Resenha do livro "Quanto vale uma vida?"
Edson G. Garcia, autor de "Quanto Vale uma Vida?", nasceu em Nova Granada, interior do Estado de São Paulo, em 4 de junho de 1949, onde cresceu e estudou até se formar professor. Já publicou mais de dez livros, alguns já traduzidos para outros idiomas. Pela Global Editora, tem publicado "O Dragão Dragonino no País dos Avessos" e "Histórias do País dos Avessos".
A obra apresenta uma linguagem verbal e não verbal ao misturar o texto escrito com desenhos e montagens nas páginas, tornando cada uma delas única e chamativa. Cada página possui uma fonte de texto e uma montagem diferentes. Nos momentos em que as partes do diário da protagonista são lidas, em algumas páginas há desenhos que aparentam ter sido feitos com caneta em uma folha de caderno, comentando a história.
O livro "Quanto Vale uma Vida?", publicado em 16 de janeiro de 2015 pela editora Cortez, aborda a história de Mariana, uma garota que sofre constante bullying, porém não conta aos seus pais, que não notam as mudanças de comportamento da filha até o momento em que ela foge de casa na intenção de se afastar de tudo. Ela se cansou de suportar o sofrimento em silêncio. Durante o tempo em que a menina está desaparecida, seus pais encontram seu diário e, atrás dele, descobrem todo o horror que a filha vinha sofrendo; as agressões eram tanto verbais quanto físicas. Um policial encontra a garota e a leva de volta para casa. Os pais conversam com a menina e levam a questão do bullying à direção da escola.
Este livro mostra o quanto o bullying pode destruir uma pessoa e até levar à morte. Também evidencia como os pais precisam ter atenção às mudanças de comportamento dos filhos e tentar sempre perguntar como eles estão, se algo está acontecendo. No livro, se os pais não tivessem descoberto o que estava acontecendo, provavelmente a protagonista recorreria ao suicídio; e após a morte nada mais poderá ser feito. Portanto, deve-se prevenir sempre, mesmo que seu filho te ache chato por isso.