Antigo Testamento (Escrituras judaicas e Bíblia Septuaginta) prediz sobre a paixão de Jesus O Servo Sofredor...
Profwcias sobre Jesus na Cruz https://www.evjarbasepifanio.com.br/2023/12/profecias-cumpridas-na-cruz.html
700 anos antes do nascer Jesus, Isaías 53 anuncia o Servo Sofredor: o povo no exílio da Babilônia. Os primeiros cristãos viram nisso a pré-figuração de Jesus no seu culminante sofrimento salvífico na Cruz, antes ds Páscoa. Há outros textos bíblicos de valor profético e sapiencial. Por exemplo, Salmo 22, 17--19 mostra o messias esquecido e abandonado, inclusive com vestes repartidas (João 19, 23), e ossos sobre pele. Já o Salmo 41 e Miqueias 7,5-7 aponta a traição e rebeldia ao Ungido por um amigo que come com o Cristo na ceia e levanta o Calcanhar. Entrever tais fatos no Jesus da Fé e Histórico foi pauta ousadia dos cristãos dos tempos apostólicos e dos evangelistas em Evangelhos e epístolas. Vejamos, por conseguinte, nas falas de Jesus ou "Verba Christi", houve registros significativos ou intextextuais no Novo Testamento de identificação de Jesus com Jonas no interior da baleia 🐳 por3 dias em Jonas 2,1-11 para resumir o tempo de seu sepultamento até a Ressurreição. E a descida ao Xeal ou Mansão dos mortos esta em Miqueias 7, 8-9. Diante do terremoto e trevas, que envolveram Jerusalém na morte de Jesus na Cruz, há correlação com Joel 4,1517. "Levantado no madeiro, atrairá muitos a si..." : isso é categórico em Zacarias 12, 10. "Mirarão para Aquele que transpassaram..." em Zacarias 12, 10, idem. "Feriei O Pastor e as ovelhas se dispersarão ..." Os sofrimentos cruéis e cruentos em Jesus está delineados na descrição de Isaías 53, Habacuc 1, 2-4. O sacrifício de Jesus pela humanidade tem sua pré-figuração no holocausto do Isaac por Abraão em Gênesis 22,6 e síntese profética em Miqueias 6, 7-8: " Devo sacrificar meu filho..." Jesus entra em Jerusalém montado em jumentinho... em Zacarias 9,9. --- As sete palavras de Jesus na cruz são:
"Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem"
"Hoje mesmo estarás comigo no paraíso"
"Mulher, eis o teu filho"
"Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?"
"Tenho sede"
"Tudo está consumado"
"Pai, em vossas mãos entrego o meu espírito"
Essas palavras são recolhidas pelos evangelistas e condensam a vida de Jesus na cruz. Elas revelam a identidade de Jesus, a sua missão e o seu destino.
As sete palavras de Jesus na cruz são meditadas durante a quaresma e, especialmente, na sexta-feira Santa no Sermão das Sete Palavras de Jesus. ---
Frases de Jesus na cruz foram recolhidas dos Evangelhos. Sua ordem e expressão variam ligeiramente entre os diversos Evangelhos, e seu conjunto completo não é encontrado em nenhum deles. Frases Mateus Marcos Lucas João Salmos:
"Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem. Lucas 23, 34
"Em verdade eu te digo hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23, 43
"Mulher, eis aí o seu filho. e Eis aí tua mãe. João 19, 26–27
"Elí, Elí, lama sabactani? ou Eloï, Eloï, lama sabactani? Meus Deus, por que me abandonaste? Mateus 27, 46
Marcos 15, 34 Salmo 22,1
"Tenho sede. João 19,23
"Está consumado. Mateus 27, 46 Marcos 15,34 Joao 19,30
"Pai, em tuas mãos entrego meu espírito. Lucas 23, 46 Salmo 31, 6
---
Ademais, as 7 palavras na Cruz podem ter fundamentação bíblica. Ouça o vídeo sobre as Sete Palavras de Jesus em: https://youtu.be/a-uI6qSWCqQ?si=xGdgELPsaMM_GQhY