Você fez o que, Odete? Tá muito importante, essa mulher! Você com guarda-costas? Meu Deus, acabei de ter um pesadelo e juro que não estou dormindo! (Transição. Furioso pula em cima da Odete e pega no pescoço dela). Eu vou te matar, Odete!

CIRIANA

(Ciriana separa Biruga de Odete e a mesma começa a se olhar em um espelho e cada olhada, faz uma expressão de raiva). Papai se acalme, que o senhor não tem nervo de aço e assim, nervoso não vai conseguir resolver nada! Sua cara está vermelha, que mais parece um camarão! Tenha cuidado, que o mínimo que isso pode trazer é um derrame e as conseqüências não são nada agradáveis!

ODETE

(Gritando escandalosamente). Aiiiiii, que raiva! Acabei de sair de uma cirurgia plástica ! Eu vou procurar meu médico pra saber se prejudicou alguma coisa na cirurgia! Prepare dinheiro, Biruga; prepare dinheiro que eu vou começar a gastar agora! Se me prejudicou, eu vou esticar as minhas pregas novamente!

BIRUGA

É isso que eu digo! Odete; só quer ser as pregas...

ODETE

Só se for do...

CIRIANA

(Repreende). Mamãe... sem apelação, tá ? Não quero sujar minha imagem perante minhas amigas! Não convém uma família de nosso quilate entrar em parafuso e mergulhar tão baixo, a ponto de falar palavras tão obscenas... podemos morrer afogados na língua desse povo...

ODETE

Desculpe, filha ... mas é que o Biruga me deixa com... (Faz uma pose estranha). Heart, abalado...

BIRUGA

O que é isso ? (Imitando a Odete). Heart?

ODETE

Eu não digo que esse Man, tem cabeça de Biruga mesmo? Ele esquece que estou aprendendo inglês... coração, Biruga ... eu falei coração em inglês! Ah, eu estou tão aplicada nas aulas! O meu professor disse que eu estou sendo uma aluna, lunática... não é o máximo? Eu mesma achei um escândalo ! Já pensou, eu vestida com aquelas roupas pesadas, voando como um passarinho... ou quem sabe como uma bexiga cheia com ar de oxigênio?!

BIRUGA

Nitrogênio, Odete ! Agora eu entendi o porquê do lunática!

CIRIANA

Mas a senhora às vezes chega a ser ridícula, sabia, mamãe?! Depois não ache ruim eu estar lhe rejeitando, faço de conta que não sou sua filha, perante toda a sociedade!

ODETE

(Revoltada). Você tem coragem de rejeitar a sua própria mãe, Ciriana? Eu não acredito, que depois de tantos anos que você tem... ainda não aprendeu, que eu sou mais velha que você...

BIRUGA

(Irônico). Precisa ser gênio, pra saber uma coisa dessa!

ODETE

(Com raiva). Cale a boca, Biruga! Cale a boca, que eu não quero me aborrecer... já basta o estrago que você fez na minha cirurgia plástica, por causa da raiva que você me fez! (Transição). Mas eu não vou estar nem aí... Pensando melhor, aproveite... aproveite, que depois de todos estes contratempos, a retocagem vai ser geral... (Biruga faz menção que vai falar, mas Odete o atrapalha). Antes de você falar, eu lhe digo... quem vai pagar é você, meu amor...

CIRIANA

Como sempre, não é, mamãe?

BIRUGA

Como sempre, digo eu... (Expondo o verso do bolso). O meu bolso já está assim, tá vendo, dona Odete? Se você conseguir fazer magica? Pode fazer quantas plásticas quiser... Também eu não sei pra que tanto esforço... Acho que aí, não é nem questão de plástica...

ODETE

Como não é questão de plástica, Biruga?! Nem a ciência até hoje descobriu outra forma, você vai descobrir... já pude crer, que você só quer ser o melhorzinho, Biruga!

BIRUGA

O que eu falei se constitui numa grande verdade e não precisa ciência para descobrir não; já houve uma descoberta!

ODETE

Ah, foi? E eu poderia saber que tipo de descoberta foi essa? Diga logo, que se esta nova técnica for interessante, com certeza vou partir para ela... e se foi você o inventor, vamos divulgar juntos, vai ser mais uma forma para entrarmos na mídia mundial!

