Escritores na roda gigante
Literatura
Escritores na roda gigante
Versão 2005 da conceituada coletânea já está disponível,
com obras de autores do Brasil e do mundo
Ranulfo Borges,
editor-assistente do DMRevista
A versão 2005 da coletânea Roda Mundo já está disponível no mercado com uma reunião de crônicas, contos, poemas, ensaios e artigos de autores do Brasil e de outros países. Entre eles, o goiano Luiz de Aquino, que faz parte da equipe de articulistas e colabora regularmente com o Diário da Manhã. Para Aquino participar do livro “é como participar de uma festa.” “É um jeito de juntar gente”, define. Para ele, a importância da coletânea está na grande diversidade de autores, gêneros e estilos - acentuada ainda mais pela diferença de formação cultural de cada um dos participantes.
De Aquino estão incluídas as crônicas As Medidas da Vida, Folias, Sons e Saudade, O que Ferve e Não Queima, À Sombra da Gameleira, Meu Tio e o Relógio, e Caronas de Estrada. Os textos são uma boa amostra de seu estilo. Ótimo contador de histórias, Aquino escreve de forma enxuta e preza a simplicidade mesmo quando trata de temas mais complexos. Suas crônicas têm o sabor de uma boa conversa, sem nunca deixar de lado o lirismo e o humor, bem na tradição de grandes autores do gênero, como Fernando Sabino e Rubem Braga.
Mesmo que tenha um ar de produção doméstica, Roda Mundo merece ser lido da primeira à última página. O livro peca, por exemplo, ao não trazer no índice os Estados e países onde residem os autores – informação fundamental para compreender os estilos de cada um. Sem falar que o trabalho de alguns é bastante amador. Mas, no geral, os textos são de boa qualidade literária e dizem muito sobre o Brasil e os brasileiros. A gente fica conhecendo mais sobre o País e sobre o ser humano em geral através das crônicas, poemas e artigos de professores universitários, médicos, juristas, publicitários e magistrados que participam da coletânea. São talentos desconhecidos que vale a pena descobrir. Grandes escritores que fazem trabalhos de qualidade sem ainda receber o apoio de uma editora.
Um dos autores é Edson Marques, que tem um texto bastante conhecido do grande público. Vencedor do prêmio Cervantes/Ibéria/1993, na categoria narração em português, ele publica o poema Mude, utilizado em um comercial de TV da Fiat (“Mude/Mas comece devagar,/Porque a direção é mais importante/que a velocidade...”). As coisas de Goiás estão presentes também através do carioca Vitor Hugo Martins, que já lecionou literatura na UFG e UCG e foi colaborador do DM. Ele publica uma boa crônica sobre a cidade de Porangatu, no interior do Estado.
Douglas Lara, o organizador e editor da coletânea, é de Sorocaba (SP), onde desenvolve vários projetos na área cultural. Um deles é a Semana do Escritor, que foi realizada recentemente e reuniu grandes autores de todo o País, que se reuniram para discutir a arte e os seus rumos. Roda Mundo é a segunda coletânea publicada por Douglas. E a terceira já está a caminho, informa Aquino.
O escritor conta que Douglas descobriu seus textos na internet. “Ele teve de fazer um trabalho minucioso, pois ali tem muito lixo”, comenta. Mas Aquino diz que é um internauta de carteirinha. Está sempre de olho nas novidades tecnológicas.
Ranulfo Borges,
editor-assistente do DMRevista
O lançamento ocorreu em 28 de julho de 2005 na Fundec, Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba
http://www.dm.com.br/impresso.php?id=105011&edicao=6548
-------------------------------------------------------------
De Itu, seis escritores já estão confirmados
http://www.itu.com.br/itu/scripts/user/noticias/noticia_detalhe.asp?cod_NOTICIA=4538&cod_Subarea=4
2ª Semana do Escritor
http://www.bomdiasorocaba.com.br/index.asp?jbd=2&id=112&mat=15241
Fotos da 1ª Semana do Escritor
http://www.bymarianadomitila.com/sororkut/se/see.htm
Detalhes da Antologia Roda Mundo 2005:
http://www.jcsol.com.br/2005/07/17/17B401.php
Douglas Lara
douglara@uol.com.br
http://www.sorocaba.com.br/acontece
Fone: (15) 3227-2305
------------------------------------------------------------
-
-