Conectadas - Clara Alves

O livro Conectadas, escrito por Clara Alves e publicado em 2019, é um romance adolescente que superou todas as minhas expectativas quanto leitora. Confesso que não procurei saber muito da obra pois queria construir minha própria opinião sem influências externas, e tenho que admitir que foi um dos livros que li com mais facilidade durante a minha vida toda.

A princípio o livro retrata a história de romance entre Raíssa e Ayla, que se conectam através de um jogo online e a partir de uma amizade, desenvolvem um sentimento de amor. Entretanto, o mais interessante do livro, é que Ayla pensa que Raíssa é na verdade um garoto, que por conta do preconceito e as dificuldade em fazer amizade que sofre por ser uma mulher em jogos online decide criar um perfil do gênero masculino.

Ao decorrer da trama é possível se conectar com as personagens que possuem personalidades muito bem construídas, além de pautar de com facilidade e ao mesmo tempo certeira diversos assuntos considerados tabus em nossa sociedade. O livro retrata assuntos como preconceitos, conflitos familiares, auto descobrimento, diversidade e representação de uma forma completamente leve e ao mesmo tempo que representa uma história clichê, aborda assuntos realistas e nos faz refletir de uma forma profunda.

Outro fator que me cativou e me fez ler o livro até o final foi o desenvolvimento das personagens tanto de forma amorosa, quanto com a aceitação de si mesmas referente ao pensamento dos familiares, mas principalmente as reviravoltas que a obra apresenta com a família e amizades de cada um.

A construção da identidade de cada personagem expõe pensamentos tão reais e pertinentes que é muito fácil de absorver as ideais e se sentir, de alguma forma, afetado com a história. Outro ponto super positivo é que os personagens secundários são muito bem desenvolvidos, não são estereotipados e também é muito fácil de gostar e também de odiar suas atitudes.

Conectadas é um livro indicado por mim a todos aqueles que gostariam de ter tido um romance adolescente impedido, de alguma forma, na adolescência, aos que amam games, aos que gostam do clichê não convenciona, aos que gostariam de entender realidades diferentes da qual vive e por fim, recomendo a todos que acreditam que o amor é para quem está disposto a amar!

Talita Macedo
Enviado por Talita Macedo em 20/12/2024
Código do texto: T8223666
Classificação de conteúdo: seguro