RESENHA DO LIVRO:
PROPAGANDA É ISSO AÍ – V.2 -
Autor: Zeca Martins – Editora Futura
Ano de 2003 – ISBN 85 – 7413 – 167 - 9
 
No livro PROPAGANDA É ISSO AÍ!V.2 _ O autor Zeca Martins, nos explica passo a passo o que é Propaganda e Publicidade, nos dando sempre uma ampla visão como trabalhar neste setor. Faz de um modo bem claro seus comentários sobre criação, com humor e irreverência, mostrando como fazer anúncios da criação publicitária, e dando-nos dicas para um bom texto. A importância da revisão de cada job.
Cuidando bem dos seus bancos de imagem. Também faz comentários sobre atendimento ao cliente e a prospecção. Como você deve ir à busca de clientes e ter calma, para no final, vapt, vupt!... Pegar o seu peixe depois de muita concorrência dentre tantos. Cedo ou tarde, mais que seja importante o participar. Mostrar seu briefing, bem elaborado, e sempre ter a pergunta e a resposta certa.  
Já de uma maneira prazerosa, Zeca Martins nos fala da mídia nos dando até um exemplo do que aconteceu com um Outdoor, aqui em João Pessoa. Dentre tantos outros exemplos, acontecidos com rádio, revistas, televisão e cinema. Mesmo dizendo que o jornal oferece velocidade no detalhamento da informação, sendo mais rápido que a revista.
Porém, sofre com os meios de rádio, televisão e internet. Zeca Martins, ainda brinca, ao dizer que a essência dos meios de comunicação representa tanto para a criação, quanto para a mídia. A inteligência da coisa que nada muda, a sua malandragem. E que nisso está o modo de aprender a lidar com a química dos meios.
Já aplicando os conceitos de Marketing e as Necessidades Humanas, ele nos fala no trabalho de dois fundadores de dois ramos da psicologia, Abraham Maslow e Gustave Le Bom, dois experts em psicologia do consumidor.
No capitulo quinto, Zeca Martins nos apresenta um questionário com trinta e quatro questões básicas, nos dando uma noção sobre planejamento de comunicação. E para tanto nos explica que temos que ter: disciplina, continuidade e paciência. 
No sexo capitulo, ele apresenta um manifesto sobre o código que rege em defesa dos direitos do consumidor, nos explicando cada artigo, para que não sejamos pego de surpresa. 
Como por exemplo:
No artigo 34.
O fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes anônimos.  
Artigo. 37.
É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
Art.69.
Deixar de organizar dados fictícios, técnicos e cientifico que dão publicidade.
Pena: detenção de um a seis meses ou multa. 
Ele também nos diz o quanto é importante conhecer as características dos compradores, o que ele quer o que pretende, e assim saber como apresentar, distribuir e reclamar de cada produto. Falando assim também da teoria dos quatros Ps.
Ou seja:
ü Pilar do Marketing Moderno
ü Preço
ü Produto
ü Pontos de Venda e Propaganda
 
E assim ele nos faz um comentário de Fernando Nogueira que diz: “Sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura.” 
O autor, Zeca Martins, em suas crônicas nos dá exemplo de anúncios esdrúxulos que realmente acontece com anúncios de várias estirpes. Assim, Propaganda é isso aí! Vol.2. É um livro que constantemente encontra-se nos direcionando para o trabalho publicitário.
 
Findando já o objetivo de Propaganda é isso aí.V.2, ele nos mostra uma biografia, dando-nos a entender do acervo da editora que trabalhou seu livro com vários títulos.
 
ü    A ARTE DA INOVAÇÃO 
Tom Kelly & Jonathan Littman, 2001
ü    CRIAÇÃO NA PROPAGANDA IMPRESSA
João Vicente Cegato Bertomeu, 2002.
ü    DUREÇÃO DE ARTE EM PROPAGANDA
Newton Cesar, 2000.
 
Dentre outros títulos. Já o endereço que Zeca Martins nos indica nos dá uma ampla noção como trabalhar com esses sítios na net.
 E para finalizar a minha resenha o que vos posso dizer é que: PROPAGANDA É ISSO AÍ!