TUDO É RIO, Carla Madeira

Vou começar a resenha com uma advertência, não desista da leitura de um livro. Digo isto porque foi o que quase fiz com o Tudo é Rio, da autora Carla Madeira. Depois dos primeiros capítulos, considerei a linguagem "pesada" demais a até pornográfica. Sim, leitores também podem ser pessoas tolas, como eu... Mas como um rio que nunca para e sempre flui, retornei à leitura. Foi a melhor decisão.

Tudo é Rio foge a todos os clichês, e te desafia. É bruto, mas é poético. É um soco, mas é uma carícia. Em suas 208 páginas, o enredo te desafia e te amedronta, sobretudo porque vemos como podemos tomar atitudes cruéis e belas.

O livro parte de um triângulo amoroso: Dalva, Venâncio e Lucy. Três grandes personagens, com histórias de vida tão complexas que desaguam dores e amores.

Engana-se redondamente quem acha vai ler uma história água com açúcar, muito longe disso. É algo que não dá para prever, mas que você acompanha quase entrando no livro. O que fica é a certeza que uma atitude impensada, impulsiva pode mudar toda a nossa vida e nos fazer sofrer por muito tempo, ou por toda a vida.

Uma prostituta, um marceneiro e uma cantora em potencial e o mundo circundando esses personagens.

Também chama atenção as personagens Francisca, amiga da família de Dalva, e Aurora, mãe de Dalva. Personagens coerentes, fortes e inspiradoras.

Leia, leia e leia esse livro. E depois releia. Destaque frases, leia em voz alta, fique com raiva da história, entre na história.

Um livro inesquecível.