RESENHA CRÍTICA DO TEXTO TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

RESENHA CRÍTICA DO TEXTO

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DE AULAS

REMOTAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

DE: ROCHA, Wanessa M Silva da; SANTOS, Joicy Lariça Gonçalves; MACIE, Jailton de Araújo.

RESUMO:

Resenha Crítica do texto Tecnologias digitais no contexto de aulas remotas de Matemática na educação básica, solicitada pelo Professor Formador Francis Miller Barbosa Moreira, como avaliação parcial do componente curricular LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA V (LABEM V) - 2023.1 do curso de graduação em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, na modalidade UNEAD. O trabalho, trata-se de uma revisão literária, baseados em trabalhos científicos postados Google Acadêmico com o objetivo de investigar as principais discussões postadas nesta plataforma sobre a utilização de tecnologias digitai, como recurso didático nas aulas de Matemática durante o período da pandemia da Covid-19, por professores da Educação Básica, apresentando uma interpretação sobre como estes professores desenvolveram seu trabalho no contexto virtual, quais os desafios encontrados, partindo da premissa de que existe uma significativa discussão sobre o uso das tecnologias digitais no ambiente educacional e que esta discussão já vem sendo abordada já há algum tempo, o que favorece a obtenção de conhecimentos nesta área, não só nas mais variadas disciplinas assim como no ensino de matemática, sendo oferecido uma gama de possibilidades estratégicas, metodológicas e práticas de ensino inovadoras e dinâmicas.

INTRODUÇÃO

Resenha Crítica do texto TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, de autoria de Wanessa Mayara Silva da Rocha, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife/PE; Joicy Lariça Gonçalves Santos, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Caruaru/PE; e de Jailton de Araújo Maciel, Especialista em Ensino da Matemática para o Ensino Médio pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), solicitada pelo Professor Formador Francis Miller Barbosa Moreira, como avaliação parcial do componente curricular LABORATÓRIO DE ENSINO DA MATEMÁTICA V (LABEM V) - 2023.1 do curso de graduação em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, na modalidade UNEAD.

O trabalho, trata-se de uma revisão literária, baseados em trabalhos científicos postados Google Acadêmico com o objetivo de investigar as principais discussões postadas nesta plataforma sobre a utilização de tecnologias digitai, como recurso didático nas aulas de Matemática durante o período da pandemia da Covid-19, por professores da Educação Básica, apresentando uma interpretação sobre como estes professores desenvolveram seu trabalho no contexto virtual, quais os desafios encontrados. Os Resultados obtidos consideraram que existia uma grande dificuldade, por parte dos professores, no uso destas tecnologias no contexto educacional, chegando a conclusão da necessidade de desenvolver estudos durante a formação e capacitação dos professores que contemplem a utilização das tecnologias digitais como ferramenta didática, favorecendo a apropriação desses conhecimentos.

DESENVOLVIMENTO

O texto em análise parte de uma premissa de que existe uma significativa discussão sobre o uso das tecnologias digitais no ambiente educacional e que esta discussão já vem sendo abordada já há algum tempo, o que favorece a obtenção de conhecimentos nesta área, não só nas mais variadas disciplinas assim como no ensino de matemática, sendo oferecido uma gama de possibilidades “estratégicas, metodológicas e práticas de ensino inovadoras e dinâmicas”. Apresenta, ainda, que esta tecnologia já é uma realidade para a maioria dos alunos o que favorece a sua utilização e vai além, apresenta a exigência que os novos tempos trás para a inclusão digital em sala de aula, já que parte considerável dos alunos já estão inserido neste contexto digital. Diante desta visão, o trabalho se debruçou sobre o uso das tecnologias digitais e, para confirmar esta hipótese, utilizou-se do Google Acadêmico para adentrar os espaços das várias pesquisas científicas sobre o tema.

A pesquisa considera o ano de 2020 numa perspectiva de uma sociedade envolvida por uma pandemia causada pela covid-19 e que modificou de maneira significativa as relações dos indivíduos e o funcionamento de setores da sociedade com o objetivo de se proteger da contaminação pelo vírus, sendo uma das formas mais eficazes encontradas, naquele contexto, o isolamento social, e a escola foi uma das primeiras instituições a terem seus espaços físicos fechados, com o objetivo de evitar o contágio.

Com o fechamento físico do ambiente escolar e a demora de se encontrar uma solução para se evitar o contágio, foram elaborados sistemas que permitissem a continuação das aulas de forma remota, num primeiro momento de maneira emergencial e depois com métodos mais efetivos, para este fim o sistema educacional se utiliza de um ambiente virtual mediado por plataformas digitais, colaborando para este fim as plataformas já existente na modalidade de EaD – Educação a Distância, a qual se utilizava de plataformas digitais assíncronas, que se utilizam e elementos didáticos que não favorecem a comunicação entre os alunos e síncronas que já permite a utilização de recursos on-line.

Esta nova realidade pegou de surpresa uma rede de ensino que embora já vivenciasse uma época de tecnologia digital, não a explorava. A pesquisa realizada permite vislumbrar uma sociedade marcada pela desigualdade, também, no ambiente da tecnologia digital, pois uma parte significativa do sistema de educação não possuía os recursos tecnológicos para este fim e o professor da rede de ensino não estava preparado para a utilização, com eficiência, destes recursos.

O trabalho analisado demonstra que há, sem dúvida, uma gama de trabalhos científicos realizados no campo da tecnologia digital e que estes trabalhos já apresentavam métodos importantes para a implantação de um sistema de ensino digital, também demonstrou que parte considerável do corpo docente se encontrava inapta para a utilização destes recursos e que se fazia necessária a capacitação dos professores. Os artigos apresentam, ainda, a necessidade de inclusão do estudo e aplicação das tecnologias digitais no ambiente de formação dos professores.

CONCLUSÃO

A pandemia que causou uma mudança drástica na sociedade e principalmente no ambiente escolar, forçou ações importantes para que se desenvolvesse um ambiente digital propício para aquele contexto. Recursos financeiros foram despendidos para acelerar a inclusão digital do Sistema Educacional, novas plataformas foram sendo geradas para a tender a demanda, recursos tecnológicos foram fornecidos a educação e a capacitação dos professores para o uso destes recursos, acelerados. Na própria formação do professor já está sendo cobrada as disciplinas que contemplem a utilização destes recursos.

O fato é que enquanto a sociedade corporativa, as grandes empresas, até mesmo as pequenas, e parte considerável da população estão vivendo um momento de conformação com as tecnologias digitais, o ambiente escolar se mostrava e, infelizmente, ainda se mostra alheio a estas mudanças. Faz-se necessário não só o aumento de recursos para a inclusão digital das escolas, que incluem não só os equipamentos, os espações virtuais, mas principalmente a capacitação e formação do professor nestas novas tecnologias como a ampliação de estudos sobre uma melhor didática para a utilização destes recursos.

REFERÊNCIAS

ROCHA, Wanessa Mayara Silva Da et al.. Tecnologias digitais no contexto de aulas remotas de matemática na educação básica. Anais do VI CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em:

<https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/76870>. Acesso em: 16 de abril de 2023.

Fernando Rocha da Costa
Enviado por Fernando Rocha da Costa em 15/04/2024
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