CIRIANA

(Consigo mesma). Aí vem coisa! Aposto!

BIRUGA

O seu problema não é uma plástica que vai resolver!

ODETE

E eu posso saber o que é, meu querido?

BIRUGA

Milagre, se Jesus Cristo tivesse ainda na terra... (Ciriana solta uma gostosa gargalhada).

ODETE

(Decepcionada repreende Ciriana). Não sei porque você está rindo, Ciriana... não vi graça nenhuma no que ele acabou de falar!

CIRIANA

Só achei engraçado! O que é que há de mal nisso, mamãe? Nem bom humor essa mulher sabe ter! Eu acho que a senhora, ao invés de estar procurando um cirurgião plástico, deveria estar se consultando com um psiquiatra! E acho que papai não está muito longe da verdade não! O seu problema é loucura...

ODETE

(Decepcionada). Minha própria filha me chamando de doida... não, dessa vez, eu estou abalada dos nervos mesmo... Vou procurar um psiquiatra sim... mas marcar consultas pra vocês dois...

BIRUGA

Se o psiquiatra não servir pra você, eu conheço um bom veterinário, que aplica a vacina anti-rábica canina... é tiro e queda...

ODETE

(Explode de salto). Cachorra é a tua mãe, Biruga! (Ciriana repreende).

BIRUGA

Eu não lhe chamei de Cachorra... Agora se a carapuça caiu na sua cabeça... O que se há de fazer?

CIRIANA

(Tentando repreender). Mamãe, a senhora não tem certeza! Papai não lhe cachorra, pronto!

ODETE

Pronto o que, Ciriana? Eu estou com cara de cachorra, é?

CIRIANA

Desculpa... mas é que vocês falam tanto, que acabei me atrapalhando... (Transição). E por que o senhor citou um veterinário pra mamãe, papai... Isso não se faz nem com um cachorro encontrado na rua...

ODETE

Dog, Bigura... você é um dog... cachorro de madame caçar rato, na ausência do gato... Please, Ciriana... Ligue a televisão, que já está na hora da minha fabulosa entrevista! Ai, ai, já estou me sentindo uma super estrela... Ou melhor,... Star...

BIRUGA

(Irônico). Esse também já paguei adiantado, dona Odete?

ODETE

(Com desdém). Biruga, você é muito pequeno para mim... não quero falar mais com você nem amarrada, está ouvindo, não está?

CIRIANA

(Com a Odete). Sabia que a senhora está parecendo uma criança que perdeu o brinquedo, mamãe?

ODETE

Ele não me chamou de cachorra, Ciriana? Então a partir de hoje, eu vou fazer jus a isto... eu sou uma cachorra... e trate de pegar seu pano de bunda do meu quarto... de hoje em diante quem vai dividir a minha cama comigo, é o nosso cachorro...

CIRIANA

(Rir). Não brinca!

BIRUGA

Deu certinho pra mim, minha filha... depois de velho ser trocado por um cachorro... eu não admito uma coisa dessa, Odete!

ODETE

Você não escolheu? Não é assim que você quer, Biruga? E onde é que você é melhor que o nosso cachorro? Ou você me dá o divorcio, ou a partir de hoje, pode se considerar um homem trocado pelo nosso cachorro...

CIRIANA

(Decepcionada). Isto é um absurdo, mamãe? Eu não admito uma coisa dessas...

BIRUGA

Quer dizer então, que você está querendo guerra, Odete?! Então se prepare que você acabou de entrar num campo de batalha... e a primeira granada eu vou estourar em suas mãos...

ODETE

E ainda diz que as pregas sou eu...

CIRIANA

Mamãe, a senhora não acha que papai está coberto de razão, não? Trocar o coitadinho de papai por um cachorro!? Espere ai, dona Odete... O cachorro até que vale a pena dormir com ele, mas trocar por papai, que é o esteio da casa?! A senhora está indo longe demais...

BIRUGA

Me defenda mesmo, Ciriana! (Transição). Pode dormir com ele, Odete... Você e ele formam um belo par! Pode até transar com ele, se quiser... Mas o divorcio eu não dou... Eu não vou contribuir com isso! Quem já se viu? Ser trocado por um cachorro...

ODETE

É melhor do que dormir com outro homem, não acha?

CIRIANA

(Repreende). Mamãe...

