SEJA AMIGO DA MOTIVAÇÃO, de Adelina Chimbili - Resenha Literária

1. FICHA TÉCNICA

Título: Seja amigo da motivação

Autor: Adelina Chimbil

Edição: Nzogi Serviços Editorais

Ano: 2020

N° de páginas: 40

Género: Ensaístico

Formato: Digital

1.1. DADOS CATALOGRÁFICOS

ADELINA CHIMBILI é uma jovem escritora angolana natural de Namibe, faz parte do projecto juvenil mente aberta. SEJA AMIGO DA MOTIVAÇÃO é o livro de estreia do autora, lançado com a Nzogi Serviços Editorais, em 2022, pertencente ao género ensaístico.

A simplicidade da capa concede seu próprio equilíbrio na obra, sem precisar um tanto de arranjos, temos uma imagem que figura a liberdade e um fundo do céu com nuvens vivas, além disso, as letras nas cores brancas, fazem uma boa combinação na configuração toda até ao logótipo da editora.

2. ANÁLISE E RESENHA

2.2. Conceitos preliminares - Começando a nossa conversa

Quanto valeria a nossa paz de espírito e o cativar de uma essência cativadora? Eis-nos a questão também nas entrelinhas desta obra, os pontos os quais Adelina Chimbili aborda em volta dos textos que fazem o Seja amigo da motivação.

2.2. Desenvolvimento - Continuando a nossa conversa

A autora [quase] sempre apresentou conteúdos ligados à motivação em sua rede social, os textos de ensaios, uma literatura abrangendo todas as vertentes da vida. A linguagem simples usada faculta na compreensão e o leitor é um público que vive a vida e dela enfrenta as circunstâncias que divergem, facilmente consegue identificar-se, convém-me aludir o texto “Não adianta forçar”, de abertura da obra:

“Não adianta forçar o encaixe, aprende a soltar, você deve aprender a seguir a tua jornada sem ter por perto pessoas que não devem permanecer, renda-se ao fluir da vida, se coloque em primeiro lugar, priorize o seu núcleo emocional, não se coloque em relações que não te fazem bem, pratique inteligência emocional, a medida que amadurecemos valorizamos a nossa paz de espírito mais do que qualquer outra coisa, depois de um tempo queremos o que é leve, recíproco e verdadeiro (…)”.

a) Sobre a organização da obra

Na sua concepção, 35 textos fazem a obra, todos possuindo um subtítulo, a sua maioria não excedem uma página, o tema é uma variedade que conseguem um encaixe e fazem jus ao principal pano de fundo. Além dos ensaios, algumas vezes a autora recorre ao uso da prosa poética, o que, sem dúvidas, contribui no enriquecimento da obra. Não se trata de uma obra qualquer.

No que diz respeito a organização, a editora não soube cuidar da obra como tinha de ser, o que causou tanto desequilíbrio na mesma, falo nos termos do arranjo gráfico, que facilmente pode ser notado, erros no alinhamento, parágrafos, espaçamento entre linhas e diagramação, não obedeceram um estilo planejado, por outro lado esta a ortografia, o que chega a causar a falta de coerência nalguns textos, ademais, algumas vezes verifica-se o acordo ortográfico brasileiro, outro lapso que tinha de ser analisado. Merecia um reparo nestas áreas e conceder uma imagem certa à obra, faltou a colaboração entre as duas partes, entretanto, o leitor facilmente percebe e nada faz perder a essência, por conta da maneira de abordar os temas.

b) Relação autora-leitor

Seja amigo da motivação é um livro em que, nas entrelinhas dos vários textos que o forjam, a autora traz uma retrospectiva em volta da essência da motivação, o que corrobora com a paz de espírito, do amor, da fé, da bondade, do perdão, da esperança, do bem-estar, do recomeço, da superação, em traços vivos que como um pincel, colorirem quadros do viver, o que faz jus ao seu título, por um lado, as perdas, as dúvidas, as incertezas, a insegurança, o medo, estão presentes, uma vez tendo em conta que tais situações nos é familiar.

Adelina fala do impacto da motivação na vida do ser humano, sem voltas e de modo natural, algumas experiências que os homens tendem a passar para se solidificarem, é a partir daí que o leitor encontra o que meditar, a escrita se parece com uma conversa com quem lê. O uso de interrogações retóricas, directa e nalgumas vezes, alternadas, a meu ver, equilibra muito a obra, concedendo mais ênfase nas abordagens situadas.

Há um toque cristão a ser referenciada, pelo facto de autora ser, procura partilhar a mesma luz ao leitor, é um convite ao resgate da nossa essência, do ser e do estar. A vida social, sentimental, espiritual, o quotidiano, o valor da liberdade, autoestima, autoconfiança, autocontrolo, decisões, a revindicta aos holofotes, o poder da acção, amor-próprio e outros temas são de grande relevância, abordadas com delicadeza.

2.3. Considerações finais - Terminando a nossa conversa

Então, quanto vale o nosso bem-estar interior? Eis a profunda questão.

Mais do que um valor moral e sociocultural, a obra equilibra o espiritual, o que pode levar o leitor a agir, mudar alguns conceitos na maneira de ver o mundo, o alerta à mudança é fortemente destacado junto do olhar às vivências actuais da sociedade, a autora toma o seu partido no contributo de um novo traço no berço do viver.

Seja amigo da motivação é um livro especial escrito para pessoas especiais, tu e eu, nós. Vale a pena ler Adelina Chimbili, é uma voz que apela à inovação, um bem-haja à autora, pela motivação que traz através desta obra, algo que merece ser partilhado com o mundo. A ti, caro leitor, não hesite, é fácil adquirir o livro, disponível para download gratuito.

Sandro Sebastião
Enviado por Sandro Sebastião em 26/06/2024
Código do texto: T8094435
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.