Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
O livro traz a perspectiva administrativa, com retoques de autoajuda, trazendo como ênfase o resultado de pesquisas feitas em duzentos anos de publicações sobre sucesso, que vão desde biografias até simples manuais e livros de autoajuda. É trabalhado no livro sete hábitos que têm o intuito de auxiliar na independência efetiva de seus afazeres diários, apontando que cada pessoa possui sua individualidade ao se expressar e opinar sobre determinados assuntos, concordando ou discordando dentro de seu próprio entendimento específico.
O autor viabiliza que a dependência, independência e interdependência são três pilares essenciais para a sucessão da evolução de maturidade do indivíduo. Onde dependência significa que o indivíduo necessita do outro para conseguir realizar seus projetos, independência significa que existe a liberdade de influências externas e suporte de outras pessoas, e interdependência significa levar as coisas de maneira colaborativa, considerado o processo de maior maturidade, onde um ajudando o outro e juntos alcançam o sucesso pretendido.
Os hábitos de dependência à independência abrangem a "proatividade" como iniciativa impulsionadora para obtenção de resposta positivas nas situações, "começar com o objetivo em mente" como pretensão de obtenção de objetivos específicos para um melhor resultado, "primeiro o mais importante" com intuito de priorizar, planejar e executar suas ações de maneira mais consciente. Enquanto os hábitos de interdependência abrange a "mentalidade ganha-ganha" que busca soluções para alcançar os objetivos a longo prazo de maneira respeitosa e empática, "procure primeiro compreender, depois ser compreendido" que visa prestar atenção e influenciar as pessoas a fim de criar uma atmosfera de cuidado e resolução de problemas, "criar sinergia" com intuito de combinar forças para a realização de um trabalho colaborativo, e por fim "afinar o instrumento" com a pretensão de renovação dos recursos para criar um estilo mais conciliativo entre os processos físicos, mentais e espirituais.
Cada um destes hábitos serve para alcançar independência e gerenciamento de tarefas eficazes, para auxiliar e dar apoio a todos os âmbitos de sua vida, com o intuito de alcançar interdependência e buscar maiores momentos de conquistas.