BIRUGA

Deixa ela, Ciriana... O problema de Odete é que as pregas que ela tem, não estão expostas ainda diante do cachorro... Não vai demorar muito pra o cachorro tomar o maior susto da vida dele! Depois não vá cometer um assassinato, até sem querer! Vai ser chata assim no raio que a parta...

ODETE

Sem muita conversa, Biruga! Eu lhe digo uma coisa; eu não quero mais viver com você! Acho melhor você me dar o divorcio de uma forma amigável, que eu acho melhor mesmo! Agora, se não for por bem, vai ser por mal... Você escolhe...

CIRIANA

E o que é agora, hein, mamãe? Vai começar a sessão de pancadaria, é? Se vocês vão começar a se comer um ao outro, de licença, que eu vou procurar o que fazer na rua...

BIRUGA

Eu já disse e repito! O divorcio eu não dou! E se você quiser luxo de agora por diante, trate de pagar suas dividas! Eu não pago mais nenhum tostão!

CIRIANA

Acho que é por aí mesmo, papai... Eu conheço essa aí! Se puder comprar o mundo para mostrar pras pessoas que está bem, ela compra! Não é assim, mamãe?

ODETE

(Com desdém). Lá vem você com suas histórias...

BIRUGA

Ciriana está coberta de razão... Eu não vou dar o divorcio, Odete... você pode se espernear, pode morder a bunda de raiva, se quiser... O divorcio eu não dou...

ODETE

Você é quem sabe, doutor Biruga! Depois não reclame da sua boa sorte! Quero ver se você tem dinheiro o suficiente para gastar mesmo! Se o mundo for caro demais, eu vou querer todo o universo!

BIRUGA

Tá vendo só, Ciriana?! Esta tua mãe tá querendo me deixar de tanga... (Transição). Tudo bem, Odete! Deixa eu respirar profundamente... (Respira profundamente). Acha pouco as despesas que eu tenho aqui dentro de casa?! Pago colégio da Ciriana, dou dinheiro pra Ciriana ir ao cinema com o namorado, Pago o plano de saúde da Ciriana, comprei todas as roupas da ciriana...

CIRIANA

Espere ai, papai... Quem tá pedindo o divorcio é mamãe!

BIRUGA

Mas eu estou falando com ela mesmo!

CIRIANA

Então vire o disco pro lado de lá...

BIRUGA

Eu não estou agüentando mais esta vida! Só quero ver um dia que eu morrer, como é que vai ser...

ODETE

(De salto e feliz). Morre, Biruga... Dessa forma, eu consigo arrancar tua cueca, sem tirar as calcas... (O telefone toca. Odete atende). Alô... quem? É ela mesma... (Transição). Por favor, quando se tratar de pagamento, procure o Biruga, tá?

BIRUGA

(Com raiva). Quem?

ODETE

(Com desdém e ironia). É pra você, querido... Pelo tom de voz, acho que é a matéria do Jornal Nacional que eu esqueci de lhe avisar...

BIRUGA

(Tenso). Eu não vou pagar... (Pega o fone). Alô! Como é a historia, meu amigo? Eu já estou onde? No SPC? (Transição). Eu não acredito no que estou ouvindo... (Transição com a Odete). Odete, você é foda, Odete... (Transição se desculpando ao telefone). Eu não estou falando com você... Passe muito bem... (Desliga o telefone. Transição). Só te matando, Odete... (Pega no pescoço da Odete).

CIRIANA

Ei, pode parar, que eu não quero servir de testemunha! Se quiser matar a velha, é só me dizer que eu saio de casa agora mesmo!

ODETE

(Decepcionada). Velha, Ciriana?! Eu vou chamar a SUAT... (Grita). Suat...

CIRIANA

Ridícula, a sua cena...

ODETE

Por que não dizer que eu sou uma mulher chiquérrima... (Transição). Me larga, que eu estou morrendo sem oxigênio... (O telefone toca novamente). Pode deixar que eu atendo...

BIRUGA

Aposto que já sei do que se trata...

CIRIANA

Aposto que o senhor está aprendendo a advinhar... (Atende ao telefone). Alô... Eu não sei! Deixe-me ver se ele está aqui... (Transição em tom de cochicho). É cobrança!

BIRUGA

Diz que eu não estou...

CIRIANA

Ele acabou de dizer que não está!

