Execução: A disciplina para atingir resultados
O livro de Larry Bossidy e Ram Charan, retrata a necessidade de se preencher as lacunas abertas entre os resultados esperados e os obtidos.
Para que haja sucesso nas ações realizações é necessário emprenho e logística da prática voltada para o processo de execução, unindo pessoas, estratégia e operações, que são considerados pelos autores os três processos chave de cada ação.
Conseguir administrar e conduzir esses processos é o verdadeiro trabalho da gerência, com o intuito de tornar as tarefas possíveis para os outros.
Os autores ressaltam a importância do envolvimento dentro dos processos e indicam o diálogo entre as pessoas dentro de uma organização como uma estratégia operacional honesta e realista.
É declarado ao longo do livro que o bom líder seleciona e avalia as ações das pessoas de sua equipe com o intuito de buscar juntos melhoria no desenvolvimento e progressão das práticas, andando junto e mostrando os resultados e não delegando funções e impondo situações. Através do pensamento de que as pessoas possuem diferentes capacidades e respeitando o tempo, momento e lugar de cada uma é que se alcança os resultados traçados.
Desta maneira, as pessoas trabalham juntas, formando equipes estratégicas dentro de cada organização e processo, gerando sincronia entre o que se pretende e o que se executa.
Esse tipo de processo torna a produção mais eficiente, gera menos momentos conflitantes entre os processos operacionais, as equipes e lideranças, e alavanca os índices, conforme o planejado, tornando as relações mais agradáveis, respeitosas e suficientes para alcance das demandas e resultados.