DEMIAN
Hermann Hesse
“Queria apenas tentar viver aquilo que brotava espontaneamente de mim. Por que isso me era tão difícil?”
“... cada homem não é apenas ele mesmo; é também um ponto único, singularíssimo, sempre importante e peculiar, no qual os fenômenos do mundo se cruzam daquela forma uma só vez e nunca mais.”
“Poucos são hoje os que sabem o que seja um homem.”
“A vida de todo ser humano é um caminho em direção a si mesmo, a tentativa de um caminho, o seguir de um simples rastro.”
“A ave sai do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer tem que destruir um mundo. A ave voa para Deus. E o deus se chama Abraxas.”
“... pois a montanha e o rio, a árvore e a folha, a raiz e a flor, todas as criaturas da Natureza estão previamente criadas em nós mesmos, provêm de nossa alma, cuja essência é a eternidade, essência que escapa ao nosso conhecimento, mas que se faz sentir em nós como força amorosa e criadora.
“Quando odiamos um homem, odiamos em sua imagem algo que trazemos em nós mesmos.”
“As coisas que vemos, são as mesmas que temos dentro de nós.”
“A única realidade é aquela que se contém dentro de nós, e se os homens vivem tão irrealmente é porque aceitam como realidade as imagens exteriores e sufocam em si a voz do mundo interior.”
“Para o homem consciente só havia um dever: procurar-se a si mesmo, afirmar-se em si mesmo e seguir sempre adiante o seu próprio caminho, sem se preocupar com o fim a que possa conduzi-lo.”
“O amor não deve pedir, nem tampouco exigir.”
“... havia amado, e amando encontrara a si mesmo. Mas a maioria dos homens amam para se perder em seu amor.”
(in "Fragmentos" - Anotações de Leitura - 1967)