BIRUGA

(Aos berros). Ciriana...

CIRIANA

Espere aí, não é ele quem está falando! Nem eu mesma sei o que estou falando... Tenha calma, não se irrite... Vamos resolver com calma... (A sonoplastia libera um forte baque de telefone). Desligou o telefone na minha cara!

ODETE

Era algum jornal me chamando para uma entrevista?

CIRIANA

Não, era a polícia atrás de papai!

ODETE

Acho é pouco... Bem que eu pedi pra você me dar o divórcio...

BIRUGA

Não venha que não vai ter... O divórcio eu não dou! Eu não vou contribuir com os seus caprichos, Odete! É muita ousadia! Depois de velho, eu patrocinar o relacionamento de minha própria mulher com um cachorro...

CIRIANA

É chato mesmo...

ODETE

(Como quem não entendeu). Relacionamento com quem, Biruga? Com um cachorro? Eu não tenho obrigação de tá ouvindo uma coisa dessas! Eu não lhe troquei por nenhum cachorro! Agora se você acha o contrário, na certa, o cachorro está sendo mais eficiente!

CIRIANA

(Repreende). Mamãe...

BIRUGA

É assim, e?

ODETE

É assim mesmo! É bom que você me de logo este divórcio, antes que eu resolva casar com o cachorro mesmo... Você escolhe! Não vai ficar bem pra você, ver a sua mulher andando de mãos dadas com um cachorro, não é, Biruga? Depois eles, os seus próprios amigos, vão acabar achando que eu fiz uma boa troca!

BIRUGA

Tudo bem! Eu vou me juntar com uma vaca! O que acha? Pelo menos tem língua e não tem prega na cara...

ODETE

Velha é a vovozinha...

CIRIANA

Vão começar agora, é? Mamãe a senhora devia botar os pés no chão... A senhora tá parecendo uma criança feliz por ter ganhado um brinquedo novo...

BIRUGA

Vai, Ciriana... Eu estou gostando...

CIRIANA

Eu estou falando com o senhor também, papai! Se existe uma pessoa que tem culpa nessa historia, essa pessoa é o senhor mesmo!

ODETE

Ah, mas vocês podem falar o que tiverem vontade! Vocês não imaginam como é bom se sentir diante de câmeras de televisão... Ser bajulada pela imprensa... (Como em um delírio). Ah, já pensaram eu, na brodwai?! Ser famosa... flash de maquinas fotográficas... olhem só a luz clareando o holofote... Saiam da frente, que a superstar vai passando pela passarela... (Como quem está cumprimentando o público). Eu já estou vendo só nós dois... Famosos... Olhe, Biruga... Cumprimente os meus fãs... Afinal você é o marido da grande estrela... (Transição). Muito obrigada!... Olhe a musica tocando fundo em nossos ouvidos... (Ao longe a musica New yorq invade o cenário. A luz cai a 50%, deixando um foco de luz em cima do casal, que dança feliz. Termina a musica. Transição). É tudo muito belo...

BIRUGA

(Transição caindo na real). E muito caro também... Vamos parar com estas viagens, porque se não, quem vai acabar pagando esta passagem sou eu! E já está saindo caro demais...

ODETE

(Com raiva). Desanimador, você... Cortador de barato, Biruga... Por isso que eu quero o meu divórcio... Eu não quero mais saber! Ou você me dar por bem ou você me dar por mal...

BIRUGA

Faça o que achar melhor, Odete! Eu não vou tá alimentando loucuras de uma maluca que só quer ser as pregas!

CIRIANA

É por aí mesmo, papai...

ODETE

Até você, Ciriana? Tudo bem... Querem guerra, não é mesmo? Tudo bem... Então vamos a guerra! Eu vou dar uma volta na cidade... Você vai ver como é que faz para puxar o dinheiro do meu divorcio... Eu lhe prometo uma coisa! Pode esperar, que eu vou lhe deixar de tanga!

CIRIANA

Papai não assenta de tanga...

BIRUGA

E eu por acaso, ainda tenho tanga, Odete? Deixa, Ciriana... Eu vou... (E atrapalhado pela Odete).

ODETE

Você não vai pra lugar nenhum! Você vai me dar o divórcio...

BIRUGA

Tudo bem, Odete... Você quer o divorcio, não é? Então eu vou lhe dar o divórcio... Agora, lembre-se que foi você mesma quem quis... Depois não fique reclamando da boa sorte!

