O Linguado - Günter Grass (alemão)

Depois de escrever sua obra prima O Tambor, Günter Grass impressionou a crítica e o público ao lançar O Linguado. O livro traça um panorama da história germânica, com comicidade e sem pudores, dando ênfase nas relações conjugais entre o homem (suposto dominador) e a mulher. Ele também aborda a evolução (e involução) da forma de alimentação na região.

O livro é narrado em 1ª pessoa e inicia-se ainda no Neolítico, quando a mulher subjugava o homem, e vai até à tumultuada Polônia da década de 1970. O personagem principal, que reencarna de geração em geração, possui 9 esposas referentes a cada época da sua incomum vida e cada uma delas corresponde à “uma cozinheira dentro dele” e à uma jurada do Tribunal Feminista que julga o Linguado.

Dividido em 9 capítulos, cada um relativo a um mês de gestação, O Linguado é um livro magistralmente escrito e conduzido. Günter Grass inova a literatura ao unir elementos da mitologia alemã, da sabedoria popular, e das vanguardistas concepções feministas. Ele usa poesias no meio de sua prosa, o que a deixa singular e excepcionalmente original.

O livro tem esse nome por que no início de sua trajetória, o homem pesca um linguado, um estranho peixe falante que o acompanha e aconselha durante os tempos. É o Linguado que incita o homem a manusear o metal e com ele se desvincular do poder feminino, e é também o Linguado que o encoraja a criar guerras e supremacias.

A verdadeira intenção de Grass com esse livro foi reaproximar a figura masculina e feminina, deixando claro que apenas a sabedoria de ambos unida é que construirá um sistema justo. Seu ensaio antropológico e sociológico nos faz refletir no papel dos sexos em cada época e em como esse papel poderá se transformar no futuro. Percebe-se claramente no julgamento do Linguado pelo Tribunal Feminista, que Grass não quer que as sociedades repitam os erros do passado. Ele deseja que a equiparação dos sexos conscientize o ser humano e por fim mude sua maneira de agir.

Luís Cristóvão
Enviado por Luís Cristóvão em 15/05/2008
Código do texto: T991012