A vida oculta dos cães, resenha

 

A VIDA OCULTA DOS CÃES, resenha

Miguel Carqueija

 

Surpreendente este livro de Elizabeth Marshall Thomas, romancista e antropóloga, que ao longo da vida criou diversos cães, lobos e dingos e fez descobertas insólitas sobre o comportamento desses animais fascinantes.

“Ao contrário da família de lobos de Baffin, cujo relativo isolamento estabeleceu de forma clara o status de um lobo em relação ao outro, meus cães passavam a maior parte do tempo e despendiam grande energia tentando rearrumar sua hierarquia, principalmente devido à maneira como o grupo havia sido formado.”

A hierarquia canina é mais complicada do que se julga, visto que nem sempre entendemos os seus atos. E segundo a autora, os cães percebem que precisam mais das pessoas humanas do que elas deles.

Entretanto é um livro triste, como costumam ser os livros sobre cães, porque eles acabam morrendo, e também por causa das separações entre eles mesmos.

A história de Misha surpreende, pois esse husky dava grandes passeios sozinho, muito seguro de si; a autora descreve em detalhes os encontros de Misha com outros cães pela rua, pois ela costumava segui-lo para fazer suas observações;

Acho uma pena que não mostrassem aos sobreviventes os corpos dos que morriam nas clínicas. A sensibilidade canina é imensa e deveria ser sempre respeitada. Ainda mais se levarmos em conta a grande afeição que pode haver entre eles.

Temos a história de Koki, uma husky vinda do Alasca: “Fôra uma escrava, nascida na neve para viver presa a uma corrente.” Havia coisas que a faziam morrer de medo, lembrando os antigos maltratos, pois até mesmo o som de alguma coisa zunindo no ar “reduzia Koki a uma gelatina”, “Ela se encolhia no chão com os pelos eriçados, os dentes batendo e os olhos esbugalhados de medo”. Todavia, com a autora pôde ter uma vida feliz.

Um livro comovente, sem dúvida.

“A vida oculta dos cães”, por Elizabeth Marshall Thomas. Ediouro, Rio de Janeiro-RJ. 1985. Tradução: Antônio Selvaggi Soares. Título original norte-americano: “The hidden life of dogs”, 1993. Ilustrações: Jared Williams.