CIRIANA

Eu não acredito que o seu senhor vá fazer os caprichos da mamãe, papai!

BIRUGA

Eu quero viver em paz! Estou vendo que vai sair mais barato para eu dar este divórcio, do que tá pagando contas e mais contas de hora em hora... Vamos, ligue para o advogado, Odete! Eu só quero que você me deixe em paz depois deste maldito divorcio, está ouvindo?!

ODETE

Não tenha dúvida disso... Você pagando as minhas viagens para Europa, pagando as minhas entrevistas das minhas façanhas na viagem depois do divórcio, tudo bem...

CIRIANA

(Brincando). Seu Biruga, existe divórcio entre filha e pai?

BIRUGA

Por que?

CIRIANA

(Com ironia). Não sei... É que me deu uma vontade de me divorciar de repente...

BIRUGA

Já quer entrar no roll, Ciriana? Minha filha... Sua mãe, acha que eu tenho cara de cavalo...

ODETE

E precisa achar?! Pega o espelho pra ele, Ciriana...(Transição). Estamos acertados, Biruga?

BIRUGA

Só que você esquece porém, que depois do divórcio, cada um vai viver sua vida, Odete... A minha única obrigação, que eu vou passar a ter, é com a Ciriana...

ODETE

Quer dizer, que você não vai mais pagar os meus luxos?

BIRUGA

Graças a Deus, não...

ODETE

As minhas viagens?

BIRUGA

Não...

ODETE

Nem as minhas entrevistas?

BIRUGA

Também não...

ODETE

Então esqueça o divórcio...

BIRUGA

Não, senhora... De jeito nenhum... Quem vai querer lhe dar este divórcio agora, sou eu... Você acha que eu vou perder a oportunidade de ficar livre de você, Odete?! Nunca...

CIRIANA

Como é que o quadro muda assim de uma hora para outra?! Que coisa! Quer saber o que eu acho?! Vocês se amam...

ODETE

Quem viu?! Eu não quero mais o divórcio, é porque o dinheiro vai acabando e daqui a pouco eu não vou ter como viajar e dar as minhas entrevistas... Se eu não mantiver a sociedade informada, Biruga... Pode preparar o meu caixão, que eu não vou durar muito tempo viva... Vamos esquecer tudo que eu falei... Eu retiro tudo...

BIRUGA

(Decidido). Mas eu quero o divórcio... Eu vou ligar pra o advogado...

ODETE

Faça isso, que eu vou transformar a sua vida num inferno...

BIRUGA

A minha vida já é um inferno, Odete!

ODETE

Eu não vou deixar de ficar no seu pé...

BIRUGA

Faça isso... Eu espalho out door por toda a cidade, dizendo em letras bem grandes... Odete... Só quer ser as pregas... Me deixa em paz... (O telefone toca. A campainha toca).

CIRIANA

Pode deixar que eu atendo o telefone!

ODETE

Eu já sei do que se trata! Aposto que foram as minhas entrevistas nos jornais nacionais! Biruga pode coçar o bolso, que estas são meio pesadas... (Ciriana atende ao telefone).

CIRIANA

Papai, atende a porta! (Transição). Alô! Ah, já vem incluído na conta? É, né? O que se há de fazer? (Desliga o telefone).

BIRUGA

Vai recebendo as caixas de contas... (Cada caixa que ele recebe, faz uma cara como quem não gostou. Fecha a porta bruscamente de olhos arregalados). Eu vou ter um ataque! O que e isso?

ODETE

É conta, meu bem... Pode esperar que daqui a pouco chega mais...

BIRUGA

Eu vou te matar... (Pega no pescoço da Odete e a Ciriana grita loucamente. A música sobe cobrindo os gritos. Todos ficam em posição de estátuas. A sonoplastia libera uma voz em OFF).

VOZ

Briga de marido e mulher... (Uma gargalhada. Da um blak out. A sonoplastia entra com um sambão e os personagens fazem a coreografia, brigando e se amando. Chega o fim da peca "As pregas de Odete").

PECA: AS PREGAS DE ODETE

AUTOR: FLAVIO CAVALCANTE

MES: OUTUBRO

ANO: 2000

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 27/03/2009
Código do texto: T1509050
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.