MAÇONARIA- CONHECENDO A ARTE REAL

 

 

Prefácio à segunda Edição

 

     A primeira edição deste livro foi publicada em 2006 pela Editora Madras e desde logo chamou a atenção dos leitores pela forma pela qual o autor conseguiu descrever a experiência maçônica naquilo que ela representa em termos de história, filosofia e simbolismo, numa linguagem bastante acessível a qualquer pessoa que tem interesse nesse tema. Por isso tem sido muitos os pedidos para que publicássemos uma segunda edição da obra, o que estamos fazendo agora.

     É um trabalho que mostra a Maçonaria em sua face histórica e filosófica, esclarecendo as fontes de sua inspiração e reportando os fatos que deram nascimento a Fraternidade maçônica como instituição.

     A nossa maior preocupação, neste trabalho,  foi a de situar a experiência maçônica no seu contexto histórico e filosófico, Assim procuramos comentar e desvendar, em seus meandros, quais as ideias, os conceitos e valores que informaram os fundadores dessa Confraria tão importante no contexto da história social e política contemporânea.

    A Maçonaria é cercada, como se sabe, por uma aura de mistério e incompreensão, que a bem da verdade, é alimentada pelos seus próprios membros no afã de preservar uma tradição que vem sendo obedecida desde os seus primórdios. Muitos a veem como uma confraria que pratica ritos estranhos, que à semelhança das antigas seitas gnósticas que foram condenadas pelo pensamento religioso oficial, são heréticos. Outros a veem como uma organização plutocrática de interesses inconfessáveis que procura, nas sombras do anonimato, exercer poder político e espiritual sobre os povos. Nesse sentido, a Maçonaria seria uma espécie de conspiração internacional de pessoas interessadas em manipular governos e células do poder temporal, razão pela qual manteria um caráter de sociedade secreta, disfarçando os seus objetivos através de uma máscara de “clube de cavalheiros”, ou sociedade teosófica praticante de uma filosofia de caráter progressista, onde predominaria o positivismo e o iluminismo.

    A presente obra tem como objetivo mostrar ao leitor, seja ele maçom ou apenas um interessado no tema, o que é de fato, a Maçonaria, ou seja, uma sociedade de pessoas comuns que se reúnem com um propósito pedagógico de viver a experiência da Irmandade, através do estudo e do aprimoramento intelectual que se obtém pelo comparti-lhamento de ideias, a prática da convivência e da ação comunitária para ajudar, tanto quanto possível, as pessoas menos favorecidas.

    A Maçonaria é o que seus membros fazem dela. Como se diz em linguagem maçônica, ela é “uma instituição perfeita, feita de homens imperfeitos”, que se reúnem em “Lojas” justamente para tentar diminuir, pelo congraçamento de suas personalidades, a medida dessas imperfeições.

 

     Como dissemos na introdução, a proposta deste trabalho é justamente perseguir, no tempo e na história do pensamento universal o arquétipo Maçonaria, para mostrar aos interessados no tema como era a ideia que lhe deu nascimento, como se desenvolveu através de  uma prática de vida, e por fim, como foi institucionalizada como organização.

´     É nesse sentido que entregamos ao público esta segunda edição, revista e atualizada com alguns novos conceitos e informações que não constaram da primeira. Também foram expurgados alguns textos que, ao nosso ver, davam um caráter de prolixidade às informações que veiculavam. Fizemos isso para dar ao leitor uma obra mais enxuta e quiçá, mais agradável para ser lida.

      Esperamos ter atingido esse resultado, mas só saberemos se os nossos leitores nos fizerem o carinho de ler e emitir a sua opinião sobre o nosso trabalho. Entendemos que toda crítica, seja ela favorável ou desfavorável, é informação. E como informação as receberemos, para sempre procurar aperfeiçoar o nosso trabalho.

      Um tríplice e fraternal abraço a todos.

     

      O autor