A longa marcha dos grilos canibais - Fernando Reinach
A vida dos seres vivos sobre a Terra é tão interessante quanto complicada, como demonstram as saborosas crônicas deste livro
Fernando Reinach - A longa marcha dos grilos canibais, São Paulo, Companhia das Letras, 2010
Li há pouco na FSP de hoje, 08/07/24, no caderno Ciência, uma matéria que bem poderia fazer parte deste livro do biólogo Fernando Reinach se ele tivesse sido atualizado nesta data. Mas não, porque a edição que li é de 2010, e muita coisa ocorreu no campo científico nestes 14 anos passados, além do que o autor escreve no jornal concorrente, o Estadão, mas disso falo depois. Vamos à matéria da Folha:
“A ciência do balbucio dos bebês e por que ele pode ter sotaque”; depois do título da matéria explica-se que os primeiros sons da infância podem ser influenciados pelos pais e cuidadores. Prosseguindo: “Um vídeo de Orla, uma menina de 19 meses de Liverpool, no Reino Unido, viralizou e alcançou mais de 19 milhões de visualizações no TikTok. No clipe, a babá Olayka tenta convencê-la a tirar um cochilo. Orla, no entanto, quer ficar acordada e protesta com sons balbuciantes —com um distinto sotaque inglês de Liverpool ("scouse").”
A matéria continua, não é muito longa, todavia um resumo não caberia aqui, mas é parecida com muita coisa que li em A Longa Marcha dos Grilos Canibais, os estudos científicos, quero dizer. Se você aprecia acompanhar o que rola no mundo da Ciência, as novidades e descobertas, mas não tem tempo ou paciência para ler os artigos que especialistas praticamente publicam todo dia em respeitáveis revistas científicas e na internet, pode acompanhar pelos jornais, matérias como essa, que traduzem para o leitor experimentos e pesquisas que ocorrem no mundo todo sobre praticamente tudo.
Pois é isso que ocorre com o livro de Fernando Reinach, que tem o subtítulo de E Outras Crônicas Sobre a Vida no Planeta Terra. São textos curtos, resumidos, que mesmo usando termos científicos, permitem ao leitor entender o que se passa no nosso planeta, em diversas áreas do conhecimento científico, porque usa uma linguagem acessível para quem não é especialista, apenas tem curiosidade em determinado assunto ou no geral.
O texto que dá título ao livro tem a ver com o comportamento dos grilos canibais norte-americanos em busca de proteína e sal, elementos que compõem a maior parte de seus próprios corpos. Na longa marcha que fazem pelo país atravessavam estradas movimentadas; os companheiros atropelados pelos veículos são devorados pelos que vêm atrás, que enquanto devoram os grilos mortos são atropelados por outros veículos e assim por diante. A ponto de a pista se tornar escorregadia e perigosa para os viajantes. Dai que eles foram estudados por pesquisadores.
Então, qual o motivo de os grilos andarem uns grudados nos outros, numa longa fila? A resposta: “A motivação primária, que inicia a migração, é a busca por alimentos. Uma vez que a marcha se organiza, a velocidade é imposta aos da frente pela fome dos que vêm atrás. Mas se é o medo que mantém o bando caminhando, por que os grilos não abandonam o grupo e caminham sozinhos em busca de comida? A resposta vem de experimentos que demonstram que um grilo fora do bando se torna presa fácil para os pássaros, que adoram devorar grilos. Entre o medo dos pássaros, o medo dos que vêm atrás e a vontade de comer os da frente, a solução é caminhar cada vez mais rápido. É dura a vida dos grilos Anabrus.” É a conclusão de Reinach.
São crônicas assim interessantes que vamos encontrar na maior parte do livro, não apenas sobre o comportamento de determinados animais, também sobre microorganismos, clima, flora, seres humanos, seu comportamento, características etc. Também não é necessário ler tudo, caso o leitor esteja interessado em apenas um ou outro assunto pode escolher entre dez tópicos diferentes que formam as mais de 100 crônicas do volume. Os tópicos presentes no livro são: ambiente, florestas, sexo, comportamento, mente, humano, passado, arte, alimentação, tecnologia, política.
A notícia lá de cima da bebê inglesa é da FSP mas Fernando Reinach, além de pesquisador respeitado e professor universitário na área de Ciências Biomédicas, publicou outros livros como Folha de Lótus, Escorregador de Mosquito (Companhia das Letras, 2018), A Chegada do Novo Coronavírus no Brasil (idem, 2020), escreve mesmo é no Estadão, como já esclareci lá em cima, onde tem uma coluna semanal no caderno de Ciência do jornal. Últimos títulos de seus artigos, que espero um dia ver publicados também em livro:
Aquecimento global: quem é o dono da atmosfera?;
Como funcionam os terminais nervosos no pênis e no clitóris, responsáveis pelo prazer sexual;
No debate sobre a Lei do Aborto, o tempo de gestação importa;
Como a falta de sono prejudica a memória de longo prazo;
Como um cientista investigou a correlação entre o número de cegonhas e o nascimento de bebês.
A Longa Marcha dos Grilos Canibais e Outras Crônicas Sobre a Vida no Planeta Terra é um livro muito interessante e mesmo tratando de ciência é bastante acessível para qualquer leitor: recomendo a todos.