CONVERSAS SOBRE EDUCAÇÃO
Autor: Rubem Alves
O livro é do ano de 2003, registrado na Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil. Lançado pela Editora Versus. Tendo organização de Raisa Castro Oliveira e revisão de Aurea G.T. Vasconcelos. Contêm aproximadamente 130 páginas.
Algumas crônicas deste livro foram publicadas nos jornais Correio Populares, e Folha de São Paulo.
Conversas sobre educação é um livro de crônicas fantásticas que dá prazer em ler, de um modo simples ao ser narrado, bastante compreendido pelo leitor, pelo professor e estudante, que mostra dignamente o pensamento do poeta, ensaísta e psicanalista, dentre tantas outras coisas, Rubem Alves. Um apaixonado pela vida, e pelo modo de ensinar.
Diz claramente que a vocação de cada um nasce simplesmente com a gente. Que é o nosso caso de amor. Que a diferença entre quem trabalha por profissão, e, quem trabalha por vocação. Que educar é mostrar a vida a quem ainda não viu. É contra a escola que reprova o aluno sem ao menos educar.
Nas palavras de Rubem Alves, o corpo aprende para viver, que o pensamento se desenvolve como uma ferramenta, no mais simples processo lógico. Que os ditos programas escolares, se baseiam no pressuposto de que os conhecimentos podem com certeza ser aprendidos numa ordem determinada. Ou seja: a aprendizagem só acontece em resposta aos desafios, que estão no momento acontecendo.