“Viva com esperança"

 

“VIVA COM ESPERANÇA”

Miguel Carqueija

 

Resenha do livro de auto-ajuda “Viva com esperança”, de Mark Finley e Peter Landless. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí-SP, 2014-2015. Título original: “Health and Wellness” (EUA). Tradução: Cecília Eller Nascimento e Sônia Mastrocola Gazeta.

 

Este livro na verdade é dos adventistas, embora de orientações sobre levar uma vida saudável, que independem de crenças religiosas. De fato, fala-se sobre alimentação, sobre vícios prejudiciais à saúde, é uma obra de valor.

Os autores deixam bem claro que riqueza e poder não garante saúde. Citam certo Dr. Ben Carson, neurocirurgião.

“Quando eu fazia residência médica no Hospital John Hopkins, ficava muito impressionado com o “status” dos pacientes que via internados. Havia muitos chefes de estado, membros da realeza e diretores de grandes organizações. Vários deles estavam morrendo de doenças terminais e alegremente abririam de todos os títulos e de cada centavo que possuíam para que a saúde ficasse em dia. Isso realmente coloca em perspectiva aquilo que importa de verdade na vida.”

Um ponto a considerar é que governos e Medicina se empenharam em combater as doenças transmissíveis, enquanto “as enfermidades não transmissíveis, relacionadas ao estilo de vida, aumentaram absurdamente. Exemplos citados a seguir: câncer, doença coronariana, enfarto, diabetes, doenças respiratórias crônicas. Eu acrescento: depressão.

Um ponto importante na tese dos autores é a atitude positiva, como se vê no capítulo 9, “Atitude de vencedor”, subtítulo “Decida viver como um campeão”:

“Apesar das dificuldades severas e da presença de fatores de risco, os indivíduos resilientes desenvolvem habilidades de enfrentamento que lhes permitem ter sucesso na vida. Eles têm um autoconceito forte, uma sólida crença em Deus e uma atitude positiva para com o mundo ao redor. Impulsionados por um sentido definido de propósito para a vida, eles veem os obstáculos como desafios que podem superar. Apesar de tudo, a resiliência parece ter tudo que ver com a esperança e a crença positiva de que há vida além dos obstáculos presentes.”

De fato, crer em Deus e que Deus é a suma bondade e que Ele rege os destinos do universo, incute a força interior para enfrentar as dificuldades e até as tragédias da vida.

Uma leitura bastante saudável.

 

Rio de Janeiro, 4 de maio de 2024.