Antologia 9 do Postal Clube
ANTOLOGIA 9 DO POSTAL CLUBE
Miguel Carqueija
Resenha da antologia da Editora Postal Clube (São Gonçalo-RJ), dezembro de 2003. Organizadora/diagramadora/capista: Araci Barreto da Costa.
Estas antologias de pequenas editoras (às vezes amadoras) com um grande número de autores que participam por associação (eu participei de muitas) não obtém grande repercussão e logo são esquecidas. Isso é uma realidade editorial em nosso país.
O exemplar que eu tenho ganhei de uma amigo, Porphirio Rodrigues, de quem perdi o contato. Sua dedicatória tem a data 28/1/2007.
Não há muito como resenhar uma antologia poética. Os autores são: Alfredo Alencar Aranha, Araci Barreto da Costa, Beatriz Dutra, Benedito Pereira da Costa, C.A. Beiral, Célia Lamounier, Cícero Pedro de Assis, Doumerval Tavares Fontes, Filemon Francisco Martins, Francisco Carvalho Rocha, Gastão Philippe da Silveira, Humberto Del Maestro, Jorge Messeder, José Corrêa Francisco, Leinecy Pereira Dorneles, Manoela Beiral, Marcos Costa Filho, Oswaldo Francisco Martins, Pedro Franco, Porphirio Rodrigues, Thereza Freire Viana, Walda Baldoni e Wilson Caritta.
Logo no início, porém, foi incluído um texto — “Amizade” — assinado por Chico Xavier, como “Nosso homenageado”.
“Se eu morrer antes de você, faça-me um favor:
Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado.”
O meu amigo Porphirio Rodrigues assina “Bodas de cristal”, “Acróstico” (de Araci) e “Trovas sobre Santo Antônio”.
Depois que Porphirio Rodrigues se mudou, não soube mais dele. A publicação desta resenha em parte é uma tentativa de saber notícias dele, e se ainda é vivo.
Eis a dedicatória do livro:
“Ao brilhante beletrista Miguel Carqueija, com o abraço fraterno do coautor Porphirio Rodrigues. Rio, 28/01/07.”